quinta-feira, 19 de maio de 2022

10 alimentos saudáveis que podem engordar


Alguns alimentos comercializados como “saudáveis”, são, muitas vezes, ricos em gordura e açúcar, o que provoca um aumento da quantidade de calorias da dieta, podendo até engordar.

 

Isso porque alimentos como margarina light, chocolate diet e refrigerante zero também tem em sua composição aditivos como adoçantes, estabilizantes, corantes, aromatizantes e conservantes que podem causar alterações no metabolismo, gerando ganho de peso.

 

Os principais alimentos conhecidos como "saudáveis", mas que podem engordar ou atrapalhar o processo de emagrecimento, são:

 

1. Chocolate diet

Apesar de não ter açúcar, o chocolate diet também pode engordar, pois tem alta quantidade de gordura, assim como o chocolate com açúcar. Por exemplo: 25 g de chocolate ao leite diet (sem açúcar) tem 139 Kcal e 25 g de chocolate ao leite com açúcar tem 135 Kcal.

Opção saudável: A melhor opção para evitar engordar é o chocolate meio amargo ou amargo, que tem apenas 118 calorias em 25g, pois tem menor teor de gordura e mais cacau que os outros tipos. Sendo possível comer um quadrado (25g) após o almoço ou jantar por dia, ajudando a diminuir a vontade de comer doce, por exemplo. Conheça todos os benefícios do chocolate amargo para a saúde.

 

2. Gelatina

Por ter grandes quantidades de açúcar e corantes, as gelatinas são muito calóricas, podendo engordar.

Já as gelatinas diet têm adoçantes e alguns estudos [1, 2, 3] têm mostrado que comer alimentos com os adoçantes também podem aumentar os níveis de insulina no sangue. Com os níveis de insulina aumentados, os níveis de açúcar no sangue caem rapidamente, causando maior sensação de fome ao longo do dia, favorecendo o ganho de peso.

Opção saudável: Para evitar que se engorde, uma boa dica é optar pela gelatina sem corantes e sem sabor, adicionando frutas frescas batidas ou picadas, por exemplo. Veja algumas receitas saudáveis e saborosas com gelatina sem sabor.

 

3. Refrigerante zero ou diet

Os refrigerantes zero ou diet não têm açúcar na composição, no entanto tem adoçantes que podem desequilibrar os níveis de glicose e insulina no sangue, aumentando a fome. Este desequilíbrio hormonal contribui para o ganho de peso.

Além disso, os refrigerantes são ricos em aditivos como corantes, aromatizantes e sódio que intoxicam o organismo e causam a retenção de líquido, dificultando a perda de peso.

Opção saudável: A água de coco, água com limão, chás sem açúcar e sucos caseiros de frutas frescas são algumas das opções saborosas e naturais que podem substituir o refrigerante.

 

4. Barra de cereais

A maioria das barras de cereais têm em sua composição alguns tipos de açúcar, como maltodextrina, polidextrose, xarope de milho e açúcar invertido. Por ser um alimento com alto teor de calorias, as barras de cereais podem facilmente engordar.

Opção saudável: Algumas opções saudáveis são as barras de frutas, que normalmente não têm açúcar e são feitas somente com frutas, como damasco, figo e passas, e sementes, como chia, abóbora ou linhaça. Outra sugestão, é fazer a própria barrinha de cereais em casa ou ainda a barra de proteína, que além de ser natural ainda ajuda a aumentar a saciedade, evitando que se engorde. Veja algumas receitas de barras de proteínas saborosas e naturais.

 

5. Margarina light

Apesar de a margarina light ter um pouco menos de calorias que a manteiga, dependendo da quantidade que se come, ambas podem contribuir para o ganho de peso.

No entanto, a manteiga é feita somente com ingredientes naturais, como o leite e o sal. Já a margarina contém gordura trans, um tipo de gordura artificial que tem sido associada com maior ganho de peso, quando comparada com o consumo de manteiga.

Opção saudável: Uma sugestão para ajudar em dietas de perda de peso é consumir a manteiga com moderação ou ainda é possível substituir a manteiga por pastas feitas com vegetais, como húmus ou pasta de berinjela, que são menos calóricas. Já para cozinhar, pode-se optar por usar óleos vegetais prensados à frio, como azeite de oliva, óleo de coco ou de abacate.

 

6. Cereais matinais “fit”

Muitos cereais matinais chamados de “fit” não têm açúcar na composição, mas têm altas quantidades de carboidratos e calorias que podem engordar. Por exemplo: 50 g de um cereal matinal fit tem 166 calorias.

Opção saudável: Uma opção para substituir os cereais matinais “fit”em uma dieta, é comer 50 g de pão do tipo francês integral, que tem apenas 116 calorias e é rico em fibras, controlando a fome, evitando que se engorde.

 

7. Molhos para salada

Muitos molhos de salada parecem ser ótimas opções para usar no dia a dia, pois são indicados para usar em alimentos saudáveis. No entanto, é importante ressaltar que a maioria desses molhos prontos são ricos em gordura, o que torna os produtos com alto teor de calorias, podendo engordar.

 

Além disso, a maioria desses molhos têm alto teor de sódio, conservantes, glutamato monossódico e açúcar, que são ingredientes que podem intoxicar o organismo e aumentar a retenção de líquido do corpo, podendo engordar.

Opção saudável: Preparar o próprio molho de salada, com alecrim, tomilho, alho picado e azeite, por exemplo, é uma opção saudável e saborosa para substituir os molhos industrializados, sem engordar. Veja algumas receitas de molhos naturais e com poucas calorias para saladas.

 

8. Sucos de caixinha

Os sucos de caixinha parecem ser alimentos saudáveis, pois em teoria contém somente frutas batidas. Porém, muitos desses sucos têm açúcar adicionado, o que contribui para aumentar o valor calórico do alimento, podendo engordar.

É importante lembrar que mesmo os sucos de caixinha que não contém açúcar adicionado podem engordar, pois quando a fruta é batida, o suco fica com maior índice glicêmico, fazendo com que os níveis de açúcar e de insulina no sangue aumentem mais rapidamente, aumentando a fome e engordando.

Opção saudável: Para evitar engordar, uma ótima opção para substituir os sucos de caixinha é comer frutas frescas inteiras, com casca e com bagaço, que vão fornecer mais fibras, controlando a fome ao longo do dia, evitando que se engorde. Conheça algumas frutas que são ricas em fibra.

 

9. Bolacha água e sal

Apesar de a bolacha água e sal parecer saudável, é um alimento que pode engordar pois tem um elevado teor de gordura, como todos os tipos de bolacha. Além disso, esse produto não ajuda no controle da fome ao longo do dia, por ter baixa quantidade de fibra.

Opção saudável: Uma boa opção de alimento que pode substituir a bolacha água e sal é a bolacha integral, porque tem mais fibras, ajudando no controle da fome.

Outra opção ainda melhor que as bolachas é o pão do tipo francês integral, que tem a metade da quantidade de carboidratos e de gorduras do que as bolachas, sendo menos calórico. Além disso, o pão francês integral ainda tem maior teor de fibras, promovendo maior saciedade e prevenindo o ganho de peso.

 

10. Sopa instantânea

As sopas instantâneas parecem ser saudáveis, pois normalmente se associa esses produtos a legumes e verduras. No entanto, a maioria dessas sopas tem muita gordura e calorias, podendo engordar.

Mesmo as versões light das sopas podem engordar, pois geralmente têm muito sal, flavorizantes artificiais e corantes na composição, que favorecem a retenção de líquidos e acúmulo de toxinas, causando o ganho de peso.

Opção saudável: Uma forma de evitar consumir as sopas instantâneas é preparar sopas caseiras com vegetais e ervas aromáticas naturais e em grande quantidade, podendo ser congeladas e aquecidas aos poucos, por exemplo.

 

Bibliografia

ROTHER, I, Kristina et al. How Non-nutritive Sweeteners Influence Hormones and Health. Trends in Endocrinology and Metabolism. Vol.19. 7.ed; 455-467, 2018

ROMO-ROMO, Alonso et al. Effects of the Non-Nutritive Sweeteners on Glucose Metabolism and Appetite Regulating Hormones: Systematic Review of Observational Prospective Studies and Clinical Trials. PLOS-ONE. 1-17, 2016

 

Fonte: https://www.tuasaude.com/7-alimentos-que-podem-estragar-a-dieta/ - Atualizado e revisto clinicamente por Tatiana Zanin - Nutricionista, em setembro de 2021.


Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

Jeremias 29:11


Nenhum comentário:

Postar um comentário