segunda-feira, 9 de maio de 2022

Os principais exames ginecológicos que as mulheres fazem


Os mais comuns, que servem não apenas para detectar doenças, mas para ajudar na prevenção

 

Cuidar da saúde ginecológica é muito importante. As mulheres e homens trans com sistema reprodutor feminino precisam fazer exames de rotina para prevenir as várias doenças que podem afetar a saúde íntima.

 

No Brasil, é recomendado ir ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano, a partir da primeira menstruação (menarca), para uma consulta de rotina. Fora isso, pode ir sempre que achar necessário.

 

Nem sempre serão feitos vários exames de uma só vez, mas, mesmo assim, é bom saber quais são os principais exames ginecológicos e quando eles podem ser úteis.

 

Papanicolau

O exame Papanicolau deve ser realizado pelo menos 1 vez ao ano pelas mulheres com vida sexual ativa.

É feito pelo ginecologista, no consultório mesmo, para verificar como está o sistema reprodutor internamente e para coletar um pouco de muco cervical e enviar para análise em laboratório.

 

Entrar no grupo do Telegram

O Ministério da Saúde indica que seja feito em mulheres dos 25 aos 64 anos, mas assim que a mulher começar a ter relações sexuais ela deverá se consultar com um ginecologista, que irá definir sobre a realização do exame.

O Papanicolau é imprescindível para a saúde da mulher, pois ajuda na detecção precoce de doenças que poderão ser tratadas rapidamente, aumentando a chance de cura.

 

Mamografia

A mamografia é um exame de imagem que tem a finalidade de diagnosticar doenças nas mamas. Ele mostra quando existe algum nódulo, microcalcificações, assimetria e outros tipos de alterações nas mamas.

O aparelho usa baixa dose de radiação e é um exame muito conhecido por ser o principal método de detecção e prevenção do câncer de mama. Então, se você nunca fez, veja como funciona a mamografia e o que esperar quando fizer.

 

Ultrassonografia de mama

Esse exame é necessário em mulheres entre 16 e 39 anos. Em entrevista para o site Dicas de Mulher, a ginecologista Dra. Rafaela Tinôco explicou que o ultrassom de mama é importante, principalmente, “quando houver algum sintoma mamário ou detectado algo suspeito no exame clínico anual feito pelo ginecologista”.

Também serve para complementar a mamografia nos casos em que a mulher apresenta mamas densas ou para complementação diagnóstica.

 

Ultrassonografia transvaginal

Esse exame é indicado quando é detectado alguma alteração durante o exame ginecológico físico, quando existe a necessidade de investigação complementar de disfunções hormonais ou irregularidade na menstruação.

Consiste em colocar um transdutor dentro da cavidade vaginal para avaliar os ovários, o endométrio e a parede uterina.

 

Ultrassonografia pélvica

Diferente do transvaginal, esse ultrassom é feito na parte externa do corpo, na região do abdômen e da pelve. “É indicado para mulheres de qualquer idade, inclusive menores de idade e/ou que não tenham iniciado a vida sexual”, explicou a doutora Rafaela.

 

Densitometria óssea

Quando a mulher procura seu ginecologista porque começou a sentir alguns sintomas da menopausa, o exame de densidade óssea passa a fazer parte da lista dos exames de rotina da mulher.

Na menopausa, a absorção de cálcio pode diminuir, e assim aumentar o risco de desenvolver osteoporose. É importante saber como está a densidade óssea para saber se precisa de suplementação e outros cuidados.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/exames-ginecologicos/ - por Priscilla Riscarolli


Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.

Jeremias 29:12


Nenhum comentário:

Postar um comentário