quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Como clarear os dentes em casa: 7 métodos caseiros eficazes

Com ingredientes simples, você pode suavizar a aparência amarelada e remover as manchas, deixando seu sorriso ainda mais bonito

Um sorriso bonito é um excelente cartão de visitas, pois essa característica transmite confiança e facilita a aproximação com as outras pessoas.

Porém, com o passar dos anos, alguns hábitos do dia a dia acabam alterando a coloração natural do esmalte, deixando nossos dentes manchados ou amarelados.

As bebidas escuras, como o café e os refrigerantes de cola, a escovação inadequada e o uso do cigarro são alguns dos principais fatores que contribuem para o escurecimento dos dentes.

Se você está se sentindo incomodada com esse problema e gostaria de clareá-los, você pode testar os truques caseiros que listamos a seguir. Lembre-se sempre de não abusar desses métodos, pois eles costumam ser abrasivos e podem prejudicar o esmalte dos dentes se forem utilizados em excesso:

1. Bicarbonato de sódio e limão
Este é um dos métodos mais populares para clarear os dentes em casa. Embora esses ingredientes não funcionem muito bem sozinhos, a reação química que eles produzem é bastante eficiente.
Em um recipiente pequeno, misture 1 colher de café de bicarbonato de sódio e o suco de um limão recém-espremido. Remova o excesso de saliva e placa com um cotonete e, em seguida, escove seus dentes com a mistura. Aguarde um minuto e enxágue bem.
Dica: não deixe a mistura nos dentes por mais de um minuto, pois o ácido pode corroer o esmalte e deixá-los muito sensíveis, e aplique-a no máximo uma vez por semana.

2. Morango
Existem alguns indícios de que os morangos podem ajudar a branquear os dentes devido ao seu teor ácido. Você pode utilizá-lo de duas formas: escovando seus dentes com um morango amassado ou misturando a fruta à sua pasta de dente.
Nos dois casos, você deve enxaguar a boca muito bem depois da escovação, de preferência com água misturada com uma pitada de bicarbonato de sódio para neutralizar a acidez do morango. Faça esse procedimento uma ou duas vezes por semana.

3. Água oxigenada
O poder abrasivo da água oxigenada também pode ajudar a branquear seus dentes. Para isso, misture duas colheres de água oxigenada volume 10 e uma colher de sopa de água.
Molhe um algodão ou uma gaze nessa mistura e esfregue-a com delicadeza sobre os dentes. Depois, enxágue com bastante água para remover todo o produto.

4. Água oxigenada e bicarbonato de sódio
Faça uma espécie de pasta de dentes caseira misturando 1 colher de sopa de água oxigenada com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
Com uma escova de dente macia (a receita já é bastante abrasiva por si só), aplique o produto como se fosse uma pasta de dente normal. Enxágue até remover todo o produto e escove os dentes como de costume.
Não utilize a mistura mais de duas vezes por semana para não danificar o esmalte dos seus dentes.

5. Carvão ativado
O carvão ativado é uma substância com alta capacidade de absorção, inclusive sendo capaz de remover manchas dos dentes. Para essa dica, você pode comprar cartão ativado em pó ou, se não encontrar, em comprimidos, mas você terá que triturá-los.
Separe um pouco do carvão e mergulhe uma escova de dente úmida no pó até conseguir pegar uma quantidade suficiente para cobrir todos os seus dentes. É recomendável separar uma escova somente para essa finalidade.
Faça movimentos circulares em seus dentes por cerca de dois minutos e cuspa o máximo que puder do carvão. Em seguida, enxágue sua boca várias vezes até remover o produto completamente. Escove seus dentes normalmente.
Detalhe: evite fazer esse truque logo depois de ingerir um medicamento, pois o carvão ativado pode absorver a substância ativa e reduzir o seu efeito.

6. Casca de laranja
A parte branca da casca da laranja contém uma substância chamada d-limoneno, que ajuda a remover manchas dos dentes. A dica consiste em esfregar a parte branca nos dentes, deixando fazer efeito por 3 a 5 minutos antes de enxaguar e escovar normalmente.
Será necessário repetir esse método várias vezes por semana, durante 15 a 20 dias, para notar o clareamento.

7. Casca de banana madura
Por ser rica em potássio, magnésio e manganês, a banana pode ajudar a clarear os dentes e remover manchas. Para obter um efeito melhor, escolha uma fruta que esteja completamente madura.
Após descascar a banana, esfregue a parte interna da casca em seus dentes por cerca de dois minutos e deixe fazer efeito por cerca de 15 minutos. Procure não escostar muito os lábios nos dentes nesse período. Escove os dentes normalmente.
Repita o procedimento de duas a três vezes por semana, mas não mais do que isso para não danificar o esmalte. O efeito deve aparecer depois de 15 a 20 dias.
Lembre-se de que esses são métodos caseiros e que eles não vão oferecer o mesmo resultado que um tratamento feito em uma clínica odontológica, mas eles podem ajudar a amenizar uma aparência muito amarelada.
Se você notar qualquer aumento na sensibilidade ou na textura dos seus dentes, interrompa o tratamento caseiro e procure a orientação de um profissional.


Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/como-clarear-os-dentes-em-casa/ - Raquel Praconi Pinzon - Foto: iStock

Nenhum comentário:

Postar um comentário