terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Saiba como se preparar para os vestibulares na 3ª série do Ensino Médio

Está chegando a hora de tentar uma vaga na universidade. Confira 7 dicas de organização do ano letivo para quem vai fazer Enem e vestibulares.

Conciliar a cobrança na escola e a intensa rotina de estudos para vestibulares e Enem não costuma ser uma tarefa fácil para grande parte dos estudantes, principalmente, quando chegam no último ano do Ensino Médio.

Esse pode ser um dos momentos mais estressantes na vida de um aluno, já que só de falar em vestibular a ansiedade acaba tomando conta de muitos. Porém, mesmo que estejam no último ano, ainda faltam alguns meses para as provas e criar uma expectativa por tanto tempo pode não ser tão legal.

Já que as férias chegaram ao fim e todos estão voltando às salas de aula, ter um planejamento para o esse último ano letivo pode ser uma estratégia fundamental para ajudá-lo a levar seu último ano do Ensino Médio de uma forma mais tranquila e, no fim, conseguir um bom resultados nos processos seletivos que escolher.

1 – Organização
Você ainda tem tempo, por isso, desde já é hora de se organizar. Se você dividir o seu tempo conforme a sua rotina e suas necessidades será muito mais fácil seguir um planejamento de estudos. Separe suas horas para aulas e estudos individuais, além de outras atividades que fazem parte do seu cotidiano, tendo um tempo para cada coisa.
Além disso, também tenha organização com seus materiais de estudos. Fica muito mais fácil quando você sabe onde está um conteúdo importante que você anotou para estudar depois ou até mesmo os seus materiais, como canetas, marcadores, livros etc. Com isso, você não perde tempo para estudar e ainda evita de se estressar por não achar o que estava procurando.

2 – Aulas
Quando estiver na escola, tente se dedicar ao máximo nas aulas. Preste atenção nos professores, evite o uso do celular, anote ou pergunte suas dúvidas. Se você ficar atento ao que está se passando na aula, fica muito mais fácil para fazer as revisões depois em casa. Assim, evita o desespero tanto na hora das provas escolares quanto nos dias próximos aos vestibulares.

3 – Revisões
Os dias dos vestibulares ainda não estão tão próximo, por isso, é importante garantir que o conteúdo estudado não vai se perder com o tempo. As revisões são ótimas para ajudá-lo a manter a memória. Tente sempre revisar os conteúdos vistos nas aulas e faça resumos com as palavras mais importantes que possam estimular sua memória.
Com isso, estipule um período, seja nos finais de semana, quinzenalmente, ou o tempo que você achar necessário, para poder se dedicar aquele estudo. Também é interessante fazer a divisão por áreas, assim, quando estiver chegando na reta final, você pode se dedicar mais aos temas que sente mais dificuldade e também aos que estão relacionados às áreas que têm mais peso para o curso que você deseja fazer.

4 – Faça vestibulares e conheça editais
Antes de fazer a sua prova principal é importante conhecer o vestibular. A prática ajuda na correção dos erros. Se tiver oportunidade, faça vestibulares como treineiro, conheça o formato da prova, isso também contribui para que você não seja surpreendido de maneira negativa no dia do seu vestibular.
Caso não consiga fazer as provas como treineiros, e mesmo conseguido, refaça edições anteriores, pratique os exercícios e faça simulados. Os simulados contribuem muito para o estudante mensurar o tempo e o ajudam na hora de otimizá-lo para não fazer a prova com pressa e acabar deixando o nervosismo atrapalhar.
Por fim, sabemos que é cansativo ler um edital cheio de itens e regras, mas tire uns minutos e conheça as exigências das instituições e bancas examinadoras dos processos seletivos que você vai fazer. Ter conhecimento das regras evita que você seja eliminado de um vestibular por questões minímas que talvez você não saberia, como a cor de uma caneta, uso de acessórios impróprios, ou falta de uma documentação.

5 – Tenha lazer e cuide da saúde
Estudar, ir para a escola todos os dias, fazer provas, ler livros parece ser uma rotina desgastante e pode ser mesmo se você não tiver equilíbrio. Claro que é importante a dedicação para todos esses momentos, mas a preocupação em excesso acaba atrapalhando.
Deixe espaços na sua rotina para atividades que você gosta e que te dá prazer. Vá ao cinema, aproveite momentos com a família e amigos, dê uma volta no parque ou separe um momento para não fazer nada se for o que você gostar.
Além disso, mantenha o sono em dia para evitar o cansaço. Pratique uma atividade física, beba água e se alimente de forma mais saudável. Cuide do corpo e da mente para conseguir ter um bom resultado e alcançar os seus objetivos, afinal, você vai precisar estar bem e disposto na reta final.

6 – Faça um cursinho
Os cursinhos pré-vestibulares possuem professores especialistas em diversos processos seletivos. Quem não se sente seguro para fazer as provas, mesmo estando no 3º ano, tem a opção de buscar um cursinho. Geralmente eles abrem matrículas nos dois semestres e ainda têm os comunitários, voltados para estudantes de baixa renda.
Caso a sua escola não ofereça essa preparação, você pode buscar um cursinho tanto para as aulas normais ou somente para as específicas nas disciplinas que tem mais dificuldade.

7 – Dedicação
Se dedique. Sem excessos, mas com responsabilidade. Se você tiver dedicação em tudo o que fizer durante o seu último ano letivo a chance de alcançar a vaga tão sonhada em uma universidade será muito grande. Mantenha a tranquilidade que vai dar tudo certo.

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário