sexta-feira, 12 de julho de 2013

5 coisas que todo homem moderno deveria saber fazer

Embora a vida nas cavernas tenha ficado para trás (pelo menos para a maioria da população atual) e o risco de ser devorado por leões tenha dado lugar ao risco de ser assaltado ou atropelado, o ser humano jamais deixou de depender de um certo conjunto de habilidades para sobreviver (ou, no contexto social, para não passar vergonha).

Se você tem dúvidas de que seu marido, namorado, irmão ou filho pode ser considerado um adulto em que você possa confiar diante dos mais diversos desafios, verifique se ele tem as cinco habilidades a seguir:

5. Acender uma fogueira
Embora você provavelmente possa contar com o conforto e a comodidade proporcionados por um micro-ondas ou mesmo por um fogão elétrico, não se iluda: algum dia, talvez em um acampamento de férias ou em um apocalipse zumbi, você terá que fazer como nossos ancestrais das cavernas e acender uma boa fogueira.
A dica é começar com um pequeno monte de material seco e inflamável e cercá-lo aos poucos com galhos, que não apenas vão alimentar o fogo mas também irão evitar que ele se apague com o vento. Se não tiver um isqueiro ou uma caixa de fósforos por perto, prepare-se para bater pedras ou friccionar gravetos em busca de uma faísca.

4. Correr por um quilômetro
A facilidade do transporte motorizado (embora o transporte público às vezes seja menos prático do que correr até o local desejado, isso não vem ao caso) fez com que correr se tornasse basicamente “coisa de atleta”, mas isso não é desculpa para que você não aguente uma mísera corrida de um quilômetro… Nem é preciso dizer o quão útil essa habilidade seria, certo?
É claro que, se houver alguma limitação física ou fisiológica, pode pular esse item sem medo.

3. Trocar um pneu
Tem gente que nem sabe o significado da palavra “estepe” e não faz ideia de como é importante ter um pneu reserva. Isso pode trazer sérias dificuldades na estrada, especialmente se não houver um posto de gasolina por perto (ou se seu pai não puder te ajudar). Não é preciso ser uma pessoa brilhante para saber como usar o macaco para levantar o carro, as chaves para soltar o pneu… Na dúvida, leia o manual do carro (que provavelmente tem até figuras para ajudar).

2. Formatar um computador
Você se orgulha de navegar na internet (ou, para os saudosistas os danos 1990/2000, “surfar na web”), descobrir qualquer coisa em uma simples consulta aos acervos do Google, mas na hora de formatar um computador precisa pedir ajuda ao seu sobrinho de 13 anos? Preserve seu orgulho consultando tutoriais em um site confiável ou pedindo a um entendido que lhe ensine e evite desespero no caso de seu computador ficar insuportavelmente lento – e não se esqueça de fazer um backup antes de tomar qualquer atitude drástica.

1. Dividir a conta
Essa habilidade pode ser especialmente problemática: por um lado, muitas mulheres rejeitam a ideia do “cavalheirismo de primeiro encontro”, em que o cara não apenas paga toda a conta do jantar, mas também faz o possível para passar uma boa imagem (nem que seja para destruí-la mais tarde, caso o relacionamento vá para frente); por outro, a prática de não dividir a conta é tão enraizada que quebrá-la pode causar uma péssima impressão.

Você tem coragem de arriscar?[Cracked]

Um comentário: