domingo, 24 de dezembro de 2023

5 alimentos para evitar no fim de ano e proteger a saúde do coração


Médico explica como a alimentação durante as festas pode aumentar as chances de doenças cardíacas

 

As festas de fim de ano e as ceias de Natal e Ano Novo costumam ser marcadas pela ênfase na comida e na bebida, o que leva muitas pessoas a exagerarem, podendo prejudicar a saúde, especialmente a do coração.

 

Manter uma alimentação saudável é fundamental para a saúde cardiovascular. Contudo, quando a alimentação é feita de maneira descontrolada, podem surgir diversos sintomas, conforme explica o cardiologista Dr. Roberto Yano.

 

“Uma dieta inadequada, rica em alimentos processados, gorduras saturadas e açúcares, pode prejudicar seriamente a saúde do coração . O consumo excessivo de sal pode elevar a pressão arterial, aumentando o risco de hipertensão e doenças cardíacas. Além disso, gorduras ruins podem obstruir as artérias, causando aterosclerose, que pode levar a infarto e derrames”, pontua.

 

Pessoas que devem redobrar os cuidados

De acordo com o Dr. Roberto Yano, todos precisam ter cuidados, mas pessoas com condições cardiovasculares anteriores precisam reforçar a atenção. “Claro que não é o que você come em um dia que irá determinar a sua saúde geral, mas esse tipo de hábito se estende, principalmente em longos períodos de festividade, como no fim de ano”, destaca.

 

Segundo o médico, pacientes com históricos precisam ter ainda mais cuidado na ingestão de certos alimentos. “Esse tipo de exagero, por exemplo, em comidas com alto teor de gordura, açúcar, sal, em bebidas alcoólicas, pode prejudicar toda a sua saúde em geral, mas afeta especialmente pessoas com condições anteriores, por isso, estas pessoas devem ter alguns cuidados a mais”, observa.

 

A seguir, confira 5 alimentos para evitar nas festividades de fim de ano e garantir a saúde do coração:

 

1. Frituras

Alimentos fritos consumidos em excesso podem acelerar o processo da aterosclerose, o acúmulo de gordura nas nossas artérias, o que pode contribuir para infarto ou AVC (acidente vascular cerebral).

 

2. Alimentos ricos em gorduras trans

A gordura trans é responsável por elevar os níveis de colesterol ruim no sangue e contribui também para acelerar o processo da aterosclerose.

 

3. Comidas muito salgadas

O sódio em excesso eleva a pressão arterial, faz reter mais líquido, endurece as artérias, prejudica os rins, aumentando as chances de um infarto, ou de uma insuficiência renal.

 

4. Doces em excesso

Além de contribuir para a obstrução das artérias, também pode levar à obesidade, diabetes e colesterol alto, o que prejudica a saúde do coração.

 

5. Industrializados

Comidas industrializadas e ultraprocessadas, em geral, possuem grandes quantidades de açúcares, de sal, de gorduras trans e saturadas. Por isso, consumi-los em excesso prejudica a saúde do coração.

 

Melhorando a alimentação no fim de ano

Ter equilíbrio nas escolhas dos alimentos e bebidas é fundamental, os exageros são os maiores vilões desta época, ressalta o Dr. Roberto Yano. “A chave é fazer escolhas mais conscientes e equilibradas. Opte por porções menores e equilibradas, priorizando alimentos frescos, como frutas, vegetais e grãos integrais. Substitua gorduras saturadas por opções mais saudáveis, como azeite de oliva, nozes, castanhas e outras gorduras de boa qualidade. Controle o consumo de sal e evite excessos de doces e bebidas açucaradas”, recomenda.

 

Ainda segundo ele, existem maneiras de se preparar com responsabilidade tanto no dia das festas como antes. “Não pule refeições anteriores à festa para controlar a fome e evite ingerir grandes quantidades de comida ou bebidas alcoólicas. Para quem tem condições anteriores, como infarto prévio, hipertensão, diabetes, dislipidemia, é importante realizar exames de rotina antes das festas de fim de ano”, indica.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2023-12-18/5-alimentos-para-evitar-no-fim-de-ano-e-proteger-a-saude-do-coracao.html - Por Adriana Quintairos - Imagem: Ground Picture | Shutterstock


Ele cura os corações partidos e fecha suas feridas. (Salmos 147: 3)


Nenhum comentário:

Postar um comentário