domingo, 17 de dezembro de 2023

Verão aumenta casos de intoxicação alimentar: veja como prevenir


Médico alerta para maus hábitos que levam à intoxicação alimentar e dá dicas para prevenir contaminações na rua ou em casa

 

O verão está chegando e, com ele, os casos de intoxicação alimentar devem aumentar. A condição é resultado da ingestão de água ou alimentos contaminados – seja com bactérias, vírus ou até mesmo substâncias tóxicas.

 

De acordo com o Dr. Eduardo Grecco, gastrocirurgião e endoscopista do Instituto EndoVitta, no calor é importante redobrar a atenção em relação à intoxicação alimentar. Isso porque as altas temperaturas fazem com que a proliferação das bactérias aumente e seja mais rápida.

 

Como prevenir casos de intoxicação alimentar

“Por isso, os alimentos devem ser conservados e refrigerados em ambiente frio, mantendo a refrigeração do alimento, diminuindo bastante o risco de contaminação ao ingerir”, recomenda. 

 

Além disso, o médico dá algumas dicas que podem ajudar a prevenir a intoxicação alimentar:

 

Não consuma alimentos com aparência ruim, principalmente ovos, carne crua e legumes;

Evite frituras;

Consuma leite fervido ou pasteurizado;

Higienize todas as verduras com água e, se possível, com algumas gotas de hipoclorito;

Evite alimentos em conserva com embalagens amassadas ou danificadas;

Beba de oito a dez copos de água por dia;

Tenha uma alimentação balanceada, alimentando-se a cada três horas.

Pensando que é época de férias e viagens, é importante adotar uma série de cuidados ao comer na rua. Nesse sentido, o Dr. Eduardo recomenda ter cautela com buffets, que devem sempre ser refrigerados.

 

“Também é importante observar o ambiente do restaurante, se tem ar-condicionado, por exemplo, se é um ambiente propício para aquele alimento. Além disso, se o alimento está devidamente exposto nos balcões”, aconselha.

 

Já para quem vai ficar em casa, o gastrocirurgião recomenda consumir os alimentos que saem da geladeira o mais rápido possível. Também tenha cuidado ao guardar as sobras – utilize apenas recipientes devidamente limpos.

 

O que fazer em caso de contaminação

A intoxicação alimentar pode ser leve e sumir em alguns dias, que é o tempo do corpo humano “expulsar” o agente contaminador, tranquiliza o médico. Porém, se os sintomas persistirem ou piorarem, é necessário buscar ajuda médica.

 

“Atenção especial para crianças e idosos, a intoxicação alimentar pode ser perigosa nos extremos de idade”, destaca o profissional.

 

Na suspeita de intoxicação alimentar, é preciso se hidratar bem, procurar saber quais alimentos consumiu, e sempre procurar auxílio médico se estiver com sintomas persistentes.

 

Fonte: https://www.saudeemdia.com.br/noticias/verao-aumenta-casos-de-intoxicacao-alimentar-veja-como-prevenir.phtml - Por Milena Vogado - Foto: Shutterstock


"Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, nem oculto que não venha a ser conhecido". (Lucas 12:2)


Nenhum comentário:

Postar um comentário