sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Veja como manter o equilíbrio alimentar durante as festas de fim de ano


Nutróloga ensina a lidar com a comilança excessiva sem passar vontade nas festividades

 

O fim de ano é verdadeiramente uma época festiva, repleta de celebrações como o amigo secreto, confraternizações da empresa e formaturas. Além disso, os happy hours também se multiplicam, sem contar as festas de Natal e Ano Novo, em que petiscos, bebidas e iguarias típicas são protagonistas.

 

Contudo, a alegria das festividades pode dar lugar a uma surpresa indesejada quando a balança revela os quilos a mais, um lembrete de que as delícias das festas podem deixar vestígios além das memórias.

 

A importância do equilíbrio

Segundo a nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento, para lidar com a comilança excessiva sem passar vontade ou engordar, o segredo está no equilíbrio e, também, no conhecimento do que está ingerindo.

 

“A conta é bastante simples: se você vai ter um evento à noite, tente comer menos calorias nas outras refeições do dia, como café da manhã, lanches e almoço. Se souber quantas calorias tem cada alimento, também consegue se policiar para não consumir mais do que necessita”, orienta a médica.

 

Dessa forma, se à noite for tomar uma taça de vinho, por exemplo, capriche na hidratação ao longo de todo o dia (antes e depois de beber). Vai ter petiscos gordurosos na festinha? Então almoce salada, um grelhado e grãos integrais. “Não precisa se privar do que gosta, basta achar o equilíbrio”, destaca.

 

Quanto vale?

Reconhecendo os desafios comuns de manter uma dieta saudável durante as festividades, a Dra. Ana Luisa elaborou uma tabela que relaciona o consumo de delícias típicas do fim de ano com a quantidade de exercícios necessários para equilibrar as calorias.

 

Essa abordagem prática oferece uma perspectiva clara sobre o impacto de cada concessão, transformando a conscientização sobre a relação entre alimentação e atividade física em uma ferramenta valiosa para aqueles que desejam combater os quilinhos a mais adquiridos nas festas. Confira!

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2023-12-01/veja-como-manter-o-equilibrio-alimentar-durante-as-festas-de-fim-de-ano.html - Por Mayra Barreto Cinel - Imagem: Ground Picture | Shutterstock


Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.

1 Coríntios 13:13


Nenhum comentário:

Postar um comentário