terça-feira, 12 de março de 2013

A verdade sobre 12 mitos relacionados à saúde

Ditados populares, ensinamentos das nossas mães, coisas que vemos em filmes, enfim, há uma gama de mitos sobre saúde que nos espantam. Será que os truques que conhecemos funcionam? Será que é verdade que não podemos nadar depois de comer? Confira a lista.




MITO 1: VOCÊ NÃO DEVE CORTAR A CASCA DO PÃO, PORQUE ELA É CHEIA DE VITAMINAS
Em 2002, pesquisadores descobriram que no processo de cozimento do pão, ele produz um novo tipo de antioxidante que combate o câncer que é oito vezes mais abundante na casca do que no miolo. Ainda assim, é mais importante comer um pão de trigo integral inteiro, com ou sem a casca, porque é cheio de nutrientes, como fibras. Procure por essa característica nos pães que comprar.





MITO 2: SE VOCÊ SAIR COM O CABELO MOLHADO, VAI PEGAR UM RESFRIADO
Você vai sentir frio, mas com certeza estará saudável. Uma pesquisa sobre o assunto descobriu que um grupo que ficou com o cabelo molhado não pegou mais resfriado do que o grupo que estava seco. Conclusão: a sensação de frio não afeta o sistema imunológico.




MITO 3: SE VOCÊ FICAR VESGO DE PROPÓSITO, SEUS OLHOS VÃO FICAR DESSE JEITO PARA SEMPRE
Segundo os médicos, não há nenhum dano no olho se você ficar vesgo voluntariamente. Mas se você perceber que seu filho está fazendo muito isso (quando não está imitando um personagem de desenho animado), ele pode ter problemas de visão e é bom consultar um médico.







MITO 4: SE ESTIVER RESFRIADO, COMA, E SE ESTIVER COM FEBRE, PASSE FOME
Na verdade, em ambos os casos, coma e beba, e beba um pouco mais. Ficar hidratado é a coisa mais importante, porque as pessoas perdem muito líquido quando estão doentes. Não há nenhuma necessidade especial para bebidas que contenham eletrólitos (como Gatorade), a menos que você esteja gravemente desidratado por causa de vômitos ou diarréia.






MITO 5: SE VOCÊ ENGOLIR CHICLETE, ELE VAI FICAR NO SEU ESTÔMAGO POR SETE ANOS
Como acontece com a maioria de objetos não alimentares que as crianças engolem, o chiclete é transportado por líquidos através do trato intestinal, e dentro de alguns dias é liberado. E mesmo que ele não se quebre facilmente no sistema digestivo, provavelmente não vai nem causar uma dor de estômago.






MITO 6: MAÇÃ É BOM PRA SAÚDE
Um punhado de mirtilos é mais eficiente em manter o médico afastado do que as maçãs, pois é rico em antioxidantes e fibras. Mas o certo mesmo é comer uma variedade de frutas e verduras para prevenir muitas doenças crônicas, como doenças cardíacas, pressão arterial alta e diabetes.




MITO 7: VOCÊ PERDE 75% DO CALOR DO SEU CORPO ATRAVÉS DE SUA CABEÇA
Segundo especialistas, essa ideia deve ter saído com base no tamanho da cabeça de uma criança, que é uma percentagem muito maior do total do corpo do que uma cabeça de adulto. Os bebês devem sim, ter as cabeças cobertas no frio. Já para um adulto, o valor é mais para 10%. O calor escapa a partir de qualquer área exposta (pés, braços, mãos), então colocar um chapéu não é mais importante do que por luvas.



MITO 8: PARA SE LIVRAR DOS SOLUÇOS, ALGUÉM TEM QUE TE ASSUSTAR
A maioria da sabedoria popular sobre soluços, como prender a respiração ou beber um copo de água de ponta cabeça, não foi clinicamente comprovada como eficaz. Entretanto, em 1971 foi publicada uma pesquisa que dizia que tomar uma colher de chá de açúcar branco granulado ajudava. Dá pra tentar em casa.




MITO 9: COMER PEIXE TE DEIXA MAIS INTELIGENTE
Para crianças de até três ou quatro anos, este é verdadeiramente o caso. Os peixes, especialmente os oleosos, como salmão, são cheios de ácidos graxos ômega-3, incluindo DHA (ácido docosahexaenóico). O DHA é particularmente benéfico nos dois primeiros anos de vida para o desenvolvimento do cérebro, cognição, e acuidade visual. Se não gostar de peixes, pode obter ômega-3 de abacates, nozes e óleo de canola.


MITO 10: VOCÊ NÃO DEVE NADAR POR UMA HORA DEPOIS DE COMER
Depois que você come, seu sangue flui mais para o sistema digestivo e para longe dos músculos. A ideia é que se você se exercita vigorosamente logo depois de comer, a falta de sangue faz com que você não tenha força nos músculos e se afogue. Mas isso não vai acontecer. Você pode ter menos energia para se exercitar, mas isso não deve atrapalhar a sua capacidade de nadar.


MITO 11: TODA CRIANÇA PRECISA DE VITAMINA DIARIAMENTE
A verdade é que as crianças que são exclusivamente amamentadas durante o primeiro ano devem tomar um suplemento de vitamina D. Depois disso, um multivitamínico não vai machucar ninguém, mas muitos especialistas dizem que mesmo se a criança já não come mais de tudo, não é preciso forçar as vitaminas. Mesmo as crianças extremamente exigentes com comida crescem normalmente.


MITO 12: LEITE QUENTE AJUDA A ADORMECER
O leite contém pequenas quantidades de triptofano (também presente nos perus), mas você teria que beber galões para obter um efeito sonífero. O que é eficaz é uma rotina que ajude as crianças a desacelerar. E se um copo de leite morno é parte do processo, ele pode ter um efeito placebo, independentemente da ciência. [CNN]

segunda-feira, 11 de março de 2013

Saia da rotina e turbine a memória


Para mantê-la em forma, amplie o repertório cultural e diversifique as atividades diárias. E não se esqueça: bons hábitos alimentares, relaxantes noites de sono e atividade física colaboram

 Não adianta ler esta reportagem várias vezes para memorizar nossas dicas, mas prestar muita atenção em cada uma delas será essencial. "A boa memória depende de atenção. Se a pessoa está desatenta ou distraída, não fixa bem as informações", explica a neuropsicóloga e professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) Cláudia Memória. Considerando que esta é uma leitura importante para sua saúde faça uma reflexão crítica sobre o que vir desta página em diante. "A leitura nos dá agilidade mental, aumenta nosso vocabulário e facilita a capacidade de associar ideias", a especialista ressalta. E se você tiver um marcador de texto ao seu lado, abuse dele. Se amarelo, melhor ainda, pois essa cor proporciona maior retenção que as outras.

Ler não somente desperta a visão, mas pode estimular outros sentidos. Um autor que escreve que certa personagem "sentiu o aroma de um bolo saboroso" faz que seu leitor resgate aromas de bolos saborosos em sua memória. Segundo o biólogo Douglas Engelke, do Laboratório de Neurobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, quanto mais diverso for o repertório de uma pessoa (literário, musical, cinematográfico etc.), melhor funcionará sua memória. Então, a grande dica é: não importa o tipo de leitura, se literária ou informativa, devore tudo o que vier pela frente.

Os efeitos do tempo
A redução do número de sinapses (as conexões entre os neurônios), o decréscimo na produção de neurotransmissores e os declínios do metabolismo são problemas naturais que acompanham o envelhecimento e, por consequência, nossas memórias - ou a capacidade de criá-las. Essas alterações se refletem na resolução de novos problemas e na velocidade com que processamos informações. "A capacidade de aprendizado se mantém ao longo da vida, porém é necessário um tempo maior de exposição ao conteúdo para sua aquisição", diz Cláudia.

O biólogo Ilton da Silva, do Laboratório de Neurociências e Comportamento do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) explica que manter uma constante atividade intelectual pode minimizar a perda de neurônios. Pessoas que tiveram uma atividade intensa do cérebro durante a vida protegem o órgão dessas perdas e têm menor suscetibilidade a doenças como a de Alzheimer. "Estudos mostram que há nascimento de neurônios todos os dias e que, além daquelas atividades intelectuais, eles podem ser estimulados por meio de atividades físicas. Quanto mais você fizer pelo seu cérebro, menos sofrerá quando a idade avançada chegar", sugere ele.

Não confunda
- É possível que a desatenção (ou a não concentração) seja confundida com falta de memória. Há testes capazes de fazer essa distinção, que são realizados por um especialista. Ele indicará a melhor forma de contornar o problema.
- Deu branco? O esquecimento tem papel fundamental no processo de aprendizado, pois serve para não atrapalhar a aquisição de novas informações. "Lapso de memória não é problema de memória", ressalta Cláudia Memória.
- Ausência de memória pode ser falta de estratégias eficazes. Lance mão de alarmes, agendas e blocos de anotações (aqueles coloridos e autoadesivos são ótimos para sair colando por aí)... Mude o anel de dedo ou troque o relógio de braço para sinalizar pendências. E altere seu discurso: em vez de dizer "eu não posso me esquecer", prefira "o que eu preciso fazer para me lembrar de...".

Mente sem estresse
Um novo aprendizado demanda o envolvimento de diversas vias neuronais. E, às vezes, trabalhamos nossa mente à exaustão (excesso de metabolismo) para "criar um arquivo", fazendo que uma atividade que poderia ser prazerosa se torne chata. O estresse é inimigo da memória, pois com ele vem de brinde o hormônio cortisol. "No hipocampo, há um grande número de receptores para o cortisol, o que faz que a memória fique prejudicada quando há excesso dele", explica a neuropsicóloga. Para ela, memorizar nada mais é do que associar treino e disciplina. "Um bom memorizador é um bom estrategista", pontua.
Alimentação e exercícios físicos também são importantes para manter a memória em boa forma. No cardápio, inclua alimentos ricos em flavonoides (presentes nas frutas vermelhas), ômega-3 (peixes, castanhas), vitaminas do complexo B (carnes vermelhas, aves, grãos integrais, leite) e colina (ovos) - este último nutriente é precursor do neurotransmissor acetilcolina, que é envolvido no processo de memorização. Os exercícios físicos aumentam a oxigenação cerebral e promovem a liberação de substâncias favoráveis ao aprendizado. O biólogo Engelke salienta que, além da liberação de dopamina - neurotransmissor que favorece a consolidação das memórias -, exercícios físicos trabalham a coordenação motora, propondo desafios para o cérebro.
Vale salientar que, depois de um dia intenso de trabalho ou ginástica, descansar é obrigatório. "Dormir é necessário para fortalecer o aprendizado, sobretudo na fase do sono chamada REM (do inglês, Movimentos Rápidos dos Olhos), que consolida a memória de longo prazo", afirma Claúdia.

Use os cinco sentidos
Sair da rotina é o mesmo que aprimorar seus neurônios. "O mais importante é diversificar as atividades para mobilizar diferentes áreas do cérebro. As portas de entrada das informações que nos cercam são os sentidos", diz a neuropsicóloga Claudia. Ela alerta para o fato de que a visão e a audição são supervalorizadas na nossa cultura e que, portanto, acabamos esquecendo o tato, o olfato ou o paladar na hora de reforçar a aquisição de uma informação.

Aprender a tocar um instrumento musical; estudar uma língua estrangeira; jogar videogame; fazer sudoku; buscar novas rotas para o trabalho; matricular-se em aulas de dança. Há um sem-número de atividades à sua disposição, contanto que não sejam realizadas como sendo mais algumas entre as tarefas maçantes do cotidiano. "É complicado dizer a uma pessoa que, para turbinar sua memória, ela tenha de, obrigatoriamente, fazer palavras-cruzadas no período da manhã. Simplesmente, pode não ser interessante para ela", pondera o biólogo Silva. "Todas essas atividades são importantes quando elas dão prazer. Aí, sim, serão benéficas para o cérebro".

Como você adquire e retém as memórias

AQUISIÇÃO
O lobo frontal é responsável pela memória de curto prazo. Caso a informação seja relevante (ou repetida diversas vezes), esse conhecimento será registrado no lobo temporal - especificamente, em uma região chamada hipocampo. E, já que são áreas do cérebro distintas, é o que explica o porquê de uma pessoa com doença de Alzheimer não recordar a data atual, mas ser hábil para tocar um instrumento musical.

ARMAZENAMENTO
As memórias estão subdivididas em: declarativa (o saber que) e implícita (o saber como). A primeira, ligada ao lobo temporal, tem a ver com registrar nomes, o local onde se deixou um objeto etc. Já a segunda relaciona-se a habilidades, hábitos e outros tipos de aprendizagem (tocar um instrumento, pintar, falar uma língua estrangeira).

EU DIÁRIO: COMPONDO UMA AGENDA MENTAL
- Use calendários, circulando a data no início do dia assim que acordar, e, ao se deitar, risque-a. Diga em voz alta a data ("Hoje é sexta-feira, dia 22 de março de...") para reforçar a informação. Faça também uma conferência mental dos afazeres.
- Sempre que sair de casa, pergunte-se: preciso levar algo? Tenho de passar em algum lugar? Devo me encontrar com alguma pessoa?
- E, na volta, as perguntas podem ser: tenho de levar algo para casa? Preciso passar em algum lugar? Alguém me pediu algo? Há alguma tarefa ainda pendente?
- Repasse tudo o que foi feito ao longo do dia antes de dormir. Se você for disciplinado, escreva em uma agenda física o que conseguiu cumprir, assim como as pendências.

Neuróbica: mente em treinamento
Quem fez o termo "neuróbica" (uma alusão aos exercícios aeróbicos) ficar conhecido mundialmente foram Lawrence C. Katz e Manning Rubin, autores do livro Mantenha seu cérebro vivo (Ed. Sextante). A publicação contém dicas de exercícios que fariam o cérebro quebrar sua rotina, envolvendo todos os sentidos nas atividades diárias, criando novas formas de memorizar ações. Embora não haja experimentação científica que comprove a eficácia de tais exercícios neuróbicos, as sugestões abaixo (extraídas do livro) fazem algum sentido. Você concorda?

1) Vestir-se ou tomar banho de olhos fechados
2) Jantar com a família em silêncio e se comunicar por gestos
3) Usar a mão não dominante para escovar os dentes
4) Faça um novo caminho até o trabalho, buscando rotas não habituais
5) Procure as chaves de casa dentro da bolsa sem olhar para elas
6) Troque o programa de TV da noite por um jantar com um amigo
7) Prove novos pratos quando for a um restaurante que aprecia

DICAS PARA ORGANIZAR A "CABEÇA"
Exercite a mente com disciplina, prazer e organização. Use cadernetas, agendas, listas, desde que não gerem estresse. "Usar esses dispositivos não é um demérito, mas um jeito mais organizado de lidar com as demandas diárias", pontua a neuropsicóloga Cláudia, que deu as dicas abaixo:

- Quando montar uma lista de supermercado, divida-a por áreas: higiene pessoal, limpeza, etc. Não é preciso segui-la piamente. Carregue-a simples conferência.
- Trabalhe com os dois hemisférios do cérebro. A leitura recruta, em grande parte, o hemisfério esquerdo. Imagine situações propostas pelo que é lido. Isso estimula o outro lado do cérebro, que é mais visual.
- Se for apresentado para uma nova pessoa, repita o nome dela durante a conversação. Pense em conhecidos seus que sejam homônimos. Além disso, preste atenção às feições e guarde o que for mais marcante, - a junção de estratégias reforça a informação.
- Classifique suas anotações por "áreas da vida" em bloquinhos de cores distintas: verde para assuntos pessoais; amarelo, temas do trabalho; rosa, coisas da casa.

domingo, 10 de março de 2013

A importância dos professores e pais na educação

Há algum tempo, a imprensa nacional apresentou uma mãe revoltada com a professora que obrigou seu filho a pintar uma parede por ele pinchada e de tê-lo constrangido perante os colegas e por isto, não estava querendo ir mais à escola. A escola tinha sido pintada por um mutirão de pais, professores e alunos durante um final de semana e a professora ao ver o que o aluno tinha feito, tomou a decisão correta de mandar o aluno pintar; decisão esta, que foi errada na opinião da mãe e de 2% dos internautas que responderam a enquete no site da Rede Globo; a maioria usou o bom senso e concordou com a professora.

Esta mãe deveria era agradecer a professora por ter ensinando ao seu filho respeito e responsabilidade com o patrimônio público e impondo-lhe regras e limites, o que ele provavelmente não recebe em casa. Alguns pais não educam seus filhos em casa, onde deve ser a base para a educação, e quando o professor tenta fazer o que eles não fazem, é criticado, agredido e até processado. Este é um dos milhares de casos que ocorrem diariamente nas escolas de todo o país e que a maioria do povo não fica sabendo. Professores, alunos e pais se confrontam dentro e fora das salas de aula pelas inversões de valores que a sociedade impõe a todos, como se fossem normais. Professores são xingados, ameaçados e agredidos física e moralmente por alguns alunos e pais que não compreendem o verdadeiro papel dos mesmos na escola. O professor não é apenas um transmissor de conteúdos, mas que também contribui na formação integral do aluno, ensinando-o valores morais e sociais, que muitas vezes não são ensinados em casa. Esses valores fazem com que o cidadão seja consciente de seus deveres e direitos perante a sociedade. O que esta acontecendo na escola é um reflexo de casa, os filhos não respeitam os pais e automaticamente não respeitam os professores na escola.

Algumas décadas atrás, o professor era considerado um segundo pai. Na escola, era uma autoridade, tinha o respeito dos alunos e da sociedade. Alguns pais chegavam a autorizar ao professor de ser rígido com seu filho quando o mesmo não se comportasse, faltasse com o respeito ou não quisesse estudar. Atualmente, estamos vendo o contrário: o professor não pode repreender o aluno na frente dos demais; se falar em cidadania, é “chato”; quando disciplina, é “autoritário”; se não enrola nas aulas, explica todo o conteúdo é, “certinho demais”; se não falta, não chega atrasado ou não termina a aula antes do horário é, “Caxias”; se não deixa o aluno gazear a aula, é “moralista”, se não permite as conversas paralelas em sala de aula, é “enjoado”, ou seja, o professor que ensina e tem compromisso com a educação é para alguns alunos um professor ruim, é a inversão dos valores; ainda bem que a maioria quer alguma coisa, mas os que não querem atrapalham e prejudicam o bom andamento de uma aula.

Alguns pais querem passar a responsabilidade de educar seu filho á escola, porque eles não têm tempo de educá-lo em casa, estão sempre muito ocupados ou trabalhando e ficam ausentes da educação dele. Em casa, dão tudo que o filho pede, não sabem dizer não no momento certo e por isto, não impõe limites. Quando o filho chega à escola, o professor faz tudo ao contrário dos pais: aplica regras, faz cobranças, impõe limites e ai, há o confronto de valores. É quando alguns alunos se rebelam contra o professor e a escola se transforma em campo de batalha, eles se tornam indisciplinados e até agressivos. É lamentável que alguns pais apoiem os filhos e fiquem contra os professores, mesmo sabendo que eles estão errados. Como afirmou Coelho Neto: “É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais”.

Durante o ano letivo, todos os pais são convidados a participarem das reuniões de pais e mestres para serem informados sobre a vida escolar de seus filhos, mas alguns nunca comparecem. Quando o filho é reprovado, eles procuram a direção, coordenação ou o professor para questionar, reclamar e culpá-los pelo fato.

Alguns professores estão sendo desestimulados a continuar na profissão pela falta de interesse dos alunos pelo estudo, pela pouca valorização da sociedade, por ter a menor remuneração entre os profissionais com formação equivalente e pela falta de compromisso dos políticos com a educação, mesmo com a campanha do MEC mostrando a importância do professor no desenvolvimento de um país.

Os pais precisam refletir melhor sobre a importância deles na educação do seu filho, acompanhando-o na escola, participando das reuniões para saber sobre o seu desempenho e comportamento nos estudos; conversando com os professores, coordenadores e direção para saber se ele está assistindo às aulas, se gosta de estudar, se é bem comportado. As respostas logo aparecerão e os problemas com a indisciplina poderão ser solucionados a tempo. Os professores querem que seus alunos sejam bem educados e tenham sucesso na vida, porque apesar dos percalços da profissão, a sua formação é de educador.  Dessa forma, a educação das crianças deve ser conduzida pelas duas maiores instituições da sociedade: família e escola. Como afirmou Pitágoras: “Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”.

José Costa
Professor de Educação física
CREF 000245-G/SE

sábado, 9 de março de 2013

Chás que você deveria tomar todos os dias


São tantos os benefícios que não seria uma má ideia adotar a prática inglesa com hora marcada às cinco, às seis, às sete...

Se você tomar a palavra ao pé da letra, tem pouco chá disponível por aí. No sentido estrito da palavra, chá é só o que se origina das folhas da planta Camellia sinensis (que inicialmente recebeu o nome de Thea sinensis), mais conhecida como chá-preto, mas que também dá origem ao chá-branco, chá-verde, chá-amarelo e chá-vermelho. Todas essas bebidas são originárias do mesmo vegetal. "A coleta em momentos diferentes e o tipo de secagem das folhas fazem a diferença entre elas", explica o infectologista especializado em fitoterapia Alexandre Botsaris, autor do livro Medicina ecológica (Nova Era). "O chá-preto e o oolong são submetidos a um processo de fermentação, sendo que a do segundo é mais rápida. O chá-branco é feito com as folhas mais jovens e o amarelo, colhidas um pouco mais tardiamente e submetidas a uma secagem lenta para ficar dessa cor", conta Botsaris. Conta a lenda que o processo de obtenção do chá-amarelo foi desenvolvido há milhares de anos para ser usado exclusivamente pelos imperadores chineses, já que o amarelo era a cor oficial daquele império.

Mas seria preciosismo demais tirar o status de chá do mate, da camomila, do hibisco. A rigor, eles deveriam ser chamados de infusão, um processo pelo meio do qual se usa a água fervente para extrair das folhas seus princípios benéficos para a saúde e para o paladar. Infusão ou chá, não importa o nome, o que interessa é o que cada um faz. "Se o objetivo for melhorar alguma questão de saúde, o chá deve ser tomado por 30 a 120 dias, pelo menos três vezes ao dia", aconselha o fitoterapeuta André Resende, de São Paulo, autor do livro O poder das ervas - vida natural (Ibrasa).

Consumir hoje e sempre
Um ponto importante é a regularidade. A maior parte dos chás precisa ser consumida todos os dias para que seus efeitos possam ser percebidos. Foi isso o que demonstrou um estudo publicado pelo jornal acadêmicoPhytotherapy Research, dos Estados Unidos. A pesquisa foi realizada na universidade americana de Newcastle e mostrou que o consumo diário de chá-verde ou preto inibe a produção de enzimas cérebrais associadas à perda de memória. Mas o estudo é claro: parou de beber, os benefícios cessam.
Os efeitos terapêuticos de muitos chás são comprovados cientificamente. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamenta o uso com fins terapêuticos por meio de uma resolução de 2005. "A Anvisa fez uma portaria com várias plantas e frutas que podem ser comercializada e ingeridas na forma de chá e que são reconhecidas pela medicina tradicional brasileira", diz Alex Botsaris. O chá, ou infusão, é uma das principais formas de administrar fitoterápicos. "Esse método de administração traz o benefício extra do sabor", diz a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, da VM consultoria nutricional, em São Paulo.
"É um estímulo neurológico a mais que aumenta o bem-estar", completa. Não é difícil entender o porquê. O que é mais agradável de tomar: um chazinho ou uma pílula?

Hora marcada
Não existe um momento certo do dia para beber chá. Se for pelo prazer, toda hora é hora. Já para conseguir algum benefício, isso pode variar. Pela manhã, o chá-preto é mais aconselhável porque estimula a produção dos neurotransmissores cerebrais que nos dão energia. Depois das refeições, chá-verde ajuda na digestão e é diurético. Sem preconceito, chá pode ser tomado até durante as refeições. E não estamos falando aqui daquelas versões engarrafadas de ice tea. "Alguns tipos de chá escuro, como o Lopsang Souchong, são ótimos para acompanhar pratos salgados e mais gordurosos, como sanduíche de salmão e cream cheese no pão preto. Esse é um exótico chá chinês, aromatizado e defumado", explica Paula Simonsen, especialista em chá de São Paulo. Conheça os benefícios de vários tipos de chás e faça um brinde à chegada das baixas temperaturas.

O modo de preparo perfeito
A especialista nessa bebida, Paula simonsen, explica o passo a passo para o preparo adequado da bebida. Confira:

1. Encha um infusor com o chá de sua escolha (a medida é uma colher de chá por xícara) e coloque dentro de um bule, de preferência de porcelana. O metal pode alterar o gosto.
2. Esquente água mineral na chaleira, sem deixar ferver. Quando as primeiras bolinhas começarem a subir, desligue. A temperatura deve ficar em torno de 85°C. O ideal é que, ao tocar a chaleira, sinta que está bem quente, mas sem queimar as mãos. Os chineses dizem que, se não conseguimos tocar uma coisa, ela também não está boa para ser consumida.
3. Jogue a água no bule, sempre em movimentos circulares para permitir a entrada de maior quantidade de oxigênio.
4. Deixe a bebida descansar por 3 a 5 minutos. Para cada tipo de chá há a exigência de espera com tempo diferente.
5. Antes de servir, jogue água quente sobre a xícara para aquecê-la. Assim, é possível manter a temperatura da bebida por mais tempo.

1. Preto
O tipo de fermentação à qual ele é submetido proporciona o aparecimento da teaflavinas, substâncias adstringentes que protegem a mucosa digestiva. "Acredita-se que ele tenha se popularizado porque, graças a sua adstringência, protegia as pessoas das epidemias de cólera e diarreia, tão comuns no passado", conta AlexandreBotsaris.
Dosagem: três xícaras por dia, por prazo indeterminado

2. Verde
"As teaflavinas garantem um potente efeito antiestresse, sendo um relaxante não sedativo", explica Vanderli Marchiori. Tem também ação antibacteriana, que ajuda a evitar as cáries. Há estudos mostrando que fitoquímicos presentes nas folhas - e, portanto, no chá - podem desacelerar o crescimento de tumores, principalmente de mama. Melhora a digestão e, por acelerar o metabolismo basal, pode auxiliar na perda de peso.
Dosagem: três a quatro xícaras por dia, por prazo indeterminado

3. Amarelo
Como se origina da mesma folha do chá-verde, os benefícios são semelhantes. Mas muita gente prefere essa variação porque o sabor é mais suave, bem menos amargo. Age diminuindo a formação dos radicais livres que levam ao envelhecimento e, por isso, previnem o aparecimento de rugas, além de fortalecer o sistema imunológico. Mas sua principal indicação é a perda de peso. Ainda faltam pesquisas que comprovem definitivamente esse efeito, mas é certo que promove uma aceleração do metabolismo e da capacidade de eliminar lipídios.
Dosagem: três a quatro xícaras todos os dias

4. Vermelho
Mais uma vez, ela carrega os benefícios dos seus irmãos verde, amarelo e preto. Devido ao processo de fermentação mais longo, a bebida é rica ainda em taninos, que ajudam a diminuir a produção de radicais livres. Assim, também protege contra o envelhecimento. É capaz ainda de reduzir o colesterol ruim devido à presença das catequinas.
Dosagem: três a quatro xícaras todos os dias

5. Camomila
Nossas avós já sabiam que se trata de um santo remédio e as pesquisas o confirmam. Um estudo realizado noImperial College London, na Inglaterra, demonstrou que o chá pode aliviar os sintomas de vários tipos de mal-estar que atingem o corpo. Os pesquisadores avaliaram a urina de 14 voluntários que beberam cinco xícaras de chá por dia por duas semanas consecutivas. Eles encontraram na urina compostos conhecidos como fenólicos e glicina. O primeiro melhora o sistema imunológico e pode ajudar, por exemplo, no caso de gripes. O segundo é um aminoácido que diminui espasmos musculares como os das cólicas menstruais.
Dosagem: cinco xícaras pelo período de trinta dias

6. Mate
"Também tem propriedades antioxidantes importantes, desacelerando o envelhecimento", diz André Resende. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ajudou a comprovar isso. O efeito da erva foi estudado no organismo de três grupos de camundongos por dez meses, desde filhotes até se tornarem idosos. Eles foram divididos em três grupos. O primeiro tomou o chá natural, o segundo uma versão diet, e o terceiro apenas água. Esse último grupo foi o que se deu mal: ao final do experimento, os genes ligados ao envelhecimento estavam muito mais ativos do que nos outros grupos.
Dosagem: três a quatro xícaras todos os dias

7. Cevada
Não, não se trata de cerveja. O chá de cevada é muito comum na China e no Japão e algumas marcas, principalmente importadas, podem ser encontradas no Brasil também. Seu consumo "afina o sangue", como se costumava dizer. Ou seja, torna o sangue mais fluído, prevenindo a formação de coágulos que poderiam gerar doenças mais graves, como trombose e acidente vascular cerebral.
Dosagem: cinco xícaras pelo período de 120 dias

8. Folha de oliveira
Os benefícios do azeite já são decantados tanto para a culinária quanto para a saúde. Mas é possível tirar proveito dessa planta também usando suas folhas para fazer chá. "Ela contém 17 aminoácidos que ajudam a formar as proteínas, além de auxiliar no controle da pressão arterial", diz André Resende.
Dosagem: três a quatro xícaras por 120 dias

9. Flor de hibisco
Além de ajudar no bom funcionamento intestinal, é extremamente indicado naqueles dias em que você quer cair de boca em um bolo de chocolate. "Esse chá ajuda a controlar a compulsão por doces e, assim, auxilia também na perda de peso", diz André Resende.
Dosagem: três a quatro xícaras por dia, principalmente nos períodos de TPM ou ansiedade

sexta-feira, 8 de março de 2013

Mulheres são mais felizes se fazem exercício moderado


Mulheres de meia idade que se exercitam em intensidade moderada são muito mais felizes e mais propensas a continuar a malhar do que aquelas que se exercitaram mais intensamente. É o que afirma um novo estudo.

Pesquisadores recrutaram 255 mulheres, entre 40 e 60 anos, para fazer qualquer exercício moderado ou vigoroso, com todas as suas reações monitoradas.

No geral, as mulheres que fizeram exercício moderadamente se sentiram mais energizadas e confiantes de que poderiam fazer mais exercícios no futuro, e também mostraram redução de sentimentos de tristeza e ansiedade.

De acordo com os especialistas, o exercício faz você se sentir melhor, mas ele é agradável de verdade quando realizado em intensidade moderada, especialmente quando você tem uma vida sedentária ou pode estar acima do peso.

Mulheres de meia idade estão entre as menos ativas e o nível de atividade física declina ainda mais com a idade. Entender que exercícios de diferentes intensidades tem efeitos distintos sobre o humor é uma questão importante a resolver, para que se incentive a atividade física entre essas mulheres.

Os pesquisadores estudaram as suas reações através de um diário de atividades e sentimentos relatados pelas mulheres por duas semanas.

No início do estudo, as mulheres completaram duas séries de exercícios moderados ou pesados. O exercício vigoroso consistia em andar na esteira até não tolerar mais a intensidade. O exercício moderado envolvia a caminhada na esteira numa sessão de 30 minutos, em ritmo específico para cada mulher.

Foram monitorados o dispêndio de energia e o tempo gasto nas atividades. O estudo descobriu que exercícios de intensidade moderada faziam com que mais mulheres relatassem que seu humor estava melhor e que se sentiam mais enérgicas, psicologicamente bem e confiantes.

Já os exercícios pesados mostraram benefícios menores para o humor e, para aquelas que estavam acima do peso, os relatos indicavam reduções significativas na calma após as atividades.

Para exemplificar, atividades moderadas são aquelas que permitem que você fale frases curtas enquanto você está se exercitando, mas não permitem que você cante; exercícios como caminhada rápida, dança de salão, andar de bicicleta em terreno plano ou com poucas elevações, canoagem, jardinagem em geral, esportes como beisebol, softbol, vôlei, tênis (duplas) e hidroginástica.

O estudo reafirma às mulheres que o exercício pode ser uma maneira poderosa para melhorar seu bem-estar. Mas não é necessário exagerar no nível de esforço. [Reuters]