terça-feira, 12 de abril de 2022

Como aumentar a testosterona: dicas e cuidados


Primeiro precisa saber se os níveis de testosterona no seu organismo realmente precisam ser aumentados. Fale com seu médico!

 

O hormônio testosterona está presente no organismo de homens e mulheres. Mas, nos homens há cerca de 30% a mais do que nas mulheres, pois é esse hormônio que vai formar as características masculinas na puberdade e mantê-las até o início da andropausa – a menopausa masculina.

 

A testosterona tem várias funções no organismo do homem. Com a redução desse hormônio, o homem pode começar a ter os ossos enfraquecidos, redução da massa muscular, diminuição da quantidade de pelos, redução do desejo sexual, da energia, além de sofrer com alterações no humor, de memória e de sono.

 

Então, é importante manter a testosterona e outros hormônios em equilíbrio no organismo, e isso pode ser feito mesmo por homens jovens, caso haja necessidade.

 

Mas, importante: antes de adotar qualquer tipo de tratamento para aumentar a testosterona, recomendamos conversar com seu médico e fazer alguns exames para saber como está o nível atual do hormônio no seu corpo e sua saúde de modo geral. Não faz sentido se esforçar para aumentar o hormônio que já é produzido em quantidade suficiente e não está causando problemas.

 

Como aumentar a testosterona no organismo masculino?

Depois que seus exames mostrarem que seria bom fazer uma reposição de testosterona, seu médico falará sobre as opções, que vão depender das necessidades do seu organismo. Veja, a seguir, quais são algumas destas opções.

 

Testosterona bioidêntica

A testosterona bioidêntica é um composto feito em laboratório que é idêntico ao hormônio natural produzido pelo corpo. Ela é feita para cada pessoa individualmente, pois a base da sua produção é por meio da análise do sangue de cada paciente que for utilizá-la.

 

Alguns dos alimentos que atuam de forma mais específica na produção da testosterona são cacau, linhaça, gergelim, castanhas, ostras, abacate, romã, azeite, ovos, sardinha e espinafre.

 

Por outro lado, é recomendado evitar soja e derivados, além de açúcares, pois estes alimentos estão associados à redução da quantidade de testosterona.

 

Boas noites de sono

Dormir bem, e o suficiente, é muito importante para a saúde como um todo, inclusive para a produção equilibrada de testosterona. Um sono completo é aquele que permite ao corpo fazer a sua renovação noturna, eliminando toxinas, descansando e acordando pronto para recomeçar.

 

Além disso, é durante o sono que o cérebro pode produzir os hormônios necessários e faz a regulação dos que podem estar a mais, como o cortisol, que prejudica a formação e aumento da concentração de testosterona no sangue.

 

Exercício físico para aumentar a testosterona

É recomendado praticar exercício físico de forma regular e intensa durante pelo menos 30 minutos, usando halteres, barras e elásticos. Os exercícios de musculação, realizados com pesos e com a orientação de um treinador, estimulam a produção de testosterona.

 

Entre as melhores opções, pode escolher esportes de alta intensidade (basquete, futebol, vôlei), treino funcional, crossfit, HIIT (treino de poucos minutos que alterna entre alta e baixa intensidade) ou musculação.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/como-aumentar-testosterona/ - por Priscilla Riscarolli


O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.

Deuteronômio 31:8


Nenhum comentário:

Postar um comentário