terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

6 dicas para você curtir um Carnaval mais sustentável


Confete, serpentina, glitter… Será que a gente não encontra opções para todos eles?

A contagem regressiva para a época mais esperada do ano pelos foliões começou! E se você é que nem a gente e não perde uma festinha ou um bloquinho de rua, já deve ter percebido como os locais ficam depois que todo mundo vai embora. É um amontoado de confete, serpentina, glitter e copos descartáveis que não tem fim.

E por que não fazer a sua parte? Com pequenas mudanças, você pode aproveitar o Carnaval de 2020 de uma maneira muito mais sustentável, fazendo boas escolhas para o planeta e sem peso na consciência. Quer saber como? Confira as nossas 6 dicas:

1 – Aposte em uma maquiagem sustentável
O glitter é presença confirmada nas makes carnavalescas. O problema é que a maioria das marcas utilizam microplásticos para fabricar o pózinho brilhante. São pedaços tão pequenos do material que não dá para removê-los nas estações de tratamento de esgoto — e, por isso, eles acabam contaminando rios e lagos.
Para você ter uma ideia, análises de plânctons da década de 60 já apontavam quão prejudicial o glitter é para a fotossíntese desse microorganismos. Sem contar que ele pode ser confundido e ingerido por outros animais marinhos.
Mas não vá pensando que a gente deve abandonar o brilho e o glamour nessa época do ano. Muitas marcas já disponibilizaram versões biodegradáveis do produto, e a preços bem bacanas. É o caso da marca Pantys, que vende um potinho por aproximadamente R$15 cada. Veja aqui.
E já que estamos falando de uma produção mais sustentável, porque não apostar em itens veganos para a sua preparação? Pode ser uma sombra ou pigmento bem coloridos (veja aqui), um batom (veja aqui) ou até um protetor solar (veja aqui)!

2 – Recicle suas fantasias
Já parou para pensar em quantas penas sintéticas e lantejoulas você já usou nas fantasias dos seus Carnavais? Vale, este ano, reciclar alguma coisa que está guardada no armário. Que tal algumas inspirações direto do Pinterest?

3 – Leve seu próprio copo e canudo
Se você vai aproveitar os eventos realizados em lugares abertos, como praças e ruas, vai querer levar o próprio copo e canudo reutilizáveis. Assim, você evita usar os descartáveis, que geram muito mais lixo.
Algumas pessoas já começaram a se preocupar com isso: no ano passado, por exemplo, a produção de resíduos durante o carnaval de São Paulo caiu em 42 toneladas. Isso mesmo! Em 2018, a cidade acumulou 958 toneladas de lixo nas festividades. Em 2019, o número caiu para 916. Que tal contribuir para a quantidade diminuir ainda mais em 2020? Encontre aqui algumas opções.
Mas se mesmo assim você precisar comprar algum líquido, prefira os que vêm em latinhas. O alumínio é mais facilmente reciclado do que outros materiais. E os catadores agradecem!

4 – Confetes e serpentinas, só se forem feitos em casa
Afinal, eles são de papel, e dão mais volume para o monte de lixo produzido. Vários tutoriais ensinam como fazer o seu punhado em casa utilizando jornais velhos, bloquinhos usados e até folhas secas do quintal.

5 – Vá de transporte público
Por dois  motivos: o trânsito nesse período sempre está um caos. E os transportes públicos (ou até bicicletas e patinetes) são alternativas sustentáveis aos carros. Às vezes até vale um aplicativo de carona, viu?!

6 – Escolha o local
Não é só você que tem que se preocupar com o meio ambiente durante o Carnaval. Os organizadores das festas também! O Bloco Sargento Pimenta, de São Paulo, faz parcerias com ONGs de catadores de lixo e reciclagem. Vale procurar quem são os foliões eco-friendly da sua cidade!

Fonte: https://boaforma.abril.com.br/estilo-de-vida/6-dicas-para-voce-curtir-um-carnaval-mais-sustentavel/ - Por Amanda Panteri - gpointstudio/Thinkstock/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário