quarta-feira, 13 de abril de 2022

5 vantagens de fazer atividades físicas na areia



Ideal para quem gosta de treinar ao ar livre, a prática de exercícios físicos na areia pode trazer diversos benefícios

 

Geralmente, a rotina de exercícios físicos na academia pode se tornar monótona e entediante com o passar do tempo. Por isso, muitos alunos tendem a procurar outras formas de praticar as atividades físicas, como treinar ao ar livre ou até mesmo em casa.

 

Para quem mora ou tem costume de ir à praia, essa prática pode se tornar ainda mais fácil e benéfica. Isso porque o treino na areia traz diversas vantagens, tanto para a saúde física quanto para a saúde mental.

 

Pensando nisso, listamos cinco benefícios trazidos pela prática de atividades físicas na areia. Confira a lista a seguir.

 

1. Saúde mental

Assim como qualquer tipo de exercício físico, o treino na areia também pode melhorar muito a saúde mental, aliviando sintomas como o estresse e a ansiedade, principalmente durante o período de pandemia.

"Num momento que muitos ficaram a maior parte do tempo em casa no último ano, os exercícios a céu aberto como no caso da areia, ganharam bastante força e além dos benefícios físicos podem reduzir os sintomas de ansiedade e depressão", explica o educador físico Bruno Sapo.

 

2. Resistência muscular

De acordo com um estudo da Universidade da Austrália Ocidental, publicado na National Library of Medicine, a energia gasta em treinos na areia é até 1,6 vezes maior do que em exercícios físicos feitos na grama. Por isso, a atividade na areia exige mais esforço.

A parte boa é que esse esforço maior faz com que os músculos trabalhem mais e, consequentemente, ganhem mais resistência. Dessa forma, o ganho de massa muscular é potencializado.

 

3. Queima de calorias

Outra consequência do aumento da resistência muscular, é a maior queima de calorias. Na areia, por conta do maior esforço nos exercícios, o corpo exige um estímulo energético maior, logo mais calorias são queimadas durante o processo.

Além disso, combinando a queima de calorias com o fortalecimento muscular, o treino na areia torna-se um grande aliado do emagrecimento saudável, ajudando a reduzir a gordura localizada.

 

4. Capacidade respiratória

Diversos exercícios podem impulsionar a nossa capacidade pulmonar. Isso porque, quando são praticados, eles fortalecem a musculatura respiratória, potencializando o volume de oxigênio que circula pelos órgãos.

Ao serem praticados na areia, esses exercícios exigem um pouco mais de esforço e também potencializam essa ação fortalecedora. Assim, podem trazer diversos benefícios não apenas ao sistema respiratório, como também para todo o corpo.

 

5. Coordenação motora

Um solo de areia é uma superfície irregular. Treinar em superfícies irregulares, diferente do piso da academia ou do asfalto, faz com que o aluno trabalhe muito mais a sua coordenação motora.

Para manter a estabilidade, durante o treino, é trabalhado o equilíbrio corporal e são fortalecidos os músculos inferiores, abdominais e das costas, além das articulações, que tornam-se mais resistentes.

 

Como começar a treinar na areia?

O primeiro passo é procurar a orientação de um personal trainer ou um educador físico para receber as instruções e treinos ideais. Assim, são evitados possíveis acidentes ou lesões.

 

Um exercício ideal para aqueles que estão começando, de acordo com Bruno Sapo, é a famosa caminhada na praia. A partir daí, o aluno pode incrementar o seu treino na areia. "De forma orientada, e se for o objetivo, também podem começar um treino na areia que será adaptado ao nível de cada um", afirma o educador físico.

 

Para quem está começando, Bruno também destaca alguns esportes de praia, como o Beach Tennis, Vôlei de Praia e Futevôlei.

 

"O leque de exercícios e esportes são tão grandes que desde pessoas treinadas até pessoas saindo do sedentarismo podem se adaptar, treinar, evoluir e colher todos os benefícios para a saúde, sempre com orientação de profissionais de educação física", reforça Bruno Sapo.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/fitness/materias/38539-5-vantagens-de-fazer-atividades-fisicas-na-areia - Escrito por Murilo Feijo - Redação Minha Vida


Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor.

Louvai ao Senhor!

Salmo 150:6


Nenhum comentário:

Postar um comentário