sexta-feira, 13 de maio de 2022

Beber água ajuda a diminuir o risco de insuficiência cardíaca, diz estudo


Pesquisadores recomendam uma ingestão diária de líquidos de 1,5 a 2,1 litros para mulheres e 2 a 3 litros para homens

 

Uma hidratação adequada ajuda a manter um bom nível de sódio no sangue, o que contribui para redução do problema cardíaco.          

 

Beber água pode reduzir o risco de insuficiência cardíaca. De acordo com um estudo recente publicado na revista European Heart Journal, um bom nível de hidratação ajuda a manter um nível saudável de sódio na corrente sanguínea, o que por sua vez, contribui para afastar a condição, caracterizada pela dificuldade do coração bombear o sangue para atender às necessidades do corpo.

 

Pesquisadores do National Heart, Lung, and Blood Institute, nos Estados Unidos, chegaram a essa conclusão após analisar dados do estudo Atherosclerosis Risk in Communities, que acompanha aproximadamente 16 mil adultos há mais de trinta anos para entender melhor a aterosclerose e as doenças cardíacas.

 

A análise se concentrou nos participantes com níveis normais de sódio, que não tinham diabetes, obesidade ou insuficiência cardíaca no início do estudo, totalizando 11.814 participantes. No final, 11,56% desenvolveram insuficiência cardíaca.

 

O sódio foi utilizado como um marcador de risco no estudo porque a quantidade do nutriente no sangue está diretamente associada ao nível de hidratação. De acordo com a Mayo Clinic, pessoas saudáveis mantêm um nível de sódio na corrente sanguínea entre 135 e 145 mmol/L. À medida que o sódio aumenta, os níveis de fluidos do corpo diminuem.

 

Os resultados mostraram que o risco da doença aumentou em 39% se o nível de sódio na meia-idade excedesse 143 mmol/L, correspondendo a 1% de déficit de água do peso corporal.

 

Além disso, níveis de sódio entre 142,5–143 mmol/L na meia-idade foi associado a um aumento de 62% nas chances de desenvolver hipertrofia ventricular esquerda, quando a principal câmara de bombeamento do coração, o ventrículo esquerdo, engrossa, levando a uma possível redução de bombeamento do coração e aumento do risco de insuficiência cardíaca.

 

Para reduzir o risco do problema e manter o nível de sódio no sangue dentro do normal, os pesquisadores recomendam uma ingestão diária de líquidos de 1,5 a 2,1 litros para mulheres e 2 a 3 litros para homens. Essa recomendação é particularmente importante para pessoas mais velhas, que não costumam sentir muita sede.

 

"Semelhante à redução da ingestão de sal, beber bastante água e manter-se hidratado são maneiras de ajudar nossos corações e podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardíacas a longo prazo", disse Natalia Dmitrieva, principal autora do estudo e pesquisadora do National Heart, Lung, and Blood Institute.

 

Vale ressaltar que como esse foi apenas um estudo observacional, não é possível estabelecer uma relação de causa e consequência entre o aumento do nível de sódio no sangue e a insuficiência cardíaca.

 

Fonte: https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2022/04/beber-agua-ajuda-diminuir-risco-de-insuficiencia-cardiaca-diz-estudo-25478049.ghtml - Freepik — Foto: 


Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.

Provérbios 2:6    

Nenhum comentário:

Postar um comentário