quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Eleições: frases para reflexão


“A corrupção é como uma bola de neve: uma vez posta a rolar, fatalmente cresce.” Charles Caleb Colton

“Roubou, mas fez........fome. Contra a corrupção use esta arma: o voto.” Organização Transparência Internacional

"O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." Luther King

“Onde se acham em ação forças morais, é nosso dever fortalecê-las.” Stefan Zweig

“Todas as virtudes estão compreendidas na justiça: se és justo, és um homem de bem.” Teognis de Megara

"O melhor livro de moral é a nossa consciência. Temos que consultá-lo muito frequentemente." Blaise Pascal

“A coisa que mais odeio é a hipocrisia. É a mentira da mentira.” Tim Maia

“Nada pode ser politicamente certo se for moralmente errado.” Daniel O’Connel

“A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente, em favor da comunidade.” Tancredo Neves.

“O papel da Igreja, nas eleições, é ensinar o povo a pensar.” Dom Jayme Chemello

“O único progresso verdadeiro é o progresso moral.” José Saramago.

“Há duas liberdades: a falsa, em que o homem é livre para fazer o quiser; e a verdadeira, em que é livre para fazer o que deve.” Autor desconhecido

“Três coisas precisam os homens: prudência no ânimo, silêncio na língua e vergonha na cara.” Sócrates

“Perdoando demais a quem falhou, faz-se injustiça a quem não falha.” Baldassare Castiglione

“De todas as doenças do espírito humano, a fúria de dominar é a mais terrível.” Voltaire

“Devia existir uma lei que obrigasse político e família de político a só estudar em escola pública e só se tratar em hospital público. Eu não dava um ano pra estar tudo uma maravilha.” Taxista Anônimo.

"Todos aqueles, cuja alma é sufocada pela soberba e a arrogância, sempre estão fazendo se identificar também pela ingratidão, um dos mais baixos sentimentos que assolam a humanidade' Ivan Teorilang.

“Considero a honestidade e a integridade valores muito importantes e que devem ser mantidos e promovidos. Lembro que, para o meu pai, que completou apenas a quinta série, um aperto de mão era tão importante quanto um contrato assinado”. Irmã Annella, freira da Ordem Beneditina.

"O esquecimento é o adubo que nutre a impunidade”. Wesley E. Hayas.

“Eu espero que eu sempre possua firmeza e virtude suficientes para manter o que eu considero o mais invejável de todos os títulos, o caráter de um homem honesto”. George Washington.

"Quando dava pão aos pobres era chamado de Santo, quando perguntei por que os pobres não tinham pão, fui chamado de comunista" (Dom Helder Câmara)

“O ilícito não adquire legitimidade graças ao simples decurso de tempo.” Miguel Reale

“A omissão de quem pode e não auxilia o povo, é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira. Tenho visto muitos espíritos dos que foram homens públicos na terra em lastimável situação na vida Espiritual.” Chico Xavier

“A corrupção tem efeitos destrutivos. Abala as instituições, corrói a ética, desvirtua a justiça, impede o desenvolvimento econômico/social sustentável e enfraquece a vigência da lei.” Carlos Steger

“O que se promete sem cumprir é recebido como afronta pelo superior, injustiça pelo igual e tirania pelo inferior; que a língua não ofereça o que não se sabe se pode ser cumprido.” Diego de Saavedra Fajardo.

“Voto não tem preço, tem consequência, não venda sua consciência.” Autor desconhecido

“Uma sociedade só é democrática quando ninguém for tão rico que possa comprar alguém e ninguém seja tão pobre que tenha de se vender a alguém.” Jacques Rousseau

“O maior inimigo de um governo é um povo culto.” Jô Soares

“No dia em que o povo acordar os governantes não conseguirão dormir.” Autor desconhecido

“Um povo consciente é o maior medo de um governo mal intencionado.” Autor desconhecido

“Você tem a responsabilidade e uma missão importante, colocar na urna não só o voto pessoal, mas a consciência de que ele tem consequências para a sua vida e o futuro da cidade.” Autor desconhecido

"O verdadeiro cristão não vota em político corrupto e ladrão." José Costa

“Um povo que elege corruptos não é vítima, é cúmplice.” Autor desconhecido

‎"Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem." Nelson Rodrigues

"A maioria dos políticos e partidos é farinha do mesmo saco, eles não não têm compromisso com a população." José Costa

“Dê uma cara nova para o futuro do seu município. Vote limpo.” TSE

Por Professor José Costa

Como o cérebro mede o Tempo?


O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.

Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio... você começará a perder a noção do tempo.

Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.

Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.

Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar:

Nosso cérebro é extremamente otimizado.

Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.

Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.

Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.

Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.

É quando você se sente mais vivo.

Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas.

Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.

Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo.

Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.

Como acontece?

Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa, no lugar de repetir realmente a experiência).

Em outras palavras, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa...
São apagados de sua noção de passagem do tempo...

Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.

Conforme envelhecemos, as coisas começam a se repetir - as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.

Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.

Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a...

ROTINA

Não me entenda mal.

A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.

Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque).

Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos..

Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.

Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).

Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.

Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.

Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.

Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.

Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.

Seja diferente.

Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos..... em outras palavras.. V-I-V-A. !!!

Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.

E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.

Cerque-se de amigos.

Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes.

Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é?

Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida..

ESCREVA em tAmaNhos diFeRenTes e em CorES di f E rEn tEs!

CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, REINVENTE.... VIVA!!!!!!!!

Fonte: UOL

Risco cardíaco é 60% maior para quem trabalha em excesso


O problema não é a carga horária, e sim o estresse, o sedentarismo e os maus hábitos

Quem trabalha de três a quatro horas a mais do que as oito regulamentares aumenta em 60% as chances de desenvolver doenças coronárias, em relação aos que batem o cartão na hora certa.

Esses profissionais estariam mais suscetíveis a sofrer de obstrução das artérias coronárias, desencadeando angina (dor no peito devido ao entupimento) e até infarto.
Os dados são de uma pesquisa publicada no "European Heart Journal", que seguiu 6.000 britânicos de meia-idade por 11 anos.

Segundo Luiz Antonio Machado Cesar, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, o que está por trás do resultado não é o trabalho em si, mas os fatores de risco que cercam quem trabalha demais.

"Essas pessoas são mais estressadas e têm menos tempo para praticar atividades físicas, se alimentar melhor e dormir melhor."

O cardiologista Hélio Castello, do hospital Bandeirantes, comenta: "A pressão arterial de quem trabalha demais tende a ser mais elevada, já que a pressão é maior em situações de alerta".

PREVENÇÃO
Se não dá para reduzir as horas de trabalho, Roberto Kalil Filho, diretor do centro de cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, recomenda uma dieta balanceada, uma hora diária de exercícios e exames periódicos.

"Há sempre um vácuo no dia em que as pessoas fazem coisas supérfluas e que poderia ser ocupado com exercícios", afirma. "O trabalho não mata ninguém. O que mata é não se cuidar."

Fonte: UOL - GUILHERME GENESTRETI

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ter uma religião ajuda a reduzir a ansiedade e melhora a imunidade


Espiritualidade implica menor prevalência de depressão, abuso de drogas e suicídio, além de melhor qualidade de vida, maior capacidade de lidar com a doença, menor mortalidade e tempo de internação. Estudos comprovam benefícios de práticas como ioga e meditação à saúde.

A tradição diz que a fé move montanhas. E, além disso, ajuda a reduzir a ansiedade, segundo estudo publicado recentemente pela revista Psychological Science, dirigido por Michael Inzlicht, psicólogo da Universidade de Toronto, no Canadá.

O especialista aplicou um teste denominado Stroop, que utiliza eletrodos para controlar a cognição e avaliar respostas cerebrais a determinados estímulos num grupo de voluntários. E os resultados mostraram que quanto maior o nível de religiosidade, menor a atividade do córtex cingular anterior, vinculado ao controle inconsciente do perigo e dos problemas. O achado foi batizado de Marcador Neural de Convicções Religiosas.

O médico Mario Peres, pesquisador sênior do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, afirma que existem muitos estudos epidemiológicos que evidenciam os benefícios da fé, da espiritualidade ou religiosidade para doenças mentais, menor prevalência de depressão, abuso de drogas e suicídio, melhor qualidade de vida, maior capacidade de lidar com a doença, menor mortalidade e tempo de internação, e ainda melhor função imunológica.

“Como os dados recentes para o Brasil indicam que 92,6% da população possui uma religião, falar sobre o sentido do sofrimento, no contexto de um tratamento médico, é um novo paradigma que, se não colabora para a cura do paciente, lhe garante melhora da qualidade de vida”, diz o especialista.

“A medicina integrativa é uma abordagem medica que visa a cura, abordando a pessoa em seu todo, corpo, mente e espírito, enfatizando as relações terapêuticas entre médico e paciente”, explica o médico Paulo de Tarso Lima, coordenador do Setor de medicina Integrativa e Complementar do Programa Integrado de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

“Na prática, há um compromisso de comunicação entre o grupo de terapeutas envolvidos no tratamento, sem perder de vista a ideia de que a saúde do paciente não depende só desses profissionais”. “A meta comum deve ser estimular o autocuidado como valor para a vida, pois curar-se é também a capacidade de transcender a experiência do sofrimento”, conclui Lima.

Cristina Almeida - UOL Ciência e Saúde

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Vote pela educação!


Este ano você vai escolher deputados, senadores, governador e presidente da República. Para descobrir se seu candidato está comprometido com a melhoria da Educação no Brasil:

Leia o passo a passo a seguir e descubra o que fazer antes de decidir em quem votar nessas eleições:

Informe-se

Saber o que os candidatos fazem pela Educação do Brasil é essencial para tomar uma decisão certa na hora de votar.

• Acompanhe o noticiário. Assista aos telejornais, leia revistas e jornais, acesse os sites de notícias.
• Se possível, varie os veículos em que busca informações (ex: assista cada dia a um telejornal diferente), para poder comparar as informações.
• Aproveite o tempo passado no transporte público para ler revistas e jornais. Falta de tempo não é desculpa para não se informar.

Pesquise na Internet

Vai ser difícil encontrar um candidato que não levante a bandeira da Educação. Mas é importante analisar se ele realmente está envolvido na melhoria da Educação do Brasil. Google neles!

• Digite o nome do candidato e a palavra Educação no site de pesquisa. Assim, você poderá verificar se há notícias ou artigos dele sobre o tema. Leia tudo o que puder. Em tese, quanto mais artigos sobre Educação ele tiver escrito, ou quanto mais tiver mencionado o tema em entrevistas, mais comprometido com a causa ele é.
• Repita a pesquisa combinando o nome do candidato com outros termos ligados à Educação (ex: escola pública, sala de aula, professores etc.) e veja o que ele pensa sobre esses assuntos.
. Acesse os sites da Câmara dos Deputados (www.camara.gov.br) e do Senado Federal (www.senado.gov.br). Você pode saber, por exemplo, quais projetos ele lançou.
. Siga o candidato em redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter. Por meio dessas ferramentas, você descobre o que ele pensa sobre os mais diversos assuntos.
. Veja se o candidato já se envolveu em casos de corrupção e qual a frequência dele no trabalho, caso já participe da vida política brasileira. A ONG Transparência Brasil tem dois projetos que podem ajudá-lo nessa difícil tarefa: o Excelências (www.excelencias.org.br) e o Deu no Jornal (www.deunojornal.org.br).

Assista ao horário eleitoral

É no horário eleitoral que os candidatos apresentam as suas principais propostas para o futuro. Por isso, sempre que possível, é importante ouvir o que eles têm a dizer.

• Analise se o candidato aproveita o tempo na TV para apresentar projetos para a área de Educação ou se apenas ataca os adversários.
• Não se deixe levar pelo visual do programa. As propostas são o que realmente importam. A qualidade do programa é resultado da quantidade de dinheiro que o candidato dispõe.

Troque ideias

Conversar com parentes, amigos e colegas é uma maneira de conhecer opiniões diferentes e refletir sobre suas próprias posições.

• Deixe as paixões de lado e descubra por que nem todo mundo vai votar no mesmo candidato que você. Assim, descobrirá coisas interessantes sobre os outros concorrentes.
• Exponha a sua opinião para os outros. É uma forma de refletir sobre suas próprias escolhas.
Não se deixe manipular
• Nunca aceite doações ou presentes de candidatos, como cestas básicas e materiais de construções. Isso constitui compra de voto e é crime
• Se souber de algum candidato que esteja fazendo isso, denuncie-o. Descubra se o Tribunal Regional Eleitoral oferece o serviço de Disque-Eleitor. Se não for o caso, procure imediatamente o Ministério Público.

SABE POR QUE VOTAR EM CANDIDATOS COMPROMETIDOS COM A MELHORIA DA EDUCAÇÃO É IMPORTANTE?

• Porque Educação de qualidade para todos os cidadãos ajuda a reduzir a violência, a pobreza, a fome e a discriminação
• Porque cidadãos bem formados são mais bem remunerados e consomem mais, fazendo a economia girar.
• Porque a Educação brasileira ainda está em níveis muito abaixo da dos países desenvolvidos.
• Porque países que priorizaram o ensino de qualidade nas últimas décadas registraram um crescimento econômico acima da média (é o caso da Coreia do Sul e da Irlanda).
• Porque, quanto melhores forem as escolas de um país, mais qualificada será a mão de obra das empresas e melhores serão os produtos e serviços oferecidos ao consumidor.

VOTE BEM NAS ELEIÇÕES 2010

O Brasil só melhora com Educação de qualidade e você tem tudo a ver com isso

Embora a Educação do Brasil tenha melhorado nos últimos anos, falta muito para garantir ensino de qualidade a todos os brasileiros em idade escolar. Se não melhorarmos dramaticamente a qualidade do nosso ensino básico, não apenas tiraremos as chances para um futuro melhor de nossos filhos e netos. Liquidaremos de vez a esperança de criar um país próspero e desenvolvido em um mundo em que o grande diferencial está não nos recursos físicos, mas no conhecimento.

A Educação é uma das principais responsabilidades dos governos municipais, estaduais e federal — mas também depende de nosso envolvimento. E nós podemos ajudar a mudar o destino de nossa nação por meio do voto. Se selecionarmos candidatos comprometidos com a melhoria da Educação, podemos fazer a diferença. Veja os números abaixo:

• 39,5% dos jovens brasileiros de 16 anos não terminaram o Ensino Fundamental.
• Apenas 9,8% dos alunos do 3º ano do Ensino Médio sabem o conteúdo esperado de Matemática e 24,5%, o de Língua Portuguesa.
• 55,1% dos jovens brasileiros de 19 anos não conseguiram concluir o Ensino Médio.
• 74% da população brasileira não consegue entender um texto simples.

É por causa de números como esses que todos devemos nos mobilizar em prol da melhoria da Educação no Brasil. Votar bem no dia 3 de outubro é um grande passo, mas você pode começar agora, participando da campanha “Eu voto na Educação”. Com três cliques, você registra que a Educação é sua prioridade. Podem participar da campanha todos os que possuem conta em pelo menos uma destas três redes sociais: Orkut, Twitter ou Facebook. Não perca tempo!

Fonte: www.educarparacrescer.com.br

domingo, 19 de setembro de 2010

ENEM 2010: SAIBA COMO AS UNIVERSIDADES FEDERAIS IRÃO UTILIZAR A NOTA DO EXAME


Enem 2010: confira o aproveitamento da nota do exame em todas as universidades federais


A UFG (Universidade Federal de Goiás), a Unifap (Universidade Federal do Amapá) e a Unifal (Universidade Federal de Alfenas) já decidiram como a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será utilizada nos vestibulares para ingresso em 2011. Com isso, já é possível saber como todas as 59 universidades federais aproveitarão a nota do Exame.
A Unifal, localizada em Minas Gerais, irá ofertar todas as vagas do processo seletivo 2011, para o primeiro e o segundo semestre, pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação).
Na Unifap, 50% das vagas serão preenchidas pela nota do Enem 2010 ou 2009. O candidato deve realizar a inscrição no vestibular, no período de 1 de outubro a 1 de novembro, e indicar que pretende concorrer pelo uso do Enem. Esses candidatos estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição. Confira outras informações sobre este processo aqui.
Para o vestibular da UFG, o Enem poderá ser usado para compor a média final do estudante. O uso da nota é opcional e só será aceito quando beneficiar o candidato. Segundo a instituição, algumas vagas dos cursos que ficaram com 20% ou mais de vagas ociosas serão disponibilizadas pelo Sisu.
Confira no quadro a forma de utilização do Enem em todas as universidades federais:

Veja como as Universidades Federais irão utilizar a nota do Enem 2010

Norte

Ufam (Universidade Federal do Amazonas) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (50%)

Ufac (Universidade Federal do Acre) 100% das vagas de filosofia e 50% das vagas de música/licenciatura serão preenchidas pelo Enem 2010

UFPA (Universidade Federal do Pará) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010

Ufra (Universidade Federal Rural da Amazônia) Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011

Unir (Universidade Federal de Rondônia) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010

UFRR (Universidade Federal de Roraima) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (20%)

Unifap (Universidade Federal do Amapá) Vai preencher 50% das vagas do vestibular 2011 pela nota do Enem 2010 ou 2009

UFT (Universidade Federal do Tocantins) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (25%)

Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará Vai usar exclusivamente a nota do Enem 2010

Nordeste

UFS (Universidade Federal de Sergipe) Vai usar o Enem 2010 somente para vagas remanescentes

UFPI (Universidade Federal do Piauí) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (50%)

UFMA (Universidade Federal do Maranhão) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) Vai disponibilizar 245 vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

Ufal (Universidade Federal de Alagoas) Vai usar o Enem 2010 somente para vagas remanescentes

UFBA (Universidade Federal da Bahia) Seleção pela nota do Enem para 1.460 vagas dos bacharelados interdisciplinares e 95 dos cursos superiores de tecnologia

UFPB (Universidade Federal da Paraíba) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (10%)

UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010

UFC (Universidade Federal do Ceará) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) Vai usar exclusivamente a nota do Enem 2010

Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

Unilab (Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira) Vai usar exclusivamente a nota do Enem 2010

Centro-oeste

UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

UnB (Universidade de Brasília) Vai usar o Enem 2010 somente para vagas remanescentes

UFG (Universidade Federal de Goiás) Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011/Vai disponibilizar parte das vagas pelo Sisu

UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) Vai usar o Enem 2010 somente para vagas remanescentes

Sudeste

Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

UFV (Universidade Federal de Viçosa) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (20%)/Vai usar o Enem como parte da nota

UFU (Universidade Federal de Uberlândia) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010/Vai disponibilizar 332 vagas pelo Sisu

UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu/Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011

UFF (Universidade Federal Fluminense) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (20%)

Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010

UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010

UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010

UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (20% sistema de cotas/40% sistema universal)

Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Vai disponibilizar 628 vagas pelo sistema misto (Enem 1ª fase) e 1.720 vagas pelo Sisu

Ufla (Universidade Federal de Lavras) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (60%)

Unifal (Universidade Federal de Alfenas) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (50%)

UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011

Unifei (Universidade Federal de Itajubá) (4 engenharias terão o Enem como 1ª fase/25 cursos serão disponibilizados pelo Sisu

UFABC (Universidade Federal do ABC) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

Sul

UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

UFPel (Universidade Federal de Pelotas) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011

UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011

UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011

UFPR (Universidade Federal do Paraná) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (10%)/Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011

Unipampa (Universidade Federal do Pampa) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

Furg (Fundação Universidade Federal do Rio Grande) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

O que é o Enem

O Enem é organizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Mais de 4,6 milhões de estudantes se inscreveram para participar do Enem 2010. Exatamente 4.611.441 candidatos são esperados para fazer as provas nos dias 6 e 7 de novembro.
As provas terão a mesma estrutura do ano passado. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos.
No primeiro dia do exame, um sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas. A prova começa às 13h e vai até as 17h30. No domingo, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e da redação.

Fonte: UOL

sábado, 18 de setembro de 2010

Sobre o Alzheimer


Meu pai está com Alzheimer. Logo ele, que durante toda vida se dizia 'o Infalível'. Logo ele, que um dia, ao tentar me ensinar matemática, disse que as minhas orelhas eram tão grandes que batiam no teto. Logo ele que repetiu, ao longo desses 54 anos de convivência, o nome do músculo do pescoço que aprendeu quando tinha treze anos e que nunca mais esqueceu: esternocleidomastóideo.

O diagnóstico médico ainda não é conclusivo, mas, para mim, basta saber que ele esquece o meu nome, mal anda, toma líquidos de canudinho, não consegue terminar uma frase, nem controla mais suas funções fisiológicas, e tem os famosos delírios paranóicos comuns nas demências tipo Alzheimer.

Aliás, fico até mais tranquilo diante do 'eu não sei ao certo' dos médicos; prefiro isso ao 'estou absolutamente certo de que....', frase que me dá arrepios.

E o que fazer... para evitarmos essas drogas?

Como?

Lendo muito, escrevendo, buscando a clareza das idéias, criando novos circuitos neurais que venham a substituir os afetados pela idade e pela vida 'bandida'.

Meu conselho: é para vocês não serem infalíveis como o meu pobre pai; não cheguem ao topo, nunca, pois dali só há um caminho: descer. Inventem novos desafios, façam palavras cruzadas, forcem a memória, não só com drogas (não nego a sua eficácia, principalmente as nootrópicas), mas correndo atrás dos vazios e lapsos.

Eu não sossego enquanto não lembro do nome de algum velho conhecido, ou de uma localidade onde estive há trinta anos.. Leiam e se empenhem em entender o que está escrito, e aprendam outra língua, mesmo aos sessenta anos.

Coloquem a palavra FELICIDADE no topo da sua lista de prioridades: 7 de cada 10 doentes nunca ligaram para essas 'bobagens' e viveram vidas medíocres e infelizes - muitos nem mesmo tinham consciência disso.

Mantenha-se interessado no mundo, nas pessoas, no futuro. Invente novas receitas, experimente (não gosta de ir para a cozinha?
Hum... Preocupante). Lute, lute sempre, por uma causa, por um ideal, pela felicidade. Parodiando Maiakovski, que disse 'melhor morrer de vodca do que de tédio', eu digo: melhor morrer lutando o bom combate do que ter a personalidade roubada pelo Alzheimer.

Dicas para escapar do Alzheimer:

Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões.

Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que NEURÓBICA, a 'aeróbica dos neurônios', é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro. Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso; limitam o cérebro.

Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios 'cerebrais' que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional. Tente fazer um teste:

- use o relógio de pulso no braço contrário;
- escove os dentes com a mão contrária da de costume;
- ande pela casa de trás para frente; (vi na China o pessoal treinando isso num parque);
- vista-se de olhos fechados;
- estimule o paladar, coma coisas diferentes;
- veja fotos de cabeça para baixo;
- veja as horas num espelho;
- faça um novo caminho para ir ao trabalho.

A proposta é mudar o comportamento rotineiro!
Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro. Vale a pena tentar!

Roberto Goldkorn é psicólogo e escritor

Viver ou juntar dinheiro?


Recebi uma mensagem muito interessante de um ouvinte da CBN e peço licença para lê-la na íntegra, porque ela nem precisa dos meus comentários. Lá vai:

"Prezado Max meu nome é Renato, tenho 61 anos, e pertenço a uma geração azarada. Quando eu era jovem as pessoas diziam em escutar os mais velhos, que eram mais sábios agora me dizem que tenho de escutar os jovens porque são mais inteligentes.Na semana passada eu li numa revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico. E eu aprendi muita coisa. Aprendi por exemplo, que se eu tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, durante os últimos 40 anos, eu teria economizado R$ 30.000,00. Se eu tivesse deixado de comer uma pizza por mês teria economizado R$ 12.000,00 e assim por diante. Impressionado peguei um papel e comecei a fazer contas, e descobri para minha surpresa que hoje eu poderia estar milionário.Bastava eu não ter tomado as caipirinhas que eu tomei, não ter feito muitas das viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que eu comprei, e principalmente não ter desperdiçado meu dinheiro, em itens supérfluos e descartáveis. Ao concluir os cálculos percebi que hoje eu poderia ter quase R$ 500.000,00 na conta bancária. É claro que eu não tenho este dinheiro. Mas se tivesse sabe o que este dinheiro me permitiria fazer?Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar com itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que eu quisesse e tomar cafezinhos à vontade. Por isso acho que me sinto feliz em ser pobre. Gastei meu dinheiro com prazer e por prazer.E recomendo aos jovens e brilhantes executivos, que façam a mesma coisa que eu fiz. Caso contrário eles chegarão aos 61 anos com um monte de dinheiro, mas sem ter vivido a vida".

Por Max Gehringer

DENUNCIE OS CRIMES ELEITORAIS



DENUNCIE OS CRIMES ELEITORAIS


Ouvidoria do TRE/SE: (79) 2106-8777. E-mail: ouvidoria@tre-se.gov.br ou ainda por correspondência preenchendo o formulário eletrônico no site www.tre-se.gov.br. O prazo para as respostas às consultas é de 03 (três) dias. Na Procuradoria Regional Eleitoral: Enviar, por correio, a documentação endereçada à Procuradoria da República em Sergipe, situada na Avenida Beira Mar, nº 1064, Praia Treze de Julho, Aracaju/SE, CEP 49020-010: Enviar para o e-mail denuncia@prse.mpf.gov.br ou preencher formulário site www.prse.mpf.gov.br

Dando continuidade às ações do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, a OAB/SE cria um Disk Denúncia específico para recepcionar denúncias de atos que possam caracterizar crimes eleitorais. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3301 – 9130 ou por e-mail eleicoes2010@oabse.org.br.O telefone ficará à disposição da comunidade durante a semana, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

As denúncias serão recepcionadas por Natália Carmelo, secretária da Presidência da OAB/SE, para que a entidade possa fazer os encaminhamentos necessários para apuração dos fatos denunciados e a punição dos envolvidos em atos ilícitos durante o processo eleitoral. Obrigatoriamente, conforme adverte o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, o denunciante identifica-se, narra os fatos, apresenta as eventuais provas e a OAB/SE tem o compromisso de manter o denunciante em absoluto sigilo. “O anonimato pode incentivar o trote e denúncias maquiadas, o que não é o propósito do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral”, explica o presidente da OAB/SE.

Fonte: Blog Cláudio Nunes - Infonet

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2010



SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2010
18 a 25 de setembro

TEMA: CINTO DE SEGURANÇA E CADEIRINHA

A redução das lesões e mortes no trânsito é um desafio mundial. Mais de um milhão de pessoas de todas as nações são vítimas fatais de acidentes de trânsito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cinco fatores que causam o maior número de mortes e lesões no trânsito entre os quais está a não utilização do cinto de segurança.

No Brasil, em 2008, de acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros de veículos automotores utilizam o cinto de segurança. Provavelmente, este comportamento reflete ações de educação e fiscalização de trânsito que mobilizaram os cidadãos de forma eficiente. Prática de notável relevância para segurança do trânsito brasileiro haja vista que o uso do cinto pelo condutor e pelo passageiro do banco dianteiro reduz em 50% o risco de morte em uma colisão de trânsito.

Apesar disso,o mesmo estudo realizado pela SBOT indica que apenas 11% dos passageiros utilizam o cinto no banco traseiro. O risco de morte de um condutor utilizando o cinto de segurança, como resultado de um passageiro do banco traseiro sem cinto, é cinco vezes maior do que seria se esse passageiro estivesse retido pelo cinto.

Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2008 foram registradas 22.472 vítimas não fatais de acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos de idade e 802 vítimas fatais de mesma faixa etária (Dados Denatran).

Dentre estes acidentes de trânsito, estão os que vitimam a criança na condição de passageira de veículos. Neste caso é exatamente o uso do dispositivo de retenção, popularmente conhecido como bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, que pode diminuir drasticamente as chances de lesões graves – e de morte – no caso de uma colisão.

O uso do cinto de segurança não é a forma mais segura para transporte de crianças em veículos, pois foi desenvolvido para pessoas com no mínimo 1,45 de altura. Por este motivo é necessário o uso de um dispositivo de retenção adequado às condições da criança.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realizou um levantamento de dados constituídos a partir da pesquisa “A balada, a carona e a Lei Seca”, realizado em 2009, em seis capitais brasileiras, onde registrou que apenas 2 em cada 10 jovens do ensino médio usam SEMPRE o cinto de segurança.

Nesse sentido, trabalhar pela utilização do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção adequado às condições da criança é um desafio; um compromisso a ser assumido por todos os profissionais da área. Além de diminuir a taxa de mortalidade em acidentes, o cinto de segurança reduz a severidade das lesões sofridas pelos ocupantes do veículo em uma colisão. Acrescenta-se ainda que o cinto previne a ejeção de condutor e passageiros do veículo, comum em capotamentos. De acordo com o American College of Emergency Physicians, 44% dos passageiros que viajavam sem cinto e que morreram foram ejetados, parcial ou totalmente, do veículo.

Importante considerar que a prevenção de mortes e lesões no trânsito a partir da utilização do cinto de segurança impacta diretamente nos custos hospitalares e demandas de reabilitação.

O tema “CINTO DE SEGURANÇA E CADEIRINHA”, da Semana Nacional de Trânsito de 2010, possibilitará que os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito promovam, à população em geral, ações de segurança a partir de um aspecto pontual. É uma oportunidade para suscitar reflexões, incentivar discussões e criar atividades que explorem com profundidade a real importância e necessidade do uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção adequado às condições da criança.

ALFREDO PERES DA SILVA
Presidente do Contran e Diretor do Denatran