sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Agrotóxicos nos alimentos: quais têm menos?

Entenda a preocupação com os impactos dos pesticidas na saúde e veja quais são os alimentos com menos agrotóxicos na produção

Como evitar a presença dos agrotóxicos na alimentação? Essa é uma dúvida frequente e preocupante entre a população, uma vez que essas substâncias estão presentes na produção agrícola e são associadas a diversos problemas na saúde - que vão desde uma intoxicação ao comprometimento de certas funções do organismo.

Por isso, entenda o que são os agrotóxicos e qual a diferença entre os alimentos com e sem pesticidas. Além disso, confira quais produtos possuem menor taxa de agrotóxicos em sua composição, de acordo com a nutricionista Ana Paula Gava.

O que são agrotóxicos
Os agrotóxicos são pesticidas utilizados no cultivo de alimentos, como um instrumento da produção agrícola para evitar a perda de alimentos. A grande questão relacionada ao uso dessas substâncias são os potenciais riscos à saúde, causados pela ingestão dos agrotóxicos.

Alimentos sem agrotóxicos X alimentos com agrotóxicos
A alta quantidade de agrotóxicos em alimentos pode induzir a danos no funcionamento do intestino, porque suas propriedades afetam parte da flora intestinal, incluindo as funções probióticas responsáveis pelo trânsito de alimentos no organismo.

Além disso, estudos atuais também indicam que os agrotóxicos, mesmo em quantidades pequenas, podem levar aos seguintes riscos à saúde:

Dor de cabeça
Náuseas
Dor de estômago
Dor lombar
Disúria
Diagnóstico médico de gastrite/epigastralgia
Depressão
Ansiedade
Mialgia
Irritabilidade
Cólicas abdominais

Por isso, é recomendado o cuidado na seleção dos alimentos, além de uma higienização cuidadosa de produtos frescos, como frutas, verduras e legumes, para remover quaisquer resíduos restantes.

A preferência por alimentos orgânicos, que são aqueles cultivados sem o uso de pesticidas, também costuma ser indicada para evitar riscos à saúde. No entanto, como nem sempre se têm acesso imediato e rápido a esses produtos, uma saída é escolher alimentos que absorvem menos agroquímicos durante a produção.

Veja a seguir a lista da nutricionista Ana Paula Gava com alimentos que levam menos agrotóxicos e podem ser consumidos sem grandes riscos. Assim, seu cardápio estará sempre rico em nutrientes e muito mais saudável.

Alimentos com menos agrotóxicos
Abacate
Aspargos
Batata-doce
Berinjela
Brócolis
Caqui
Cebola
Coco
Ervilha-de-cheiro
Feijão
Jabuticaba
Kiwi
Manga
Melancia
Milho
Nêspera
Pitanga
Repolho
Rúcula
Tangerina

Nenhum comentário:

Postar um comentário