terça-feira, 30 de agosto de 2016

Por que você deve dormir nu

Você sabia que dormir nu tem vários benefícios? A ciência pensa que sim, de qualquer forma.

São vários fatores em jogo. Por exemplo, quando você não está vestido, seu corpo fica em uma temperatura mais fria. Isso, de acordo com pesquisas, leva a um sono mais profundo, ajudando-o a ficar calmo enquanto você descansa. Quanto mais quente um indivíduo está, mais perturbado é o seu sono.

Além disso, a temperatura mais fria ajuda as pessoas a dormir mais rápido, e de forma ininterrupta. Por fim, para os homens, manter seus testículos menos quentes evita baixa contagem de espermatozoides, o que é interessante se eles estão tentando ter filhos.

Outra vantagem de estar pelado é que sua pele tem uma chance de respirar melhor – inclusive suas partes íntimas. Para a saúde das mulheres, isso é particularmente bom, pois minimiza a possibilidade de infecções. Bactérias e fungos prosperam em áreas úmidas, e usar peças de roupa certamente aumenta a umidade lá embaixo.

Se você não dorme sozinho, estar nu tem mais alguns benefícios: o contato pele-a-pele é terapêutico, e faz muito bem para a mente e o corpo. O toque ajuda a construir um vínculo emocional mais forte com o seu parceiro, além de induzir a liberação de oxitocina no cérebro, um hormônio que ajuda a regular o humor e nos faz sentir mais seguros. Também diminui os níveis de cortisol, hormônio do estresse. De forma geral, isso fortalece o sistema imunitário.

Claro que, se você não se sente confortável dormindo nu, não vai ter uma boa noite sono, e vai perder todos os benefícios que viriam com a pele exposta. Neste caso, você pode tentar usar termostato para diminuir a temperatura do quarto e obter algumas das vantagens sem precisar tirar o pijama. [LifeHacker]


Nenhum comentário:

Postar um comentário