quarta-feira, 27 de abril de 2022

18 alimentos diuréticos para desinchar


Os alimentos diuréticos ajudam a diminuir a retenção de líquidos e de sódio no organismo, que podem ser causados pelo consumo excessivo de sal, sedentarismo, alterações hormonais, doenças nos rins ou pelo uso de alguns medicamentos.

 

Para desinchar é importante priorizar a ingestão de alimentos ricos em potássio, como banana e água de coco, alimentos com alto teor de água, como melão e pepino, e alimentos ricos em cafeína, como o chá verde e café que vão aumentar a eliminação de líquidos do organismo. Conheça alguns diuréticos naturais para diminuir a retenção de líquidos.

 

Outra forma de ajudar a desinchar, é diminuir a ingestão de alimentos ricos em sódio, como sal de cozinha, alimentos industrializados, como molhos prontos, refrigerantes e sorvetes, e carnes defumadas, como presunto e linguiça.

 

Beber bastante água é fundamental para ajudar a desinchar, pois aumenta a produção de urina, facilitando a eliminação do excesso de sódio e de líquido do organismo.

 

Os principais alimentos diuréticos são:

 

Bebidas com cafeína, como café, chá verde e chá preto;

Alguns chás, como chá de hibisco, salsinha e cavalinha;

Melancia;

Melão;

Abacaxi;

Limão;

Água de coco;

Pera;

Beterraba;

Pepino;

Cenoura;

Banana;

Uva;

Aspargo;

Abóbora;

Salsão (aipo);

Frutos vermelhos, como morango, mirtilo, amora e framboesa;

Vegetais verde escuros, como couve, rúcula e bertalha.

 

Os alimentos diuréticos também melhoram a saúde intestinal, combatendo a prisão de ventre e evitando que a barriga fique inchada. Além disso, consumir alimentos ricos em potássio e água ajuda na prevenção e no tratamento de doenças, como infecção urinária e pressão alta, por exemplo.

 

Veja mais dicas para combater a retenção de líquidos com a nossa nutricionista:

 

Alimentos diuréticos emagrecem?

Os alimentos diuréticos podem diminuir o peso corporal, já que eliminam o excesso de líquido do organismo. No entanto, estes alimentos não promovem a redução de gordura corporal, não havendo dessa forma emagrecimento, apenas a diminuição do inchaço.

 

Além de incluir diariamente os alimentos diuréticos na dieta, é fundamental beber o mínimo de 2 litros de água por dia e reduzir a ingestão de sal e de alimentos ricos em sódio, para que os resultados sejam eficientes. Veja algumas dicas para emagrecer e perder barriga.

 

Receitas diuréticas para desinchar

Veja a seguir algumas receitas com alimentos diuréticos que podem ajudar a desinchar.

 

1. Sopa de abóbora

A sopa de abóbora pode ajudar a diminuir a retenção de líquidos, pois a abóbora é diurética, além de a sopa ser rica em água.

 

Ingredientes:

1 kg de abóbora em pedaços;

1 alho poró médio cortado em fatias;

2 colheres (de sopa) de gengibre em pó;

1 litro de água;

4 dentes de alho picados;

2 colheres de azeite;

pimenta preta e raspas de limão a gosto.

Modo de preparo:

 

Refogar os dentes de alho no azeite até dourar e depois acrescentar a água, a abóbora e o alho poró, deixando cozinhar bem. Quando estiver bem cozido acrescentar o gengibre e um pouquinho de pimenta preta à gosto. Depois de pronta, adicionar raspas de limão e servir.

 

2. Salada de beterraba com pepino e salsinha

A salsinha tem propriedades diuréticas, contribuindo para o aumento da produção de urina e eliminação do excesso de líquidos pelo corpo.

 

Ingredientes:

1 beterraba média;

1 pepino médio;

2 folhas e alface;

1 colher de chá e salsinha fresca;

1 colher de chá de azeite.

Modo de preparo:

 

Lavar bem a beterraba, o pepino, o alface e a salsinha e escorrer. Ralar a beterraba em um ralador e colocar em uma travessa. Fatiar o pepino em rodelas e juntar com a beterraba. Cortar o alface em tiras largas e picar a salsinha, misturando com os outros ingredientes. Temperar com o azeite e servir.

 

3. Purê de cenoura

A cenoura é um ótimo diurético, pois é rica em água e vitamina A, que favorecem o trabalho dos rins e a formação de urina, aumentando a eliminação de líquidos e diminuindo o inchaço do corpo.

 

Ingredientes:

2 cenouras médias;

1 litro de água;

½ colher de café de sal;

 Manjericão a gosto.

Modo de preparo:

 

Colocar a cenoura e a água em uma panela e deixar cozinhar até ficar macia. A seguir, escorrer a água e amassar a cenoura, transformando-a em purê. Adicionar sal, um pouquinho de manjericão e servir.

 

4. Suco de melancia e pepino

A melancia e o pepino são ricos em sua composição, além de terem fibras e vitaminas que ajudam a combater o inchaço. Por isso, juntar os dois em uma receita pode ser uma ótima opção para eliminar o excesso de líquido corporal.

 

Ingredientes:

3 fatias médias de melancia;

Suco de ½ limão;

1 pepino médio.

Modo de preparo:

 

Lavar, descascar o pepino e cortar em pedaços pequenos. Em seguida, adicionar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que tudo se transforme em uma mistura homogênea. Servir sem coar.

 

5. Suco de maçã com melão e gengibre

A maçã e o melão são alimentos ricos em água e, por isso, aumentam a produção de urina, ajudando a diminuir a retenção de líquidos e a desinchar.

 

Ingredientes:

1/2 maçã média;

1 fatia de melão;

2 cm de gengibre;

1 copo de água filtrada.

Modo de preparo:

 

Lavar a maçã e picar. Picar o melão. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem. Transferir para um copo e beber.

 

Bibliografia

HEDAAOO, A, Sameer; BODHANKAR, M, Mitali. Advantages of natural diuretics over synthetic diuretics as part os treatment. World of Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences . Vol.8. 3.ed; 310-327, 2019

MAHAN, L. Kathleen et al. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13.ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2013.

 

Fonte: https://www.tuasaude.com/alimentos-diureticos/ - Revisão clínica: Tatiana ZaninNutricionista


O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.

Deuteronômio 31:8


Nenhum comentário:

Postar um comentário