segunda-feira, 8 de abril de 2019

Dormir pouco pode fazer você ter menos amigos: entenda


Poucas horas de sono podem causar diabetes, depressão e deficiências cognitivas

Quando dormimos poucas horas, os efeitos são sentidos rapidamente pelo nosso corpo. Ficamos indispostos, mal-humorados e até agressivos durante o dia. Entretanto, nós não somos os únicos a perceber o quanto uma noite de sono nos prejudica. Segundo um estudo feito pela Universidade da Califórnia, as pessoas que estão à nossa volta percebem que não estamos dormindo satisfatoriamente e acabam se afastando por nos enxergarem como "socialmente desagradáveis".

Além disso, nós também sentimos menos vontade de conviver com os outros quando dormimos pouco.

Como o estudo foi feito
Os pesquisadores recrutaram 18 adultos, que foram instruídos a realizar uma ressonância magnética na área cerebral e responder avaliações padronizadas. A finalidade destes questionários era saber se a solidão poderia ser causada pela privação de sono. Além de serem submetidos a estes procedimentos, eles foram separados em dois grupos: Alguns deles dormiriam por oito horas, e outros iriam passar a noite acordados.

Na primeira fase do estudo, os participantes foram instruídos a assistir vídeos de pessoas andando em direção a eles. Quando eles se sentissem desconfortáveis com a proximidade, eles poderiam pausar a mídia. Os cientistas monitoraram a atividade cerebral de todos durante esse experimento.

Resultados
A frequência de interrupções ao vídeo de indivíduos se aproximando da tela, foi de 18 a 60% maior no grupo privado de sono. Além disso, o resultado da ressonância magnética revelou que ao ver outros indivíduos por perto, o cérebro de quem não dormiu acabou tendo áreas responsáveis pela sensação de ameaça ativadas.

Como ter uma melhor noite de sono
Segundo o especialista em sono Daniel Inoue, existem doenças que atrapalham o sono, mas na maioria das vezes, basta um pouco de cuidado antes de deitar para aumentar a qualidade do sono.


Nenhum comentário:

Postar um comentário