quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

6 benefícios psicológicos do pilates


Fazer exercícios é uma das atividades mais recomendadas por médicos e psicólogos. Agiliza a nossa mente, fortalece nossos músculos e gera endorfinas, os hormônios da felicidade. Ainda que possamos encontrar modalidades para todos os gostos, ultimamente existe uma disciplina que está no auge: nada se compara à intensidade dos benefícios psicológicos do pilates.

Este sistema de treinamento físico e mental surgiu no começo do século XX, pelas mãos de Joseph Hubertus Pilates. No início foi chamado de Crontologia devido à necessidade do uso da mente para controlar o corpo, já que buscava, ao mesmo tempo, a harmonia e o equilíbrio entre ambos.

Os princípios fundamentais nos quais o pilates se baseia são 7:

O alinhamento
A concentração
A centralização
O controle
A respiração
A fluidez
A precisão

Com o passar dos anos foram sendo incorporadas diversas inovações. Algumas delas incluem máquinas, aparelhos, e inclusive posturas específicas de outras disciplinas, como a ioga.

Hoje em dia, o pilates é muito usado em terapias de reabilitação, já que proporciona estabilidade e firmeza à coluna vertebral e aos diferentes músculos. É uma disciplina que conta com muitos adeptos a nível mundial, incluindo muitos artistas e personalidades conhecidas.

A razão de seu sucesso não se deve apenas à incrível melhora física que os praticantes experimentam, mas também aos seus enormes benefícios psicológicos. Aqueles que estão acostumados a ir a aulas específicas desta atividade afirmam se sentir muito melhores a nível psicológico e emocional.

“A saúde é um estado normal. É um dever não só consegui-la, mas também mantê-la.”
– Joseph Pilates –

6 benefícios psicológicos do pilates

Ajuda a dormir
Praticar pilates faz com que estejamos mais relaxados na hora de deitar, favorecendo nosso sono e um bom descanso. Além disso, diminui o estresse, melhora a concentração e ajuda a eliminar os pensamentos negativos graças à prática da respiração profunda. Através dele, nos desfazemos de toxinas durante a expiração e oxigenamos a pele, a musculatura e os órgãos durante a inspiração.
É um remédio natural fantástico que, em muitas ocasiões, evita que tenhamos que recorrer a outros métodos para pegar no sono.

Aumenta a autoestima
Um dos benefícios psicológicos do pilates é que ele melhora nossa autoestima. Ao começar a ver as mudanças em nosso corpo, nossa autoconfiança será fortalecida.

Relaxa e fortalece
Todos sabem que esta atividade é uma das mais relaxantes que existem. Tonifica nosso corpo e melhora nossa respiração, que muitas vezes nos causa problemas em situações de conflito.
O pilates costuma ser muito recomendado para pessoas com transtornos de estresse e ansiedade por seus bons resultados. Também é ótimo para aqueles que querem melhorar sua qualidade de vida e desejam experimentar algo novo que saia das opções tradicionais.

Socialização
As aulas de pilates nos permitem conhecer diversas pessoas. É uma forma incrível de socializar sem ter que recorrer aos esportes em grupo, não aptos para todos.
Se você é uma pessoa que prefere estar sozinha, não se preocupe. Existem aulas alternativas com poucas pessoas, ou você pode até mesmo seguir vídeo-aulas em casa. Porém, é recomendável consultar um especialista. É preciso ter muito cuidado com a forma de nos exercitarmos.

Melhora a vida sexual
Com o pilates, nossa sensibilidade fica à flor da pele. Fortalece a região da pelve, a parte inferior das costas e os músculos abdominais, nos permitindo que seja muito mais fácil e prazeroso chegar ao orgasmo.
Da mesma forma, a flexibilidade aumenta e, com ela, uma infinidade de possibilidades novas. Não tenha medo de experimentar, sempre e quando ambos estiverem de acordo. Qualquer esporte que melhore a qualidade da sua vida sexual deve ser bem recebido.

Permite que nos conheçamos melhor
Um dos benefícios do pilates que mais passa despercebido é que ele nos permite conhecer melhor a nós mesmos. Pode parecer algo banal, mas tem muita importância com respeito à percepção que temos de nossas qualidades, defeitos e capacidades.
Um bom autoconhecimento é a chave para estabelecer uma conexão entre nosso corpo e nossa mente. Alcançar a harmonia entre ambos nem sempre é uma tarefa fácil, mas graças à concentração e à respiração, é possível.
O pilates é perfeito para qualquer tipo de pessoa e para qualquer idade. Não tem limite de participantes nem está regido por regras estritas que devem ser seguidas. Trata-se de melhorar nossas capacidades enquanto fortalecemos a relação com nós mesmos.
Pode ser que você não se convença de todos estes benefícios, mas não perderá nada dando uma oportunidade a essa atividade. Experimente, pois seus resultados sempre são surpreendentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário