segunda-feira, 23 de julho de 2018

Conheça os alimentos e os suplementos essenciais para a nutrição esportiva


Dicas para aqueles que fazem atividades físicas e precisam manter a dieta em dia

Não importa qual o tipo de esporte que pratica, você precisa de energia extra e combustível de qualidade para bons resultados. Para conseguir tirar o máximo de proveito da sua nutrição esportiva, deve escolher os alimentos e suplementos certos, assim como a medida e horários que serão consumidos. Alguns podem ser ingeridos de modo habitual, outros inseridos em receitas fitness e os demais em lojas especializadas.

9 alimentos e suplementos essenciais na nutrição esportiva

ABACATE: fonte de ômega-9, tem poder anti-inflamatório, além de fazer parte da construção e reparo do sistema nervoso. Por ser rico em antioxidantes, é capaz de aumentar o poder detoxificante do fígado, como também é um dos únicos alimentos que promovem a liberação do hormônio do crescimento durante o sono. Podemos consumi-lo em qualquer horário, mas preferencialmente à noite, por sua ação endócrina e no fígado, que ocorrem neste período

COCO: fonte de arginina, que melhora a vasodilatação e o reparo da massa muscular, aumentando a entrada de nutrientes no músculo durante a atividade física. Ajuda a recuperação pós-treino e é fonte de energia, por ser composto basicamente de ácidos graxos de cadeia média e compostos bioativos que são anti-inflamatórios naturais.

BATATA-DOCE: o queridinho da classe fitness, é famoso por conter carboidrato de baixo índice glicêmico. Ou seja, o açúcar presente em sua composição entra na corrente sanguínea de forma gradual, conferindo maior saciedade durante o treino e diminuindo as chances de declínio da performance. Entretanto, atenção ao seu modo de preparo: caso seja colocada em altas temperaturas por muito tempo, a batata-doce pode perder seu baixo índice glicêmico.

FRUTAS VERMELHAS: frutas com o pigmento mais avermelhado contêm mais antioxidantes, capazes de diminuir os radicais livres formados em nosso organismo durante a atividade física. Podemos utilizar frutas como o morango, framboesa e amora em shakes, por serem capazes de diminuir as dores pós-treino.

BANANA: rica em carboidratos e fibras, a banana aumenta a saciedade, traz a sensação de bem-estar por conter triptofano e diminui dores musculares causadas pela falta de potássio. A fim de obtermos um ótimo pré-treino, podemos associar a banana com canela e pasta de amendoim integral, rico em aminoácidos, carboidrato, proteínas e antioxidantes, além da canela ter poder termogênico.

WHEY PROTEIN: utilizado como auxiliar na ingestão proteica diária, reparando o tecido muscular lesionado durante a atividade física.

COENZIMA Q10: é o antioxidante mais poderoso do organismo, porém produzimos a substância em nível máximo até os 25 anos. Depois disso, a produção decai até os 50 anos e cessa totalmente. Entre suas funções, destaca-se a de reparadora muscular, agindo também como um protetora cardíaca

PRÓPOLIS: ajuda a reparar o sistema imunológico, conferindo mais disposição e resistência a doenças.

L-GLUTAMINA: muitas vezes a glutamina é utilizada como reparador muscular. Entretanto, quando ocorre a sua absorção na verdade, quem a utiliza são as células do intestino (enterócitos), tendo como objetivo o reparo intestinal, efetivando a absorção dos nutrientes.

E você, consome algum destes produtos durante ou após os treinos? A nutrição esportiva é essencial para manter a disposição e suplementar a sua dieta de forma saudável e equilibrada.

Fonte: https://sportlife.com.br/alimentos-suplementos-nutricao-esportiva/ - Redação Sport Life - Foto: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário