segunda-feira, 9 de julho de 2018

A maioria das vitaminas é inútil, mas estas você deveria tomar


Uma pesquisa que analisou 100 outros estudos anteriores aponta que não há evidências de que pessoas que tomam as vitaminas mais populares têm menores riscos de doenças cardíacas, derrame ou morte prematura por qualquer causa. Então pode deixar a caixinha de vitamina C de lado e veja quais complementos realmente fazem diferença para a saúde:

Multivitamínicos: deixe de lado
O estudo que revisou 100 outras pesquisas prova que tomar multivitamínicos não ajuda muito a saúde. Este trabalho foi publicado na revista Journal of the American College of Cardiology, e não encontrou ligação entre o hábito de tomar suplementos de vitaminas múltiplas e a redução do número de doenças vasculares ou morte precoce.
Alguns dos estudos analisados até sugerem que consumir vitaminas em excesso causa danos às saúde. Um grande estudo de 2011 que acompanhou 39 mil mulheres de meia idade observou que mulheres que tomaram essas vitaminas por mais de 20 anos tiveram maiores chances de morte precoce do que aquelas que não tomaram nenhum suplemento.
O mais indicado é ter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos.

Suplemento de vitamina D: tome
Esta vitamina deixa os ossos mais fortes porque ajuda na absorção de cálcio, mas é difícil de ser absorvida de alimentos. O nosso corpo também precisa de sol para produzir esta vitamina.
Vários dos estudos analisados concluíram que quem toma suplementos de vitamina D vivem mais, em média, do que aqueles que não tomaram.


Suplemento de antioxidantes: melhor evitar
Vitaminas A, C e E são antioxidantes encontrados em muitas frutas e verduras. A vantagem dos antioxidantes é que eles ajudam na prevenção de vários tipos de câncer, mas o problema é a dosagem: antioxidantes em excesso podem acabar causando o próprio câncer.
Um grande estudo de longo prazo que acompanhou homens fumantes mostrou que aqueles que tomavam vitamina A com regularidade tinham mais chances de desenvolverem câncer de pulmão do que aqueles que não tomavam. Outro estudo de 2007 que revisou vários outras pesquisas também observou que tratamentos com betacarotenos, vitamina A e vitamina E podem aumentar a mortalidade.
Devore um pote de frutas vermelhas ao invés de tomar este suplemento.

Suplemento de vitamina C: esqueça
Uma pesquisa realizada em 2013 de 29 estudos que envolveram mais de 11 mil pessoas mostrou que “não há efeito consistente entre vitaminas C e a duração ou severidade dos resfriados”.
A suplementação dessa vitamina foi vantajosa apenas para atletas e soldados que se exercitam em climas subárticos. Mesmo assim, esses benefícios são pequenos.
Além disso, doses exageradas da vitamina podem aumentar a chance de ter pedras no rim.
Vale mais a pena comer frutas cítricas, mamão, goiaba e acerola.

Suplemento de vitamina B3: troque por salmão, atum ou beterraba
Por anos, a vitamina B3 foi anunciada como a solução para tudo, de Alzheimer aos problemas cardíacos. Mas estudos recentes exigem o fim da prescrição exagerada desse suplemento.
Um grande estudo de 2014 que envolveu mais de 25 mil pessoas com doenças cardíacas mostra que usar vitamina B3 para tentar aumentar os níveis de colesterol bom (HDL) não reduz a incidência de ataques cardíacos, derrames ou mortes.
Além disso, pessoas no estudo que usavam o suplemento tinham mais chances de desenvolver infecções, problemas no fígado e sangramento interno.

Zinco: tome para abreviar resfriados
Ao contrário da vitamina C, que segundo estudos não ajuda muito na prevenção ou tratamento de resfriados, o zinco pode valer a pena. O mineral parece interferir com a replicação dos rinovírus, os responsáveis pelo resfriado comum.
Uma revisão de estudos de 2011 analisou pessoas que tinham ficado resfriadas recentemente e que começaram a tomar zinco. Essas pessoas foram comparadas com um grupo de controle que tomou placebo. Os participantes do grupo que tomaram zinco tiveram resfriados mais curtos e sintomas menos severos.

Vitamina E: não desperdice seu dinheiro
Invista seu dinheiro e energia em espinafre e outras verduras ricas desta vitamina. Um grande estudo de 2011 que acompanhou 36 mil homens observou que o risco de ter câncer de próstata aumento entre aqueles que tomavam vitamina E quando comparado ao grupo controle que recebeu placebo.
Outro estudo de 2005 conclui que quem toma o suplemento desta vitamina tem mais chances de morrer de forma geral.

Ácido fólico: tome se estiver grávida ou tentando engravidar
O ácido fólico é uma vitamina B que nossos corpos usam para fazer novas células. As mulheres grávidas ou que pretendem engravidar em breve devem tomar este suplemento diariamente para ajudar no crescimento do feto. Este nutriente ajuda na formação celular e evita defeitos no tubo neural do feto. [Business Insider]


Nenhum comentário:

Postar um comentário