terça-feira, 5 de abril de 2022

Escovar os dentes antes ou depois do café da manhã?


Existem motivos para escovar os dentes antes de comer, e um cuidado importante se preferir escovar depois

 

No Brasil, a cultura de escovar os dentes surpreende pessoas de outras partes do mundo. O brasileiro escova mais os dentes do que povos de outras culturas, assim como é reconhecido em outros países pelo hábito de tomar banho todos os dias, mesmo no inverno, e às vezes até dois banhos no mesmo dia.

 

Mas, mesmo tendo essa fama de povo bastante higiênico, muitos brasileiros ainda se perguntam se é melhor escovar os dentes antes ou depois do café da manhã. A questão é pertinente, pois nos preocupamos com dois fatores: ir para a mesa de café da manhã com hálito fresco ou ir para o trabalho com os dentes bem limpos: o que é mais importante?

 

Escovar os dentes antes do café faz sentido

Existem benefícios em escovar os dentes tanto antes quanto depois do café da manhã. Mas, os benefícios são maiores se você optar por escovar antes do café.

 

Pois é, pode parecer sem sentido, já que você escovou antes de ir dormir e os dentes continuam limpos pela manhã. Mas, não é bem assim.

 

Durante o sono, as bactérias que vivem na boca se multiplicam, causando o mau hálito matinal. Além disso, a presença elevada dos microrganismos na região deixa os dentes mais vulneráveis para receber os alimentos.

 

Então, ao escovar os dentes antes de comer, você elimina as placas bacterianas e reveste o esmalte do dente com uma camada protetora para enfrentar os resíduos ácidos da alimentação.

 

Se preferir escovar depois, tome este cuidado

Você pode optar por escovar os dentes só depois de comer, já que pode achar desagradável escovar logo ao acordar. Mas, nesse caso, o indicado é esperar entre 30 minutos e 1 hora entre  café da manhã e a escovação.

 

Como o ácido da comida pode temporariamente enfraquecer o esmalte, escovar imediatamente depois da alimentação é algo não recomendado pelos especialistas.

 

Apesar de a escovação eliminar os resíduos dos dentes, também espalhará determinadas bactérias que ainda estão pela boca. Além do mais, as cerdas da escova podem agredir o esmalte que está vulnerável, correndo o risco de provocar uma erosão dentária.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/escovar-os-dentes-cafe-da-manha/ - por Priscilla Riscarolli


O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.

Deuteronômio 31:8


Nenhum comentário:

Postar um comentário