sábado, 14 de maio de 2022

Fazer exercício após vacina de Covid ou gripe aumenta imunidade


Estudos apontam que uma certa quantidade de exercício logo após a vacina pode proteger mais o organismo

 

Logo depois de tomar uma vacina contra Covid ou gripe Influenza, o que você faz? Vai para casa e fica de repouso, continua suas atividades básicas ou vai fazer exercício? De acordo com um novo estudo, a última opção pode ampliar o benefício da injeção.

 

O estudo

O estudo em questão teve o objetivo de relacionar exercícios físicos e imunização. A pesquisa envolveu 70 pessoas e cerca de 80 camundongos, e analisou as respostas de anticorpos após uma dose da vacina contra a influenza e duas doses da vacina da Pfizer-BioNTech contra Covid-19.

 

Fazer exercício depois de vacinar aumenta o efeito da vacina

Como resultado, os pesquisadores viram que as pessoas que se exercitaram por 90 minutos logo após a vacinação produziram mais anticorpos do que as pessoas que não o fizeram.

 

Eles também notaram que o fato de exercitar o corpo enquanto ele está lidando com a absorção de uma vacina não pareceu aumentar os efeitos colaterais.

 

Esse resultado sugere que um corpo fisicamente resistente e ativo pode preparar melhor o corpo para responder com robustez extra às vacinas contra gripe e Covid.

 

Não pode exagerar

Vale lembrar que fazer exercício depois de vacinar não pode ter exagero. Nesse momento, prefira exercícios que não levem à exaustão, ou o efeito será oposto: o sistema imunológico vai enfraquecer.

 

Publicidade

 

O estudo é preliminar

Embora o resultado do estudo tenha sido positivo, e que fazer exercício logo depois da vacina para Covid ou Influenza, não causa qualquer problema, a pesquisa é preliminar. Ou seja, ainda é necessário realizar o teste com mais pessoas.

 

Outro estudo sobre fazer exercício após a vacina

Outro estudo foi realizado por um grupo de imunobiologistas e cientistas do exercício da Universidade Estadual de Iowa, e publicado, no início de fevereiro, na revista científica Brain, Behavior and Immunity.

 

Dessa vez, os pesquisadores começaram convidando dezenas de adultos saudáveis, com idades entre 18 e 87 anos, que disseram se exercitar ocasionalmente, para ir ao laboratório tomar uma vacina contra a gripe.

 

Além disso, os cientistas entraram em contato com postos locais de vacinação contra a Covid para recrutar 28 homens e mulheres que estavam recebendo a primeira dose do imunizante. Antes da vacinação, eles coletaram sangue de todos os voluntários para verificar os níveis de anticorpos.

 

Logo depois que as pessoas tomaram a vacina, elas foram divididas em 3 grupos: o primeiro grupo foi designado a se sentar em silêncio. O segundo, a andar de bicicleta ergométrica ou caminhar rapidamente na esteira por 90 minutos. O terceiro, a pedalar por apenas 45 minutos, para ver se o treino mais curto poderia ser igualmente eficaz para aumentar a imunidade.

 

Como os níveis de anticorpos tendem a aumentar nas semanas seguintes à vacinação, os pesquisadores extraíram sangue de todos novamente, duas e quatro semanas após as vacinas.

 

Os resultados

Após um mês, os níveis de anticorpos de todos contra a gripe ou Covid aumentaram substancialmente, como esperado depois de receber uma vacina.

Mas, eles foram mais altos nos homens e mulheres que se exercitaram por 90 minutos depois. Esse bônus de anticorpos não era enorme, “mas foi estatisticamente significativo”, disse Marian Kohut, professora de cinesiologia e membro do Instituto Nanovacina no estado de Iowa, que supervisionou o novo estudo.

Quanto às pessoas que se exercitaram por apenas 45 minutos, foi constatado que esse tempo não é suficiente para aumentar os níveis de substâncias necessárias para amplificar a imunidade.

 

Fonte: O Globo Saúde

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/fazer-exercicio-apos-vacina-covid/ - por Priscilla Riscarolli


Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Efésios 4:32


Nenhum comentário:

Postar um comentário