sábado, 12 de julho de 2014

Raio-X do beijo

Segundo os especialistas, o bem-estar proporcionado pelo beijo diminui o estresse e ainda garante mais disposição no dia-a-dia. Veja o que esse ato de carinho faz com o organismo

Diversos estudos no mundo todo têm se dedicado a provar que o afeto realmente traz benefícios tanto à saúde física quanto à mental. Um exemplo é a pesquisa recém-divulgada, e conduzida por uma equipe de neurocientistas da Universidadede Virgínia, nos EUA. Ela oferece indícios claros de que um simples toque da pessoa amada pode reduzir sensivelmente as reações de estresse do organismo diante de uma situação inesperada.

1 - O simples contato dos lábios apaixonados pode causar uma verdadeira revolução em todo o organismo. Tudo começa com o coração batendo acelerado e a ativação da circulação sanguínea (1).

2 - As mãos podem ficar úmidas graças à transpiração excessiva. “Há uma ativação do sistema nervoso autônomo simpático e a conseqüente liberação de adrenalina na corrente sanguínea, o que causa todas as reações relacionadas à ansiedade e ao estresse

3 - "Isso por conta da expectativa em relação ao momento do primeiro beijo, na medida em que a pessoa não sabe muito bem como fazer aquilo, ou seja: beijar”, explica o médico e psicoterapeuta Geraldo Possendoro, professor de medicina comportamental da Unifesp.
Com a intimidade, o efeito da ansiedade vai diminuindo e há uma predominância das sensações de prazer. Isso porque, num segundo momento, o sistema nervoso autônomo parassimpático é estimulado e ocorre uma liberação de dopamina em uma região do cérebro chamada núcleo accumbens, que é conhecido como o “centro do prazer”.

4 - “Esse hormônio é responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar proporcionada por um beijo na boca, assim como por todas as situações de prazer que vivenciamos no dia-a-dia”, diz o médico.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/conheca-os-beneficios-desse-ato-de-carinho/2635/ - Texto: Rita Trevisan / Infográfico: MG Studio / Adaptação: Clara Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário