terça-feira, 13 de outubro de 2015

Entenda 10 reações do corpo humano em diferentes situações

Você sabe por que boceja? Ou por que os músculos ardem quando você pega pesado na malhação? Entenda como e porque as reações do corpo humano acontecem

Você está morto de cansaço e começa a bocejar; você passou horas sentado, quase imóvel, e, quando vai se levantar, o pé começa a formigar porque “dormiu”. Situações como essas são mais do que corriqueiras. Elas fazem parte do funcionamento do corpo humano e, por vezes, são um grito de alerta do nosso organismo. Entenda como e porque algumas dessas reações do corpo humano acontecem.

Coceira
Muitas coisas podem despertar aquela vontade de esfregar a unha: de alergias a infecções a até mesmo nervosismo. A coceira é um aviso de que o corpo entrou em contato com alguma substância estranha. Assim que uma planta, pulga ou mesmo um pernilongo entram em contato com o seu corpo, receptores localizados na camada mais superficial da pele (a derme) ficam irritados e passam a enviar um sinal de alerta para o cérebro. O reflexo natural de passar a unha sobre aquela região que está irritada aparece por uma razão bem simples: é o organismo tentando se livrar daquilo que o está incomodando. Isso alivia, não? Pois é o necessário para que o cérebro “desligue” o alerta e você pare de se coçar.

Quando o pé “dorme”
Geralmente, isso acontece quando você se senta por um tempo sobre o seu pé ou um peso é colocado sobre ele. Quando se aplica uma pressão por um período de tempo sobre uma parte do corpo (pode até ser o braço), interrompe-se a comunicação das fibras nervosas com o cérebro e ele não consegue enviar àquele pedaço do corpo informações sobre o que fazer. Daí você não conseguir mexê-lo. Além disso, os vasos sanguíneos também são pressionados, o que leva o sangue a não circular normalmente por ali. “Isso causa uma alteração circulatória”, diz Ricardo Cury, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho. Somadas, essas duas interferências geram a produção de sinais “desencontrados” e erráticos no cérebro: o formigamento. Essa sensação também é um aviso de que você deve mudar de posição. Afinal, se mantiver a circulação reduzida por muito tempo ali, você terá sérios problemas.

Ficar roxo de vergonha
Você já ouviu dizer que o estresse é a chave de partida para um tipo de reação (automática) chamada de lute ou fuja? Num momento de tensão, perigo, o corpo tem de se preparar para lutar contra o inimigo ou fugir dele. E isso vem desde milhões e milhões de anos, quando os ancestrais humanos ainda viviam na caverna e tinham de enfrentar uma série de ameaças para trazer comida para a caverna.
Ficar corado de vergonha também é controlado pelo mesmo sistema involuntário que faz você “dar no pé” quando vê risco iminente: o sistema simpático. Quando você fica embaraçado por algo que disse ou que alguém disse, o seu corpo libera adrenalina, hormônio que, entre outras coisas, acelera os batimentos do coração e dilata as pupilas, preparando o seu corpo para que você “se mande” o mais rápido possível. A adrenalina também faz os vasos dilatarem, para que mais sangue chegue aos músculos. Como mais sangue passa a circular por essas regiões, a pele fica avermelhada. Especialistas dizem que ficar roxo de vergonha é um fenômeno único, porque parece ser apenas nessa situação que as veias respondem à liberação de adrenalina.

Espirro só com os olhos fechados?
Você já tentou espirrar com os olhos abertos? Praticamente impossível, não? Ainda não se sabe ao certo porque isso acontece, mas uma hipótese é de que você fecha os olhos para protegê-los dos micróbios que saltam ao ar quando você espirra. Outra sugere que o “atchim” é uma reação tão poderosa que leva à contração de várias partes do corpo: músculos da face e do abdômen, diafragma, garganta etc. E os olhos entram no pacote.

Arrepio de frio
Quando a temperatura está baixa, os vasos sanguíneos próximos à pele contraem a fim de preservar o calor do corpo. Os pelos arrepiam para formar uma espécie de colchão de ar em torno da pele e “segurar” o calor. O mesmo acontece, por exemplo, com os animais, quando eriçam o pelo ou as penas.

Quando os músculos “ardem”
Você certamente já deve ter sentido isso quando fez um treino pesado ou pegou duro na musculação: uma sensação quase de queimação, de que os músculos ardem. Isso é resultado de um fenômeno conhecido como acidose. Em condições normais, o pH do corpo é neutro, mas algumas situações podem desequilibrá-lo, levando o pH a ficar mais ácido. É o que acontece, por exemplo, quando você faz um exercício intenso. A contração muscular é alimentada por um tipo de combustível chamado ATP.
Quando há oxigênio suficiente, o ATP que vai permitir a contração dos músculos é produzido por uma via chamada de aeróbia, e não leva à acidose. Mas quando a intensidade do exercício é muito alta, a necessidade das células por ATP cresce mais do que a capacidade de o corpo dar conta de fabricá-lo pelo caminho aeróbio. O resultado é que, além do ATP, é originado um outro subproduto: o ácido láctico. Esse composto acidifica o corpo, resultando no conhecido fenômeno de ardência. “É nesse momento, quando o músculo está em seu estágio máximo de trabalho, que o ácido láctico resultante faz com que surja essa sensação de queimação. E é preciso tomar cuidado, pois o excesso desse processo pode desencadear crises de cãibras”, comenta Cury.

Rouquidão
Gripe, resfriado e o fumo estão entre as coisas chatas que levam você a ficar rouco. As cordas vocais são músculos que ficam lado a lado, formando um V invertido no interior da laringe. Quando essas pregas se juntam para estreitar a saída de ar dos pulmões, elas geram um som que, modulado, dá origem a sua voz. Qualquer inflamação ou inchaço das cordas vocais que dificulte a passagem do ar produz a rouquidão.

Gases
Não se preocupe: nem todo gás que você elimina tem um odor desagradável. 98% deles são inodoros. “O odor ruim é proveniente da degradação de bactérias ou de uma deficiência enzimática do organismo, mas é algo que varia de pessoa a pessoa”, explica Maria do Carmo Passos, membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia e coordenadora do Fapege. Os gases entram no corpo junto com os alimentos ou pela respiração, e precisam ser expelidos. Uma forma de evitar que esse ar que sai do seu organismo incomode alguém é não exagerar na ingestão de feijão, repolho e couve-flor.

Porque vegetais como a beterraba deixam o xixi colorido?
“Alguns vegetais possuem maior concentração de pigmentos coloridos e eles acabam sendo eliminados pela urina e pelas fezes, deixando-os coloridos”, ensina Carlos Alberto Werutsky, médico nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia. Já outros vegetais, como a cenoura e a abóbora, depositam esses pigmentos na pele. “Mas todos esses pigmentos são naturais e fazem parte dos alimentos. Não há nada tóxico”.

Por que vemos “estrelas” quando batemos forte a cabeça?
É claro que você não vê estrelas como as exibidas nas animações, mas pequenos pontos luminosos, que acabaram sendo popularmente associados a estrelas. O fenômeno é uma das várias maneiras de se perceber a luz sem que ela efetivamente tenha alcançado o olho. Chamadas de fosfenos, essas manifestações são causadas por algum estímulo que vem de fora e que avisa as células da retina para mandarem sinais elétricos ao cérebro – a maneira como as células nervosas se comunicam com ele. Como o cérebro não sabe do que se trata,
ele entende que o olho está no “modo normal” de atividade, por isso você vê esses pontinhos luminosos.
A pressão causada pela pancada que você acabou de dar também é capaz de disparar as células da retina, assim como apertar os olhos bem forte com as mãos ou, às vezes, até um espirro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário