quinta-feira, 12 de julho de 2018

Quer dormir melhor? Evite comer estes 5 alimentos à noite


Eles atrapalham não só a indução do sono como a qualidade das horas de descanso

1. Molho de tomate
Apesar de poder ser utilizado em diferentes preparos, é melhor limitar seu consumo ao almoço. Isso porque o molho de tomate pode causar azia em quem sofre com refluxo. Além disso, sua ingestão incita a liberação noradrenalina, substância que estimula a atividade cerebral e inibe o sono.

2. Chocolate
O doce popular entre as brasileiras leva cafeína em sua composição, o que pode provocar uma energia extra (e desnecessária) no período noturno. Ele também apresenta teobromina, um estimulante que acelera os batimentos cardíacos, dificultando ter bons sonhos.

3. Álcool
Uma taça de vinho antes de dormir até auxilia na indução do sono, mas a verdade é que o álcool afeta a qualidade das horas na cama. “Ele desregula os mecanismos neurológicos e compromete o sono profundo, essencial para preparar o organismo para o dia seguinte”, explica Fábio Porto, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo.

4. Carne vermelha
Passe longe da carne vermelha durante a noite se você está precisando repor as horas de sono. “Por ser um alimento de difícil digestão, causa uma sensação de distensão abdominal, comprometendo o descanso”, explica Fábio.

5. (Muita) água
Não tem nada de errado em se manter hidratada ao longo do dia, mas virar dois ou três copos de água antes de ir para a cama é a maior furada. “Isso aumenta a quantidade de urina produzida durante a noite e causa despertares noturnos, interrompendo o sono”, diz o especialista. Em vez disso, prefira uma fruta rica em água com efeito indutor do sono, como o kiwi.

Fonte: https://boaforma.abril.com.br/nutricao/quer-dormir-melhor-evite-comer-estes-5-alimentos-a-noite/ - Por Caroline Randmer (colaboradora) - ALLEKO/Thinkstock/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário