sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Descubra como tratar e prevenir as varizes

As terríveis varizes incomodam homens e mulheres, mas você sabe o que pode causar esse desconforto? Entenda a doença e saiba como prevenir
Falar de varizes é tratar de um fantasma que assombra homens e mulheres, especialmente por seus efeitos estéticos. Mas esses vasinhos dilatados, salientes e muitas vezes visíveis constituem uma doença importante, principalmente por sua elevada frequência: cerca de 20% da população mundial adulta é portadora de algum grau do chamado déficit circulatório periférico, que pode atingir 60% das pessoas acima de 60 anos. De acordo com o angiologista Nilo Izukawa, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, varizes são mais comuns na mulher, na proporção de três para cada homem, comprometendo geralmente as duas pernas. A palavra variz, aliás, se origina do latim: varix, que significa serpente. Varizes são veias dilatadas, alongadas e tortuosas que comprometem a estética, mas também o funcionamento das pernas. Geralmente têm coloração púrpuro-azulada, surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço. As varizes, como explica Izukawa, podem ser decorrentes de alterações na composição das paredes das veias, tornando-as mais flácidas e dilatadas, ou por defeitos nas válvulas dessas veias que promovem uma pressão venosa aumentada pelo refluxo do sangue.

Sintomas 

Dor, sensação de peso ou cansaço e desconforto nas pernas são os sintomas mais frequentes 

Inchaço nas pernas e nos pés

Câimbras noturnas

Queimação e coceira 

Origem genética

Os vasos salientes, que por vezes incham e doem bastante no final de um dia estafante, surgem por vários motivos, mas há um ponto em comum entre os chamados varicosos. Geralmente essas alterações têm origem genética, ou seja, aparecem também na mãe, no pai ou em ambos. Logo, pessoas com antecedentes familiares para varizes são mais predispostas ao desenvolvimento da doença, assim como aqueles que trabalham muito tempo em pé ou sentados. “Mulheres que desenvolvem atividades físicas constantes com muito esforço físico (musculação) também entram no grupo de risco”, alerta o angiologista. Entre elas, o uso de anticoncepcionais orais e a terapia de reposição hormonal também favorecem o desenvolvimento de varizes porque os hormônios presentes nos medicamentos podem afetar desfavoravelmente a circulação.

Outro fator externo, que escapa da herança genética, é a gestação, especialmente nas mulheres que já têm predisposição. Nesse caso, importa o bombardeio hormonal e a sobrecarga sobre os membros inferiores. Há ainda a menopausa, especialmente na fase inicial de grande balanço hormonal, como fator agravante.

Obesos também são afetados por sobrecarregar a estrutura corporal demasiadamente, como os sedentários, adeptos da falta de movimento, que, portanto, não favorecem a circulação periférica. Outra causa de varizes, conforme o cirurgião vascular Izukawa, é decorrente de obstrução das veias profundas (trombose venosa profunda), que eleva a pressão de circulação no sistema venoso superficial e leva a um aumento do diâmetro das veias superficiais. O uso frequente de salto alto também pode facilitar o surgimento de varizes ou agravá-las, avisa o angiologista Cid Sitrângulo Jr., diretor científico da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Além de mais frequentes entre as mulheres, ele acrescenta, os vasinhos visíveis e sintomáticos podem aparecer mesmo entre jovens a partir dos 20 anos de idade. O déficit circulatório, como lembra o clínico geral Roberto Assad, é piorado pelo cigarro, que lança substâncias tóxicas na circulação.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/descubra-como-tratar-e-prevenir-as-varizes/1979/ - Texto: Stella Galvão/ Foto: Reprodução/ Adaptação: Letícia Maciel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário