quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

8 alimentos que podem ser congelados sem perder nutrientes


Frutas como o morango e o mirtilo são até mais nutritivas na versão congelada

É muito comum pessoas associarem alimentos congelados com alimentos pobres em nutrientes. Ou mesmo achar que produtos frescos perdem vitaminas ao longo do tempo durante o armazenamento refrigerado.

Mas, isso não é necessariamente verdade. Isso depende de qual alimento estamos falando e do tempo que o consumidor armazena seu produto fresco antes do consumo.

Um estudo realizado pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, comparou os nutrientes encontrados em frutas e legumes frescos e os mesmos depois de congelados. O resultado apontou 8 alimentos que mesmo congelados são tão saudáveis (ou mais) quanto os frescos:

Brócolis
Couve-flor
Milho
Feijão verde
Ervilha
Espinafre
Mirtilo
Morango

Nutrientes dos alimentos
A pesquisa analisou a concentração de vitamina C, betacaroteno (provitamina A) e folato total nos alimentos. Eles foram divididos em três categorias: frescos, congelados e recém armazenados, sendo que esta última tinha a função de imitar os padrões típicos de armazenamento do consumidor após a compra.

O estudo constatou que os alimentos frescos que estavam na geladeira (os recém armazenados) e os que estavam totalmente congelados por dois anos eram nutricionalmente iguais. No caso das frutas, os especialistas puderam notar que as versões congeladas tinham níveis mais altos de nutrientes.

Isso porque, as frutas congeladas são colhidas no pico da maturação, ou seja, quando seu valor nutricional é mais alto e seu sabor mais forte e ao serem congeladas, essas características são mantidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário