domingo, 16 de fevereiro de 2020

Cardápio de carnaval para ter mais energia e disposição


Dieta à base de carboidratos, proteínas e muitos líquidos garantem energia extra

Haja fôlego e disposição para atravessar os dias de Carnaval. A maratona, que começa na sexta-feira e vai até a terça-feira (tem gente que ainda emenda), exige corpo e mente saudáveis independente do estilo escolhido pelo folião.

Trio elétrico, bloco de rua, arquibancada da avenida, salão do clube ou camarote; não importa, o lema nestes dias de folia é dieta equilibrada e hidratação. Mas também não adianta abusar sempre e na hora da festa, querer exigir demais do corpo. Por isso, é preciso tomar cuidado.

"As pessoas testam os limites do corpo. Não praticam exercícios o ano inteiro, mantêm uma dieta pouco variada e quando chega o carnaval, pulam feito malucos para aproveitar os dias de curtição. Não há organismo que resista. É preciso moderação, antes, durante e depois da folia", explica a nutricionista Daniela Silveira, da Unifesp.

Dicas para aguentar os dias de Carnaval
Para ficar com o corpo preparado para o carnaval, os cuidados devem começar pelo menos um mês antes da folia. Assim, você evita que a fadiga e o estresse atrapalhem a curtição.
"O ideal é que o folião comece uma dieta equilibrada antes da festa e concilie o cardápio mais saudável a um treino leve. Isso porque apenas a dieta não é suficiente para dar o pique e disposição necessários para a maratona", explica a nutri.

Festa no trio elétrico ou Bloco de rua
Antes: o folião que optar por estas modalidades deve ficar atento à hidratação do corpo e ao gasto calórico. "Nestes dias, os foliões gastam muito mais calorias do que em dias normais. Por isso, devem aumentar a quantidade de carboidratos e proteínas ingeridas (eles garantem energia ao corpo), além de evitar gorduras e muito sal", explica Daniela.
Café da manhã: sucos e frutas. Pães integrais, queijo, peito de peru light e bolos.
Almoço: o ideal é optar por massas, como macarrão e carnes grelhadas. "Evite molhos, maioneses e tudo o que puder causar alguma irritação intestinal nas altas temperaturas", explica a nutricionista.

O que comer durante
Nesta festa não tem medida mais eficaz: hidratar é o refrão. Com a transpiração em excesso, o folião acaba perdendo muitas vitaminas e sais minerais, correndo o risco de ficar desidratado.
Usar a alimentação como fonte de reposição exige cuidados já que, no meio do agito e da multidão, fica difícil fazer uma refeição. Além disso, cair na pista logo na sequência pode causar desconforto.
"Mas não dá para ficar sem repor o que perdemos. Por isso, a sugestão é investir em líquidos e lanches leves", sugere a nutricionista.
Opções para a tarde: invista em isotônicos que repõem o sódio, o potássio e as vitaminas perdidas; sucos de fruta e água, que hidratam.
Mas se a fome bater, invista em uma barrinha de cereal ou uma fruta. Um pedaço de queijo vai bem, já que as proteínas ajudam a manter o pique e não são tão calóricas.

O que comer depois
Quando a festa terminar, o melhor a fazer é voltar aos poucos ao ritmo normal. O certo é voltar à dieta equilibrada, que estava sendo seguida antes do carnaval.
"O perigo do pós-carnaval, é que o folião acostuma a ingerir quantidades maiores de comida em função do consumo excessivo que teve e depois não percebe que precisa retomar o ritmo normal. Se não, este resultado aparece nos quilinhos a mais na balança. Além disso, é preciso repor os sais minerais e vitaminas com ingestão de água e sucos naturais", explica Daniela.

O que ingerir: frutas, verduras, sucos, água.
O que deixar para traz depois da festa: isotônicos, já que o corpo não precisa mais de uma reposição rápida de vitaminas e sais minerais, e diminuir a quantidade de alimentos ingeridos na medida em que o gasto calórico diminui.

Desfile de carnaval (arquibancadas)
Carboidratos e muita água garantem a sua energia

Nas arquibancadas: apesar de agitar as arquibancadas nos dias de desfile, os foliões não fazem tanto esforço físico quanto quem desfila no palco do samba ou pula atrás dos trios e blocos, por isso, a dieta aqui é diferente:
Café da manhã: dieta à base de frutas, sucos e menos carboidratos. Almoço: saladas, arroz, feijão, carnes grelhadas ou assadas. Jantar: saladas, carnes magras.
Durante o desfile: como não há grande gasto calórico, o ideal é se abastecer com lanches naturais, biscoitos integrais e bastante líquido.
Porém, cuidado com a conservação dos alimentos, já que nas altas temperaturas, há comidas que estragam com rapidez. Leve estes pratos em uma sacola térmica e consuma em período razoável para evitar desperdícios.

Na avenida
Se você vai desfilar sambando na avenida, a preparação deve ser semelhante a de quem vai curtir atrás do trio: "A lógica é a mesma: manter uma dieta à base de carboidratos e líquidos, evitar gorduras e opções mais pesadas", sugere a nutri.
O que não pode faltar: sucos, isotônicos, carboidratos, frutas.
O que deixar para traz depois do desfile: isotônicos, já que o corpo não precisa mais de uma reposição rápida de vitaminas e sais minerais, e diminuir a quantidade de alimentos ingeridos na medida em que o gasto calórico diminui.

No camarote
Nos bailes e na avenida, os camarotes levam o status de espaço "VIP" e são conhecidos pela fartura de comes e bebes. Mas será que é possível passar os dias de festa no espaço sem cair em tentação?
Para a nutricionista Daniela Silveira, apesar das tentações, dá para aproveitar o camarote sem ganhar quilinhos extras:
"Os buffets servem opções mais leves de canapés assados e com recheios light ou bem leves, além disso, frutas e drinks não alcoólicos também estão à disposição", explica.

Antes:
- Mantenha uma dieta um pouco mais leve do que em dias normais para compensar os exageros.
- Não pule nenhuma refeição antes de sair de casa, isso evita que bata aquela fome durante os desfiles.
- Carboidratos são bem vindos para fornecer energia ao corpo e passar horas dançando e pulando. Durante o desfile: -Invista em sucos e drinks não alcoólicos.
- Canapés e lanches naturais são bem vindos.
- Fuja de frituras e opções mais gordas como empadinhas e croissants.
-Se optar por bebidas alcoólicas, prefira a cerveja aos destilados. Eles são mais calóricos, porém, cuidado, a cerveja é diurética e se consumida em excesso pode levar a desidratação.
Mesmo assim, a regra é moderação. Depois dos desfiles: volte a sua rotina com uma dieta mais leve e mantendo o corpo hidratado.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/10972-cardapio-de-carnaval-para-ter-mais-energia-e-disposicao - Escrito por Natalia do Vale - Créditos: Kleber Cordeiro/Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário