quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

É possível mesmo emagrecer sem dieta? Sim! Veja como


Nutrólogo desmistifica necessidade de dieta para perder peso e dá dicas de como fazer

A cada dia surge uma nova dieta. Dieta da Lua, do sol, do abacaxi, da sopa, etc. Mas será que elas funcionam mesmo para emagrecer? Será que servem para todo mundo? Claro que não. Isso porque a dieta precisa ser individualizada para cada paciente e seu contexto de vida.

Prescrever uma dieta precisa levar em consideração aspectos como o sexo, a idade, as doenças existentes, as medicações em uso, os hábitos alimentares, o horário de trabalho, o estado emocional e até mesmo a genética.

Hoje, inclusive, já existem exames genéticos de DNA que podem ajudar a entender quanto cada pessoa queima de gordura, carboidrato e proteína e predisposições à intolerância, como a alergia alimentar, por exemplo.

Por que a dieta não dá certo?
Mas, na verdade, o que notamos na prática e em alguns estudos é que todas as dietas são boas e funcionam se forem feitas de forma adequada. Porém, as pessoas conseguem fazer em média por 3 meses ou menos.

Isso acontece porque temos nossa vida social (aniversário, comemorações de passar de ano, mudar de emprego, tem natal, ano novo, carnaval, páscoa). Já pensou nisso? Sem falar na festa junina e festinhas de crianças.

Então poucos chegam a fazer mesmo a dieta. Mesmo que fosse a melhor dieta para você em geral, elas perdem o efeito após 3 meses ou até menos. Na verdade, o que vemos não é que perde efeito ou para de funcionar. É que existe um abandono da dieta e aí aparece a sensação de derrota e frustração.

12 dicas para emagrecer sem dieta

Escolher melhores alimentos
Realizar atividade física (não precisa virar atleta)
Jejum intermitente ou intercalado
Ingerir água (pelo menos 2 litros)
Comprar alimentos na feira e não no supermercado
Preparar refeições em casa
Mastigar devagar
Começar as refeições com saladas
Evitar tomar suco de frutas em excesso
Evitar certos alimentos (inclusive, bebida alcoólica)
Estabelecer uma meta
Lembrar-se que todo dia conta
Mas e aí, podemos emagrecer sem dieta ou não? A resposta é sim!

1- Escolha alimentos melhores
Para isso, podemos mudar alguns hábitos "engordativos" e criar hábitos "emagrecedores". Não vamos abusar, mas vamos ter equilíbrio, vamos escolher melhores alimentos.

2- Faça atividade física
Claro que devemos lembrar também da importância da atividade física para reduzir e manter o peso, sem exagero. Ninguém precisa virar atleta.

3- Faça jejum intermitente ou intercalado
Podemos fazer jejum intermitente de 14-16 horas e perder peso ou jejum intercalado com duração de 24 horas, para pessoas já adaptadas.

4- Beba água
Também devemos ingerir água para auxiliar no emagrecimento - pelo menos 2 litros ao dia.

5- Compre alimentos na feira
Além disso, devemos escolher nossa comida na feira e não no supermercado.

6- Prepare refeições em casa
Tenha os alimentos já em casa e preparar para levar ao trabalho ou escola. Se puder preparar as refeições da semana toda no final de semana, melhor ainda.

7- Mastigue devagar
Outra dica é mastigar devagar. O seu cérebro precisa de um tempo para receber a informação que você está comendo e enviar mensagem de saciedade (ordem para parar de comer). E é na saliva que já temos início da digestão dos alimentos e a mastigação tritura o alimento para ajudar no processo e aproveitamento dos nutrientes.

8- Comece pela salada
Comece a refeição com saladas, porque elas demoram mais para serem mastigadas. Depois siga para os legumes e uma proteína.

9- Evite suco de frutas em excesso
Evite tomar muito suco de frutas, porque tem muita frutose (açúcar). Mesmo o natural? Sim, porque quando você come a fruta inteira é só uma e com as fibras. Então o açúcar é absorvido mais lentamente, sem pico do hormônio insulina. Já o suco de laranja, por exemplo, vai 2-3 laranjas e, ao espremer, vai só o caldo (frutose), sem fibras. Isso vai te engordar e pode aumentar o risco de gordura no fígado (esteatose).

10- Evite certos alimentos
Escolha a comida e evite pizza, lanches, bolos, docinhos, chocolates, refrigerantes e o mais difícil: o pão e a bebida alcoólica. Mas entenda que não precisa de neurose de dieta, entretanto não pode comer tudo o que é gostoso.
Eu brinco com meus pacientes que a dieta é fácil: olhou e é gostoso (pizza, bolo, chocolate, etc)? Não pode. Olhou e não tem graça (verduras, frutas, peixe, frango, carne)? Então pode comer. Mas a chave mesmo é realmente fazer escolhas saudáveis.

11- Estabeleça uma meta
Entenda que emagrecer é um processo que leva um tempo, não é uma corrida. Então não precisa ser tudo em uma semana ou um mês. Crie uma meta atingível - três meses, seis meses ou até um ano, dependendo de quanto precisa emagrecer.
Você não engordou tudo em uma semana. Então calma, foco e persistência. É possível emagrecer sem o estresse de dietas e cardápios. Só depende de você, pense nisso.

12- Lembre-se: todo dia conta
E lembre-se que todo dia faz diferença. Não adianta ter boas escolhas a semana toda e reduzir até 1 kilo e chegar no fim de semana e pensar "eu mereço"e comer tudo errado.
Tenho alguns pacientes que perdem 1 kilo de segunda a sexta-feira e depois recuperam esse 1 kilo ou mais no sábado e domingo, voltando à estaca zero na segunda-feira. Faça um teste você mesmo em casa: se pese pela manhã, sem roupa após ir ao banheiro em jejum na segunda feira e anote seu peso. Faça isso novamente na sexta e depois na segunda e anote tudo.
O que tem te feito você engordar? A Comida, as emoções, as escolhas erradas, ou falta de tempo para preparar seus alimentos?

Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/35891-e-possivel-mesmo-emagrecer-sem-dieta-sim-veja-como - Escrito por Reginaldo Rena - Créditos: Ruslan_127/Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário