quarta-feira, 24 de março de 2010

O valor de ser Educador

Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.

Autor desconhecido

terça-feira, 23 de março de 2010

ÁGUA - POR QUE PRESERVAR O MAIOR TESOURO NATURAL DO NOSSO PLANETA?

Água – por que preservar o maior tesouro natural do nosso planeta?

- Para cada 1000 litros de água consumida há 10.000 de água poluída.

- Graças à água é que surgiu a primeira forma de vida do planeta há milhões de anos; dela o processo evolutivo caminhou até formar nossa espécie e continua a manter toda a diversidade que conhecemos.

- O homem pode passar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem água.

- Três quartos da superfície do nosso mundo são cobertos por água, sendo 97% salgada, e apenas 3% doce. Contudo, do percentual total da água doce existente, a maior parte encontra-se sob a forma de gelo nas calotas polares e geleiras, parte é gasosa e parte é líquida - representada pelas fontes subterrâneas e superficiais. Já os rios e lagos, que são nossas principais formas de abastecimento, correspondem a apenas 0,01% desse percentual, aproximadamente.

- No Brasil, mais de 90% dos esgotos domésticos e cerca de 70% dos efluentes industriais não tratados são lançados nos corpos d'água.

- De toda a água que se retira de mananciais para abastecer as capitais brasileiras, quase a metade (45%) se perde antes de chegar às casas e atender à população. A principal causa são os vazamentos na rede.

- Mais de 1 bilhão de pessoas sofrem com a falta de água para consumo.

- Mais da metade da população mundial - cerca de três bilhões de pessoas - sofrerá escassez de água em 2025, segundo a Unesco.

- O gotejamento de uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês. Ou seja, mais de um metro cúbico por mês - O que significa uma conta mais alta. Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.140 litros num mês. E um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício.

- Um buraco de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia, isto é, mais de três caixas d'água.

- Os países com maior quantidade de água per capita são: Guiana Francesa, Islândia, Guiana, Suriname, Congo, Papua Nova Guiné, Gabão, Ilhas Salomão, Canadá e Nova Zelândia

- Os países com menos água per capita são: Kuait, Emirados Árabes Unidos, Bahamas, Qatar, Maldivas, Líbia, Arábia Saudita, Malta, Cingapura e Jordânia.

Dia 22 de março é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas para celebrar o Dia Mundial da Água.

Fonte: Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Snis (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) e ONU (Organização das Nações Unidas)

Frases do Dalai Lama


Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Determinação coragem e auto confiança são fatores decisivos para o sucesso.

Se estamos possuídos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los.
Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes,recatados e despidos de orgulho.

Seja a mudança que você quer ver no mundo.

Ame profunda e passionalmente. Você pode se machucar, mas é a única forma de viver o amor completamente.

Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente.

Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas, satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro.

Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e pensar no passado, poderá obter prazer uma segunda vez.

A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância.

Creio que a pessoa que teve mais experiência de privações consegue enfrentar problemas com mais firmeza que a pessoa que nunca passou por sofrimento. Portanto, visto por esse ângulo, um pouco de sofrimento pode ser uma boa lição para a vida.

Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduzem a melhor saúde mental e a felicidade.

Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância.

A verdadeira compaixão não consiste em sofrer pelo outro. Se ajudarmos uma pessoa que sofre e nos deixamos invadir por seu sofrimento, é que somos ineficazes e estamos tão somente reforçando nosso ego.

Algumas pessoas têm amor por você, outras têm raiva. O que sentem nem sempre depende de seu comportamento. As reações delas às vezes são justas, outras vezes são injustas. Dê sem contabilizar. E esteja atento às necessidades delas.

Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração.

Só existem dois dias do ano em que nada pode ser feito, o dia de ontem e o dia de amanhã. Portanto hoje é o dia certo. Sonhe, acredite e principalmente FAÇA.

Quando você se abrir espiritualmente, faça-o somente para alguém em quem confie do fundo do seu coração, alguém bem próximo de você. Este tipo de abertura é um passo importante para a superação dos problemas espirituais.

Julgue seu sucesso pelas coisas que você teve que renunciar para conseguir.

Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar.

Exercício físico, bom ou ruim?

Quando ligamos a TV, lemos qualquer revista ou conversamos na esquina escutamos: “pratique esporte ou pratique exercícios físicos!”. E, atualmente isto parece ser uma ordem, muito boa por sinal, mas que merece algumas restrições. É preciso tomar muito cuidado para que algo que seja teoricamente benéfico para nossa saúde confirme-se na prática.

Primeiramente é importante definir o que é atividade física e o que é exercício físico. Atividade Física é todo movimento que fazemos onde o gasto energético seja maior que o repouso, cortar grama ou passear com o cachorro, por exemplo.

E exercício físico é uma atividade planejada, estruturada e doseficada para que o indivíduo pratique voluntariamente. Então você que é leigo e que está tomando consciência de que realmente movimentar-se é uma necessidade para ter saúde, cuidado com o: PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS. Sim, você dirá pratico, mas, quais exercícios devo fazer? Quando? Onde? E de que forma?

Fundamental que entendamos que o Exercício Físico só trará seus benefícios a Saúde do indivíduo se tiver alguns detalhes importantes seguidos a risca. Em primeiro lugar somente deve praticar exercícios físicos quem sente-se bem e saudável. Se você já é adulto deve ter o aval de um médico.

Depois disto importante que você seja orientado por um professor de Educação Física, que atualize-se constantemente. Desde uma simples caminhada são necessários cuidados para que tornem esta atividade benéfica.

Cada indivíduo é único no mundo e atividades que são agradáveis para uns não as são para outros, esforços insignificantes para uns são esforços extenuantes para outros, esportes individuais muito monótonos para uns são a busca do auto-conhecimento para outros. Então está começando a ficar claro que um dos segredos para o Exercício proporcionar mudanças positivas no organismo e na mente do indivíduo é a dosagem individual deste.

As recomendações básicas que já são testadas, comprovadas e aceitas pela comunidade científica quanto ao Exercício Físico são as seguintes:

Frequência: o exercício físico não deve ser realizado esporadicamente, e sim, no mínimo 3 vezes por semana. De 4 a 5 vezes é o que mais se recomenda atualmente, porém quanto maior o número de vezes por semana (5, 6 ou até 7!) maior é o risco de lesões por esforços repetitivos.

Pessoalmente acredito que devido ao enorme tempo que ficamos sem fazer grandes gastos de energia durante o dia deveríamos fazer exercícios todos os dias, mas se isto ocorrer, não deveríamos realizar sempre o mesmo tipo de atividade sobre o risco de sobrecarregar e desgastar precocemente as estruturas do corpo.

Tempo: no mínimo 30 minutos por dia, e este tempo pode ser numa única sessão ou em duas de 15 minutos.

Intervalo: realizar exercícios com mais de 72 horas (3 dias) de intervalo é no mínimo ficar estagnado. O organismo estará na mesma condição anterior na próxima sessão de treino. E, assim como intervalos muito grandes, os intervalos pequenos (treinar mais de uma vez no mesmo dia) não são adequados para o indivíduo que busca no exercício investir na sua Saúde.

Vale lembrar que são nos intervalos que nosso corpo se adapta aos esforços que foi submetido. Uma alimentação equilibrada, com boa hidratação e sono suficiente são ótimos companheiros dos exercícios, fazendo com que aproveitemos ao máximo o que eles nos oferecem.

Intensidade: podemos fazer apenas 15 minutos de corrida, mas correr tão rapidamente que no dia seguinte mal levantamos da cama de tantas dores nas pernas. Ou podemos jogar 2 horas de futebol onde na posição que escolhemos (goleiro, por exemplo), não nos desgastemos tanto. A intensidade do exercício tem a ver com o quando difícil para mim é realizá-lo. E aqui uma das grandes chaves para descobrir o que é bom para você é aprender a perceber as respostas que meu corpo lhe manda.

Normalmente é mais difícil ao indivíduo saber dizer, eu devo ir mais devagar, ou para que 50 repetições se na 25ª eu já estou sentindo dores? As dores são alertas que o organismo nos manda para dizer-nos que algo não está bem com ele. Quem pretende realizar exercícios para melhorar ou manter sua saúde não deveria sentir dores. Atletas sim, mas eles precisam chegar aos seus limites máximos, inclusive muitos atletas não tem saúde em virtude destas sobrecargas enormes que são submetidos.

Tipo de atividade: para alguém que aprendeu na infância e na escola a gostar de movimentos não ser difícil incorporal aos seus hábitos de vida o movimento mais intenso. Mas para quem já faz tempo que não exercita-se, sempre foi deixado de lado, por ser “ruim de bola” e ainda ganhou vários quilos nos últimos anos, não é nada fácil iniciar. E sair correndo por ai no mínimo, imprudência. Neste item vale apenas um conselho, procure ter mais de um tipo de atividade como preferida, desde caminhar, dançar, pedalar, fazer uma aula de ginástica, ou praticar um esporte.

Você tem que sentir prazer nesta atividade. Aprenda a gostar de movimentar-se. Aprenda a perceber aquelas mudanças sutis que vão ocorrendo como dormir melhor, poder concentrar-se mais no trabalho, conversar com pessoas diferentes, fazer amizades, acordar mais disposto, estar mais animado e alegre, enfim perceba o que você está ganhando além de músculos e ossos mais fortes.

Finalizando, nosso corpo foi projetado para os movimentos e não é somente capaz de realizá-los com perfeição, mas precisa deles para manter-se saudável. Então, escolha algo que você divirta-se e sinta-se bem, inicie sem pressa, o importante não é começar a todo vapor, o importante é começar.

E após começar, para ter a certeza que o Exercício Físico está sendo ótimo para você necessário dosá-lo de forma adequada as suas condições atuais, o que um Profissional de Educação Física é capaz de fazer através de testes, percepção, experiência e troca de idéias.

Coloque seu nome na sua “agenda” encontre tempo para investir em si mesmo e pratique regularmente Exercícios Físicos.


Dr. Aluízio – Site médico

UNIVERSO DA SAÚDE

Tossir alivia a dor da injeção?

Um estudo publicado no Pediatrics avaliou como funciona o truque da tosse para aliviar as dores durante uma injeção. No método, o paciente deve tossir moderadamente logo antes da injeção, e mais uma vez durante o processo. Os pesquisadores verificaram os efeitos em 68 crianças, com idades entre 4 e 11 anos, que recebiam vacinas. Eles descobriram que a técnica amenizava a dor em crianças hispânicas e brancas, mas não em crianças negras — algo que eles não conseguiram explicar. Não está claro como a técnica funciona, pode ser uma questão de distração ou um leve aumento na pressão sanguínea, induzido pela tosse.

Poluição do ar provoca infertilidade masculina?

Um estudo da Unidade de Toxicologia Reprodutiva e de Andrologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo sugere que a poluição é uma das causas modernas de infertilidade masculina. A constatação é fruto de um levantamento feito com 748 trabalhadores que inalaram o ar de grandes vias públicas. O resultado mostra que 66% deles apresentaram algum tipo de alteração na fertilidade. De acordo com Jorge Hallak, urologista e coordenador da pesquisa, a adoção de máscaras com filtros já evitaria boa parte do problema.

Por que a luz piora a enxaqueca?

Pesquisadores norte-americanos identificaram um mecanismo que, talvez, seja a causa da aversão das pessoas a locais iluminados em crises de enxaqueca. Eles compararam o os efeitos da luz em pessoas com deficiência visual. Pacientes cegos que, embora não fossem capazes de perceber imagens, podiam detectar a presença de luz, tiveram uma intensificação nas dores. Já aqueles totalmente cegos não experimentaram piora em seus incômodos. “Isso indica que o mecanismo da fotofobia envolve o nervo óptico, porque em indivíduos totalmente cegos esse nervo não transporta os sinais luminosos até o cérebro”, disse Rami Burstein, professor da Escola Médica Harvard. Os cientistas, então, fizeram experimentos em modelos animais e conseguiram traçar o caminho dos sinais pelos nervos ópticos até o cérebro. Eles descobriram um grupo de neurônios que se tornaram eletricamente ativos durante as crises de enxaqueca. Mesmo quando a luz era apagada, os neurônios permaneciam ativos. “Isso explica por que pacientes melhoram 30 minutos depois que passam para ambientes escuros”, disse Burstein.

Suicídio X transtornos psiquiátricos

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro calcularam a prevalência de transtornos mentais nos casos de tentativa de suicídio em 96 pacientes atendidos em um hospital de emergência, da rede pública de saúde. Sete em cada dez entrevistados apresentavam algum tipo de transtorno psiquiátrico. E mais da metade tinha histórico de tentativas de suicídio anteriores.

Menos casos de hanseníase no Brasil

Popularmente conhecida como lepra, a hanseníase é uma doença infectocontagiosa de evolução lenta. Ela pode causar deformidades físicas severas na pele e nos nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. Ainda que diversas ações educativas e de comunicação colaborem para a redução contínua de novos casos, o Brasil foi o segundo país que mais registrou novos casos em todo o mundo em 2008, com 15% do total. A hanseníase é fácil de diagnosticar, tratar e tem cura.

Diagnóstico de emergência para doenças do coração

O Ministério da Saúde acaba de lançar o Sistema Tele-Eletrocardiografia Digital, tecnologia que permite que o profissional de saúde de primeiros socorros obtenha um diagnóstico mais preciso em vítimas de doenças cardiovasculares graves, como infarto e arritmia, ainda no local da ocorrência, antes do deslocamento para o hospital. O exame é transmitido para a internet e analisado na central de Telemedicina do Hospital do Coração (HCor), que conta com 16 médicos para a leitura dos eletrocardiogramas. O laudo retorna para a ambulância de origem. Todo esse processo dura, em média, cinco minutos. Os primeiros kits estão disponíveis nas ambulâncias do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu) de suporte avançado, que funcionam 24 horas por dia por meio do telefone 192. A expectativa é de que o procedimento reduza em até 20% o número de mortes por doenças do coração. O ministério adquiriu 450 kits (eletrocardiógrafos e telefones celulares). Por enquanto, 86 unidades já estão em funcionamento ou em fase de instalação.

Quando as mulheres ficam mais “cheirosas”

Estudo da Universidade do Estado da Flórida sugere que as mulheres podem investir em seu aroma natural para chamar a atenção dos homens. Voluntárias usaram a mesma camiseta por três noites seguidas em variadas fases do ciclo menstrual. Depois, os cientistas mediram o nível de testosterona na saliva dos participantes. Eles foram divididos em dois grupos. No primeiro, cada homem recebeu uma peça usada para cheirar, enquanto ao outro foram dadas vestes não utilizadas. Os resultados mostraram que aqueles que cheiraram as camisetas usadas pelas mulheres durante o período de ovulação apresentaram um alto nível de testosterona em comparação aos que receberam as peças utilizadas em outras fases do ciclo menstrual.

Por que as orelhas "apitam"?

Essa percepção de zumbido na orelha é chamada tinnitus e pode ser diferenciada em objetiva e subjetiva. A subjetiva é o zumbido percebido apenas pela própria pessoa, ou seja, é uma falsa percepção de um som, na ausência de um estímulo sonoro. A objetiva é a percepção real de um som, sendo que suas principais causas incluem problemas anatômicos, como, por exemplo, estenose da carótida, máformação arteriovenosa e tumores vasculares. Já entre os fatores que desencadeiam o tinnitus subjetivo estão a perda auditiva induzida por ruído (PAIR), trauma acústico, presbiacusia (diminuição auditiva relacionada ao envelhecimento) e alguns processos inflamatórios que atingem a orelha, como sífilis e meningite, entre outros.

O estômago pode diminuir de tamanho se eu comer menos?

O estômago é um músculo que se contrai ou se dilata, de acordo com a necessidade, podendo aumentar seu tamanho em até 40 vezes. Por se tratar de um músculo, aplica-se a lei do uso e desuso: se a pessoa diminuir o volume de alimento que ingere, o estômago pode perder até um terço da capacidade de armazenar alimento (lembrando que a capacidade média de um adulto é de 1,5 litro de alimentos). Se a alimentação for radicalmente alterada, com o passar dos anos, o tamanho do estômago poderá mudar, não havendo risco na progressiva diminuição da quantidade de alimento ingerido, desde que se adote uma dieta balanceada.

Por que nós salivamos ao imaginar algum alimento apetitoso?

Essa reação é um exemplo de reflexo condicionado, que acontece porque o organismo já está se preparando antecipadamente para a digestão. A visão do prato e seu aroma estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva. Quanto mais palatável for o alimento e quanto maior for a fome, maior a salivação. Mas essa reação só ocorre quando há algum registro no cérebro sobre o alimento em questão, pois as pessoas não salivam por aquilo que ainda não conhecem. Quando há esse registro, estímulos simples, como o visual da comida (às vezes, até mesmo uma foto provoca a reação), seu cheiro, ou apenas imaginar um prato ou ouvir falar dele, predispõem às reações de expectativa do cérebro.

Por que fico vermelha quando sinto vergonha?

Nesses momentos, que consideramos constrangedores, o cérebro interpreta situações que deveriam ser normais como sendo uma ameaça à nossa vida. Assim, todo o corpo é preparado para a luta ou para a fuga, por meio da liberação de um hormônio chamado adrenalina. A adrenalina provoca a compressão dos vasos sanguíneos periféricos (como os do rosto) para que os músculos se encham de sangue. E, com os vasos comprimidos, a circulação do sangue no rosto diminui, deixando-o com um aspecto pálido. Mas, como não há perigo real, assim que o cérebro capta esta informação, acontece um relaxamento desses vasos sanguíneos e, por conta disso, o rosto se enche de sangue rapidamente, provocando o rubor. Todo esse processo se passa em segundos.

Fonte: Revista vivasaúde

domingo, 21 de março de 2010

O Esporte em Itabaiana

O maior orgulho dos itabaianenses no esporte é com certeza o time de futebol profissional, a Associação Olímpica de Itabaiana, que foi fundada em 1938 como Botafogo Futebol Clube e depois passou a se chamar Itabaiana Esporte Clube. O Itabaiana sagrou-se campeão do Nordeste e vice-campeão Norte-Nordeste em 1971 e por 9 vezes campeão sergipano, nos anos de 1969, 1973, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1997 e 2005. As maiores conquistas da AOI tiveram a frente o desportista José Queiroz da Costa como presidente. O tremendão da serra participou da Taça Brasil, Taça de Prata, Taça de Ouro, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

O campeonato amador de futebol é uma sensação em nosso município. É realizado a mais de 40 anos com dezenas de equipes, disputado nos finais de semana nos campos de pelada da cidade e dos povoados, dando aos atletas não profissionais a oportunidade de disputarem um torneio bem organizado, que incentiva a prática esportiva aquelas pessoas que trabalham durante a semana e só tem os finais de semana para praticar esporte e que vem revelando vários atletas ao longo dos anos para o futebol profissional.

O futsal itabaianense também teve um destaque especial em nossa cidade nas décadas de 60 e 70, na quadra do G.L.E.I, onde hoje é a loja M.Sobral, através do desportista “Chico Cantagalo” que realizou diversos campeonatos adultos, os quais revelaram vários jogadores para o Itabaiana e os times de Aracaju.

Em 1972, o desportista Wilson Cunha, o “Gia”, fundou o Itabaiana Coritiba Esporte Clube que se sagrou Eneacampeão sergipano de futsal adulto, campeão do Nordeste em 1992 e participou de três campeonatos brasileiros. O Coritiba também disputou o campeonato sergipano de futebol profissional sagrando-se campeão da 2ª Divisão em 1996 e vice-campeão da 1ª Divisão em 1997.

No esporte escolar, o Colégio Estadual “Murilo Braga” foi o maior celeiro de atletas do interior e um dos dez melhores de Sergipe em todos os tempos, obtendo excelentes resultados nos Jogos da Primavera, Jogos Infantis, Jogos das Escolas Públicas e Jogos Estudantis. O CEMB destacou-se no basquete, futsal, futebol de campo, handebol, voleibol, ciclismo, atletismo, tênis de campo e outros esportes individuais, com um trabalho de dedicação, abnegação e competência dos professores Gersonito, José Antonio, Manoel da costa Lima, Ronaldo Lima, Wilson Reis, Alberto Fontes, Benjamim, Valtênio Alves, Marcos Lima, Nivaldo, Jair Marinheiro, Henrique, José Costa e outros mais, que ensinavam à iniciação dos esportes.

A Rua de Lazer foi outra atividade que teve uma importância fundamental para a massificação do esporte amador em Itabaiana, com milhares de crianças e jovens participando nas ruas da cidade e nos povoados de atividades recreativas e esportivas, aos domingos e feriados. O projeto foi iniciado em 1985 pela Prefeitura Municipal de Itabaiana que infelizmente acabou em 1989 com a mudança do comando político municipal na época. Os professores de educação física José Costa, Valtênio, Wilson Reis, Benjamim, Jair Marinheiro e Josiel foram os responsáveis pelo projeto. Anos mais tarde, o Vereador Wilson Reis retornou a Rua de Lazer com sua equipe.

Ao longo dos anos, vários espaços esportivos foram importantes para o desenvolvimento do esporte em Itabaiana, destacando-se o Módulo Esportivo, antigo campo Etelvino Mendonça, onde a AOI ganhou o primeiro título estadual em 1969; o Estádio Presidente Médici; as quadras de cimento do CEMB hoje situado o Ginásio de Esportes Miltão; a Quadra do G.L.E.I e os campos de pelada do município. É lamentável que o município de Itabaiana com a história que tem no esporte, não tenha um ginásio esportivo municipal ou estadual para realizar competições em âmbito estadual ou nacional e também para servir a população em geral.

Itabaiana sempre foi respeitada por todos sergipanos quando o assunto é esporte, seja ele, profissional ou amador, porque aos longos de décadas, os itabaianenses sempre tiveram a honra de representar nosso município em competições estaduais e nacionais com competência e, acima de tudo, por ter orgulho de ser “ceboleiro”, como nós somos chamados pelos nossos adversários, apelido dado a nossa gente, pelo fato de que anos atrás o nosso município era o maior produtor de cebola de Sergipe e um dos maiores do Nordeste.

Esperamos que o esporte em Itabaiana volte a ser incentivado e valorizado pelas autoridades municipais e estaduais como algum tempo atrás, para que ele possa contribuir na formação integral de milhares de crianças e jovens itabaianenses, afastando-os das drogas, do álcool e das más companhias.

Por Professor José Costa

sábado, 20 de março de 2010

7 hábitos domésticos que podem deixar você doente

Pequenas atitudes podem resultar em uma proliferação de micro-organismos que você não vê, mas que terá grande impacto sobre a saúde da sua família. Para evitar riscos, aprenda a se defender

Há muito tempo, que o biomédico Roberto Figueiredo - ou "Dr. Bactéria" - vem se empenhado em mostrar que, mesmo no aconchego do lar, vários inimigos estão à espreita. Expert em higiene, ele já provou que todo o cuidado com os micro-organismos (que vivem em nossa casa) é pouco. "Essas bactérias e fungos podem ser responsáveis por sérias infecções gastrointestinais, quadros de alergia e problemas respiratórios, como a asma", afirma. Eliminar esses vilões por completo é impossível. Porém, impedir que se reproduzam em todos os cômodos da casa é um desafio que está ao nosso alcance. Com a ajuda do biomédico e de outros especialistas no assunto, a VivaSaúde chegou aos sete hábitos mais perigosos, que fazem parte da rotina doméstica e que aumentam muito o risco de doenças. Proteja-se!

1 Não lavar regularmente cortinas e tapetes

"Esses são ambientes propícios para o acúmulo de sujeira, possibilitando o crescimento e a multiplicação dos ácaros", diz a farmacêutica bioquímica Inneke Marie Van Der Heijden, professora de Microbiologia da Faculdade de Medicina do ABC.
O que você precisa mudar: Mantenha a casa arejada e, se possível, lave tapetes e cortinas mensalmente. "O intervalo máximo para a limpeza deve ser de três meses", adverte Inneke.

2 Usar por muito tempo travesseiros, edredons e cobertores

"Para se ter uma ideia, de 20 a 25% do peso de um travesseiro com mais de dois anos de uso é formado por ácaros vivos e mortos e pelas fezes desses micro-organismos, que estão ali acumulados. Por isso, quem tem alergia ou problemas respiratórios normalmente já acorda mal, espirrando ou com coceira no nariz", esclarece o biomédico Roberto Figueiredo.
Da mesma forma, os edredons e cobertores podem ser alvo de fungos e bactérias. "Cerca de 80% da poeira doméstica é formada pela descamação da pele humana. Os resíduos, que se acumulam com facilidade nos tecidos, servem de alimento aos micro-organismos. Pior, ainda, se cobertor e edredom estiverem dobrados dentro do armário, sem uso. Aí, irão absorver também a umidade ambiente", explica Figueiredo.
O que você precisa mudar: Deixe o quarto o mais arejado possível, durante o dia. Troque os travesseiros pelo menos a cada 2 anos, e prefira os modelos de látex aos de pena de ganso. Lençóis, cobertores e edredons devem ser lavados semanalmente. "Deixá-los no sol também é uma boa pedida", garante Inneke. E, na temporada de verão, guarde-os limpos e acondicionados em sacos plásticos.

3 Errar na limpeza do chão

Todos os aspiradores possuem um filtro que segura a sujeira. Porém, se ele não for limpo e trocado no prazo indicado pelo fabricante, ficará impossibilitado de reter a poeira, devolvendo-a ao ambiente. O pó que sobe e se deposita de novo no solo é um veneno para os portadores de doenças respiratórias. Também existe o risco de infecção pelo uso inadequado de panos de chão embebidos em substâncias como detergente, sabão em pó, desinfetante e água sanitária.
O que você precisa mudar: "Para aspirar, prefira um produto que contenha um elemento filtrante chamado 'hepa', que torna o aparelho mais seguro", explica o biomédico. Limpar o filtro depois do uso, e trocá-lo, de acordo com as instruções do fabricante, são outras medidas importantes. Por fim, mesmo depois de aspirar os cômodos, o ideal é complementar a limpeza com um pano úmido. Passe primeiro um pano, molhado em uma solução de água e detergente. Depois, enxágue com pano úmido. Em outro balde, misture 2 colheres (sopa) de água sanitária com 1 litro de água. Então, passe no chão e deixe secar, sem enxaguar. Assim é que as bactérias serão eliminadas.

4 Não higienizar nem trocar a esponja de cozinha

Úmida, e com restos de alimentos, ela é uma espécie de hotel cinco estrelas para as bactérias mais perigosas, capazes de transmitir diversos tipos de intoxicação alimentar.
O que você precisa mudar: O ideal é higienizá-la no final do dia, todos os dias. O processo é bastante simples. "Basta ferver água suficiente para cobri-la, desligar o fogo e colocar a esponja dentro, deixando-a de molho por, pelo menos, cinco minutos", ensina o biomédico. Porém, mesmo assim, é preciso trocá-la regularmente. "O intervalo máximo para a substituição deve ser de um mês", diz a professora de Microbiologia Inneke Marie Van Der Heijden.

5 Estender o pano de prato úmido em cima da louça limpa

"Um simples paninho desses pode acumular um milhão de bactérias a mais que uma tampa de vaso sanitário de banheiro público", alerta o biomédico Roberto Figueiredo. Tudo isso porque, além de estar contaminado por resíduos de alimentos, ele é muito manipulado durante o processo de secagem da louça. "O ambiente úmido é perfeito para a proliferação de micro-organismos.
No pano seco, as bactérias duram 24 horas. No úmido, 48 horas", avisa. Soltas, ali pertinho dos utensílios domésticos, elas podem, sim, infectá-los, chegando também aos alimentos. É o que os especialistas chamam de "contaminação cruzada".
O que você precisa mudar: Descarte o pano de prato logo após o uso, deixando-o, de preferência, numa solução de água sanitária diluída, até o momento de ser lavado. E só volte a reutilizá-lo quando ele estiver seco.
A esponja de lavar louças é um verdadeiro hotel cinco estrelas para as bactérias mais perigosas. Por isso, deve ser higienizada corretamente todos os dias

6 Deixar alimentos fora da geladeira

Quem nunca esqueceu a pizza no forno, de um dia para o outro? Por mais inocente que pareça, a mania de deixar a comida da família à temperatura ambiente pode resultar em quadros de intoxicação, com sintomas como diarreia, vômito e febre.
"Ouço muitas pessoas dizerem que não colocam nada quente na geladeira, para não estragar o eletrodoméstico. Mas, agindo assim, prejudicam algo muito mais valioso: a própria saúde", alerta Roberto Figueiredo. Ele garante que nenhum tipo de alimento deve ficar exposto, sem refrigeração, por mais de duas horas. Segundo o infectologista Paulo Olzon Monteiro da Silva, professor de Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o descuido com o acondicionamento da comida é a principal causa de doenças no ambiente doméstico.
O que você precisa mudar: Além de guardar os alimentos na geladeira, logo após o consumo, é importante que estejam em potes destampados. "O vento gelado fabricado pelo refrigerador tem a função de roubar o calor do alimento. Porém, a tampa funciona como uma barreira. O alimento fica numa espécie de estufa, e continuará quente por muito tempo. Nessa situação, a multiplicação das bactérias ocorrerá da mesma forma", diz Figueiredo. Então, a dica é tampar os alimentos duas horas após tê-los levado à geladeira.

7 Usar utensílios de madeira

Com o tempo, vão aparecendo fissuras nas colheres e tábuas, e é ali que as bactérias se instalam. "É impossível fazer a higienização correta desse material. Os micro-organismos grudam na madeira, e não são eliminados nem sob o sol, nem com água sanitária", diz Figueiredo. "A tábua, por exemplo, fica com resíduos de alimentos. E normalmente está úmida, é mais difícil de secar. Ou seja, o meio dá as condições ideais para que as bactérias proliferem", afirma Olzon.
O que você precisa mudar: Use talheres de alumínio, e tábuas de vidro para cortar os alimentos. "As tábuas de plástico não seguram a umidade, mas também apresentam fissuras com o tempo de uso. As de vidro são as melhores, pois não permitem a penetração de micro-organismos. Além disso, são as mais fáceis de limpar", explica Inneke Heijden.

Outras atitudes que você deve evitar:

Assoprar o bolo de aniversário - Pode até ser uma tradição, mas, segundo os especialistas, a saliva chega a contaminar o alimento, transmitindo bactérias responsáveis por intoxicações alimentares geradoras de quadros de náusea e vômito.

Retirar a formiga do açucareiro e utilizar o açúcar - "Tem até quem coma a formiga, dizendo que faz bem para a vista! Mas a verdade é que elas são um meio de transporte das bactérias: do lixo, ou do chão, até os alimentos. Podem provocar todos os tipos de intoxicação alimentar", explica Figueiredo.

Apertar a descarga com a tampa do vaso aberta - As bactérias que sobem com a pressão da água podem ficar rodando no banheiro por até duas horas, contaminando toalhas e até a escova de dentes, se ela estiver próxima, sobre a pia.

Não limpar os filtros de água - Não adianta usar um aparelho para eliminar os resíduos da água se ele próprio não estiver esterilizado. O líquido é facilmente contaminado, e pode provocar intoxicações. Filtros de barro precisam ser lavados semanalmente, com água e sabão. Já os de material sintético devem ser limpos de acordo com o prazo indicado pelo fabricante.

Fonte: Revista Vivasaúde

quinta-feira, 18 de março de 2010

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) 2001-2010

Plano Nacional de Educação (PNE) 2001-2010

As metas do atual Plano Nacional de Educação estão longe de ser cumpridas. Confira os resultados e o que esperar da nova versão, que nasce neste mês.

Um dos eventos mais importantes de 2010 para o futuro da Educação brasileira será realizado em Brasília de 28 de março a 1º de abril. Trata-se da Conferência Nacional de Educação (Conae), um espaço de discussão sobre os rumos que o país deve tomar em todos os níveis de ensino. Dessa conferência sairão as diretrizes que darão origem ao Plano Nacional de Educação (PNE) de 2011, documento que organiza prioridades e propõe metas a serem alcançadas nos dez anos seguintes. "O PNE traça os objetivos, mas sua implementação é responsabilidade dos diferentes níveis de governo, que precisam criar planos de ação", diz Francisco das Chagas Fernandes, secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC) e coordenador geral da comissão organizadora da Conae.
Aí mora o problema: para a versão atual do PNE – que está em vigor desde 2001 e tem encerramento previsto para este ano –, a esmagadora maioria dos municípios e estados não aprovou uma legislação que garantisse recursos para chegar lá nem punição para quem descumprisse as ações previstas por ele.
A União também não ajudou, pois o artigo que recomendava o investimento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em Educação foi vetado pelo então presidente, Fernando Henrique Cardoso. “Sem verba definida, não dá para cobrar ações dos governos municipais e estaduais”, argumenta Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e presidente-executivo do movimento Todos pela Educação.
Para a nova versão do plano, as entidades ligadas à Educação defendem que haja a determinação clara da origem dos recursos e da área em que devem ser investidos. Se isso ocorrer, o Plano pode colaborar para a luta por uma Educação pública de qualidade. Caso contrário, vira letra morta já em seu nascedouro, como ocorreu em 2001. Na maioria das 295 metas propostas, agrupadas em cinco prioridades, tivemos resultados abaixo do esperado. “Algumas não são quantificáveis, o que dificulta a fiscalização. No novo plano, queremos ter menos objetivos, e todos numéricos e realizáveis”, diz Fernandes. A seguir, você confere um balanço dos principais indicativos do PNE 2001, com um retrato dos avanços e de onde a situação segue complicada.

Meta: Universalizar o Ensino Fundamental

Em 2008, 2,4% dos brasileiros de 7 a 14 anos ainda estavam fora da escola, uma queda de 1,1% em relação aos dados de 2001. Apesar do avanço e do percentual baixo, os números absolutos ainda assustam: são 680 mil crianças sem estudar – 450 mil delas negras e pardas, a maioria vivendo nas regiões Norte e Nordeste. “Garantir a permanência segue sendo um desafio. É preciso oferecer condições como transporte, alimentação e apoio às famílias”, defende Ramos.

Meta: Implantar o Ensino Fundamental de 9 anos

Aqui, sim, é possível comemorar. Em 2009, 59% das matrículas já foram feitas no novo sistema de seriação (veja o gráfico abaixo). A expectativa é que em 2010 o índice tenha chegado à casa dos 100%. Os especialistas consideram a mudança um marco: com a garantia do ingresso na escola aos 6 anos, as chances de que as crianças cheguem aos 7 ou 8 anos sabendo ler e escrever são maiores do que antes. O grande desafio, mais uma vez, é garantir a qualidade do ensino.

Incluir crianças, jovens e adultos
Enquanto a previsão para 2010 é de 100% de matrículas no Ensino Fundamental de 9 anos, o atendimento em EJA ficou distante do esperado.

Meta: Assegurar a EJA para 50% da população que não cursou o ensino regular

Entre 2001 e 2007, 10,9 milhões de pessoas fizeram parte de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) (veja o gráfico acima). Parece muito, mas representa apenas um terço dos mais de 29 milhões de pessoas que não chegaram à 4ª série e seriam o público-alvo dessa faixa de ensino. A inclusão da EJA no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) representou uma fonte de recursos para ampliar a oferta, mas não atacou a evasão, hoje em alarmantes 43%.

Meta: Reduzir em 50% a repetência e o abandono

Com prazo de execução até 2006, a meta tinha uma dupla ambição: melhorar o fluxo escolar (reduzindo a chamada distorção idade-série) e garantir a aprendizagem (evitando a progressão automática de alunos que não atingiram as expectativas para cada etapa). No que diz respeito ao abandono, os resultados são bons: entre 2001 e 2007, os índices no Ensino Fundamental caíram de 9,6 para 4,8% (exatos 50%). Mas a reprovacão, por sua vez, aumentou de 11 para 12,1% no mesmo período, mantendo-se num patamar muito elevado em relação aos vizinhos de América Latina e Caribe, que ostentam índices em torno de 4%. A porcentagem de estudantes do Ensino Fundamental com idade acima da recomendada para a série que cursam caiu 35%, mas segue alta: 25,7% (um em cada quatro alunos), segundo dados de 2007.

Meta: Erradicar o analfabetismo até 2010

O programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, atendeu quase 10 milhões de pessoas nesta década (segundo o PNE, o total deveria ter sido atingido em 2006). Mas, entre 2001 e 2008, a taxa de analfabetismo caiu apenas de 13% (16 milhões de pessoas) para 10% (14,5 milhões). Isso se explica, entre outros fatores, porque o programa atingiu mais analfabetos funcionais (com noções rudimentares de leitura e escrita) do que absolutos – que, de acordo com dados de 2005, representavam só 27% dos inscritos.

Meta: Atender 50% das crianças de até 3 anos e 80% das de 4 e 5 anos

A oferta de vagas na Educação Infantil apresenta duas situações distintas. Enquanto na pré-escola faltam apenas 2,4 pontos percentuais para atingir a meta proposta, na creche somente 17,1% das crianças são atendidas (veja o gráfico abaixo), 33 pontos percentuais abaixo do esperado. “Os estudos têm comprovado como esse atendimento é importante. Afinal, a primeira infância é fundamental para o sucesso escolar e a formação do indivíduo. O grande problema é que uma criança na creche custa mais do que o dobro do que um aluno no Ensino Fundamental, dificultando a abertura de novas vagas”, ressalta Ramos.

Tão perto, tão longe
O acesso à Educação Infantil difere de acordo com o nível de atendimento. Desafio maior é a ampliação de vagas para crianças de até 3 anos.


Meta: Implantar o piso salarial e planos de carreira

O PNE falava em cumprir a meta já em 2001, mas a concretização veio bem depois. O piso se tornou uma realidade apenas em 2009. O valor, que neste ano chega a 1.024 reais para 40 horas trabalhadas, ainda é baixo, mas sinaliza um primeiro passo para aumentar a atratividade da carreira. A mesma lei que criou o piso estipulou que os planos de carreira deveriam ser criados até o fim de 2009. A maioria dos estados já cumpriu a etapa, mas a implementação efetiva ainda depende de aprovação nas assembleias legislativas e câmaras municipais.

Meta: Aprimorar sistemas de informação e avaliação

Com exceção da Educação Infantil, todos os outros níveis de ensino são avaliados pelo MEC (há também aferições em diversos estados e municípios). Destaque para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que fornece um retrato da Educação no Brasil.

Fonte: Revista Nova Escola

Geração de crianças pode viver menos que os pais

É grave o alerta da Organização Mundial de Saúde: 34 milhões de crianças do mundo estão acima do peso. Os pequenos têm doenças de adultos.

Chocolate, pizza, massas, doces - as deliciosas barreiras que não deixam emagrecer. Sem falar das horas e horas sentados diante do videogame ou do computador. Eles são jovens, simpáticos, conversadores e têm ótimo apetite. Particularmente para aquele tipo de comida nem um pouco aconselhada para quem já está acima do peso.

Aline e Michel fazem parte de uma geração ameaçada. A primeira, em muito tempo, em que a expectativa de vida é menor do que a dos pais. A causa principal: o excesso de peso, um problema que começa cedo.
“Já nasci gordinha”, confirma Aline, de 15 anos.

Ao todo, 34 milhões de crianças em idade pré-escolar, no mundo inteiro, são obesas ou apresentam sobrepeso. A obesidade entre crianças e adolescentes vem crescendo muito nos últimos tempos. Hoje, no Brasil, 24% das crianças estão acima do peso. Isso pode levar a graves problemas de saúde.

Segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), atualmente há no Brasil crianças e adolescentes com hipertensão e diabetes tipo 2. Problemas que não existiam nas gerações passadas.

A endocrinologista Lúcia Carraro aponta três fatores principais: má alimentação, sedentarismo e estresse.
“São crianças muito cobradas na escola. O estresse favorece ganho de peso. É como se estresse fosse perigo para o organismo”, explica a endocrinologista Lúcia Carraro.

A advertência da Organização Mundial de Saúde (OMS) vai mais longe. Diz que o problema da obesidade infantil tende a crescer, particularmente nos países de renda média e baixa. E, principalmente, na população pobre.
A criança obesa chega à adolescência com grande dificuldade para perder peso. Muitas vezes se torna um adulto obeso,com os perigos que o excesso de peso traz: colesterol alto, tromboses, derrames.

Além disso, a obesidade está associada ao aumento do risco para alguns tipos de câncer, como o de mama e o de próstata. Mas há solução. Diagnosticar cedo, exercícios e dizer "não" para a alimentação de baixa qualidade - e alta caloria.

Fonte: otaciliocerqueira.blogspot.com

O que acontece quando você bebe uma lata de refrigerante

Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente.
Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

20 minutos:
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.
O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).

40 minutos:
A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)

50 minutos:
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo.
As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.

60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.
Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam..
Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar.
Ficará irritadiço.
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

Pense nisso antes de beber refrigerantes.
Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!
Prefira sucos naturais.
Seu corpo agradece!

Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett
Faculdade de Educação Física da UFMT
Mestrado da Nutrição da UFMT
Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo
Consultoria em Performance Humana e Estética