sexta-feira, 1 de abril de 2022

Gosta de comer ovo? Então cuidado com os erros ao guardar e preparar


O ovo é um alimento gostoso e saudável, desde que consumido com alguns cuidados

 

Além de saboroso, o ovo é uma rica fonte de proteínas e ácidos graxos ômega-3, além de muitos outros nutrientes importantes para a saúde.

 

Não aumenta o colesterol e é recomendado principalmente para atletas e pessoas em recuperação de cirurgia, pois ajuda na reconstrução e cicatrização dos tecidos.

 

Faz parte da dieta das pessoas que comem carne e também de quem é ovo-lacto-vegetariano. E a melhor forma de usufruir todos estes benefícios do ovo é sabendo guardá-los e preparar o alimento.

 

Guardar fora da geladeira

Os ovos não vão estragar de um dia para o outro se ficarem fora da geladeira. Mas, o tempo de consumo deles diminui devido à temperatura mais elevada do lado de fora. Quanto mais calor estiver fazendo, pior.

 

Lavar antes de guardar

Pode parecer uma ideia bem cuidadosa e higiênica lavar bem os ovos antes de guardá-los na geladeira. Mas, não é. Os ovos têm uma casca porosa que absorve parte da água quando é lavada. Se o ovo for passar dias na geladeira, essa água pode prejudicar sua qualidade.


Consumir ovo cru

A menos que você recolha os ovos frescos do seu próprio galinheiro, e tenha o cuidado necessário com a saúde das suas galinhas, é arriscado comer ovos crus.

O risco é de contaminação por bactérias, principalmente a Salmonella, que fica na casca dos ovos e infecta a gema e a clara quando o ovo é quebrado. Se ele for cozido ou frito, a bactéria morrerá.

 

Comprar sem conferir

Na hora de comprar ovos, abra a caixa e verifique um por um. Dê uma mexidinha no ovo para ver se ele está solto ou grudado na caixa. Grudado quer dizer que a casca rachou e vazou. Também verifique se todas as cascas estão inteiras, sem rachados ou partes quebradas. Por fim, confira a data de validade.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/erros-ao-guardar-e-preparar-ovo/ - por Priscilla Riscarolli


O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra.

Provérbios 21:21


Nenhum comentário:

Postar um comentário