terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Dieta da longevidade: isso existe mesmo? Como funciona?


Veja o que comer e o que não comer para viver mais, de acordo com o nutrólogo Reginaldo Rena

Longevidade vem do latim longaevitate e significa "tempo mais longo de vida". E é exatamente o que buscamos hoje na medicina: ajudar as pessoas a viverem mais e envelhecer com qualidade de vida. Ou seja, não é só a longevidade. É a longevidade saudável. Mas será que existe uma dieta específica para isso?

Longevidade saudável: o que é?
A intenção da longevidade é envelhecer sem deteriorar, como escrevo em um dos capítulos do meu livro "Guia da Longevidade". E a alimentação está diretamente relacionada. Isso porque existem alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais importantes para a função das nossas células.

Além disso, também existem alimentos que prejudicam as células, como os industrializados, por exemplo, e atrapalham a busca pela longevidade. Mas, ainda assim, não é possível falar em uma "Dieta da Longevidade". O que existem são alimentos saudáveis que devem estar presentes no dia a dia e alimentos que precisam ser evitados.

Isso porque há alimentos que são básicos para todos, entretanto, cada pessoa é única e tem diferenças genéticas, inclusive para a absorção de alguns nutrientes, como as vitaminas. Por isso, existem exames especializados no DNA para determinar dietas específicas com fins determinados.

Melhor dieta para longevidade
A dieta mediterrânea tem mostrados os melhores resultados quando se trata de longevidade. É a dieta rica em peixe, legumes, frutas, azeite, vinho moderado (para quem pode) e pouca gordura animal e produtos industrializados. Os alimentos mais indicados são:

Brócolis
Couve flor
Azeite
Peixe
Castanha do Pará

Devemos lembrar também da importância dos exercícios físicos para deixar o sedentarismo longe, aumentar a longevidade. Inclusive, evitar hábitos ruins como fumar, estresse e bebida alcoólica é essencial.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/35703-dieta-da-longevidade-isso-existe-mesmo-como-funciona - Escrito por Reginaldo Rena - Créditos: Gpointstudio/Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário