terça-feira, 3 de maio de 2022

5 alimentos para curar a gripe mais rápido


Escolher bem o que comer durante uma gripe pode melhorar bastante o bem-estar, pois é uma excelente forma de de fortalecer o sistema imunológico, ajudando a aliviar alguns dos sintomas como febre, congestão nasal, dor no corpo e sensação de cansaço. Durante a gripe é importante também aumentar a ingestão de calorias e de líquidos para ajudar o corpo no combate ao vírus, e também para aumentar a eliminação de urina, que facilita a liberação de toxinas que podem ir se formando.

 

Além disso, tomar chá de ervas com propriedades antimicrobianas, como é o caso do chá de anis-estrelado e o chá de canela, ou com propriedades descongestionantes, como o de camomila e o de equinácea, podem ser boas estratégias para combater os sintomas da gripe mais facilmente. Conheça outros chás naturais que ajudam a combater os sintomas da gripe.

 

1. Sopa de legumes ou canja

Tomar uma sopa de legumes ajuda a fluidificar as secreções e a expectorar mais facilmente. Além disso, o vapor dos legumes quentes também ajudam a desentupir o nariz.

A canja de galinha é um ótimo exemplo de uma sopa boa para gripe porque tem vitamina A, vitamina C , vitamina E, e proteína, que ajudam o organismo a se recuperar a força e aumentar a resistência do sistema imunológico. Além disso a sopa contém sódio e potássio, minerais que ajudam na regulação da temperatura corporal, sendo útil em caso de febre.

 

2. Frutas e vegetais

As frutas e legumes aumentam a quantidade de água, fibras, vitamina C, vitamina A e zinco, fazendo com que o corpo consiga reagir melhor ao vírus ao aumentar as defesas do corpo. As mais indicadas são as frutas cítricas devido ao elevado teor de vitamina C, como morango, laranja, abacaxi e limão que reforçam a imunidade. Veja outros alimentos que também melhoram as defesas do corpo.

Além disso, é interessante também aumentar o consumo de vegetais, como couve, cenoura e tomate, porque são fontes de betacaroteno, um composto antioxidante que fortalece o sistema imunológico, ajudando no combate às infecções.

A falta de apetite é um sintoma comum na gripe que pode fazer com que a doença se prolongue. Por isso, o consumo de alimentos nutritivos, de fácil digestão e ricos em água, como os citados acima, ajudam na recuperação da gripe.

 

3. Chás de ervas

O chá é um ótimo remédio caseiro para gripe porque além de hidratar, é uma bebida que se toma quente e o vapor ajuda a descongestionar o nariz. Um bom exemplo de chá é o chá de camomila, equinácea, hortelã e ginseng, que podem ser tomados ou inalados para ajudar a desentupir o nariz.

No caso da inalação, um dos chás mais aconselhados para esse fim é o de eucalipto e para realizar a inalação deve-se preparar o chá e inclinar a cabeça para cima da xícara, respirando o seu vapor.

O chá de canela com mel também é uma ótima solução porque possui propriedades antissépticas e antibacterianas que ajudam no tratamento da gripe. Para o preparo, basta ferver 1 xícara de água com 1 pau de canela de 10 a 15 minutos. Deixar amornar, coar e tomar a seguir, de 3 a 4 vezes por dia. O mel com própolis pode ser adicionado ao chá morno para ajudar a lubrificar a garganta e diminuir a inflamação, em caso de haver tosse.

Outra opção de chá para gripe é o de anis-estrelado, que contém em sua composição o ácido xiquímico, que possui propriedade antiviral e que é utilizado na fabricação do medicamento Tamiflu.

 

4. Iogurte ou leite fermentado

O consumo de iogurtes e leites fermentados com probióticos, como lactobacilos e bifidobactérias, ajuda a fortalecer as bactérias benéficas do intestino, estimulando as células do sistema imunológico e ajudando, assim, no combate à gripe.

 

5. Temperos naturais

Alguns temperos como alho, grãos de mostarda e pimenta são úteis para descongestionar o nariz, pois ajudam a dissolver o catarro, além de ajudarem a reduzir a febre e as dores no corpo. Outros temperos que também podem ajudar a combater os sintomas do da gripe são alecrim, orégano e manjericão, que podem ser usados para temperar sopas, carnes, molhos, vegetais e massas.

 

Bibliografia

HARVARD HEALTH PUBLISHING. How to boost your immune system. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-to-boost-your-immune-system>. Acesso em 25 Jan 2022

MAYO CLINIC. Fight off the flu with immune-boosting nutrients. Disponível em: <https://www.mayoclinichealthsystem.org/hometown-health/speaking-of-health/fight-off-the-flu-with-nutrients>. Acesso em 25 Jan 2022

 

Fonte: https://www.tuasaude.com/o-que-comer-na-gripe/ - Atualizado por Manuel Reis, Enfermeiro em Fevereiro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin, Nutricionista em Fevereiro de 2022.


Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

2 Timóteo 1:7


Nenhum comentário:

Postar um comentário