segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Ouvir música antes de uma competição melhora seu desempenho


Efeito ergogênico

 

Se você se exercita regularmente, provavelmente já notou que você aumenta a intensidade do seu esforço se estiver ouvindo uma música de fundo. Os pesquisadores conhecem isso como efeito ergogênico: A música certa faz você se sentir menos cansado e produz uma reação positiva de estresse no corpo.

 

Mas os atletas profissionais não podem usufruir desse benefício quando ele seria mais valioso. Será então que faria alguma diferença ouvir a música antes da competição?

 

"É bem sabido que a música pode melhorar o desempenho durante o exercício. Mas os atletas não podem usar fones de ouvido durante as competições. Queríamos entender o que acontece se você ouvir música antes de uma competição, e não durante ela," detalha Aron Laxdal, da Universidade de Agder (Países Baixos).

 

"Nós recrutamos indivíduos para participar do experimento entre recrutas militares. Foi uma escolha consciente porque eles têm aproximadamente a mesma idade, têm mais ou menos o mesmo gosto musical e são relativamente bem treinados," esclareceu Laxdal.

 

Melhor preparados com música

 

Numa série de experimentos, os quarenta jovens - 23 homens e 17 mulheres - receberam duas versões de uma música eletrônica, uma rápida e uma mais lenta, ou nenhuma música, e então partiram para as sessões de treino, em uma máquina de remo, já sem os fones de ouvido.

 

Os pesquisadores mediram o efeito da música em duas áreas: o estado mental, sobre como os participantes se sentiam, e o quão preparados os participantes estavam para atuar - o quanto eles estavam "com a faca nos dentes".

 

"Os participantes obtiveram pontuações mais altas em ambas as áreas depois de ouvirem música. Independentemente de a música ser rápida ou lenta, isso teve um efeito preparatório positivo no atleta em comparação com quando não estavam ouvindo música," contou Laxdal.

 

Aqueles que ouviram música rápida antes do exercício foram os que mais se esforçaram durante a remada.

 

"Isso mostra que quem ouve música antes das competições terá mais benefícios psicológicos," concluiu Laxdal.

 

Checagem com artigo científico:

 

Artigo: Put Some Music on: The Effects of pre-Task Music Tempo on Arousal, Affective State, Perceived Exertion, and Anaerobic Performance

Autores: Christopher Garry Pusey, Tommy Haugen, Rune Hoigaard, Andreas Ivarsson, Andreas Waaler Roshol, Aron Laxdal

Publicação: Music & Science

DOI: 10.1177/20592043231174388

 

Fonte: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=ouvir-musica-antes-competicao-melhora-seu-desempenho&id=16164&nl=nlds - Redação do Diário da Saúde - Imagem: Pete Linforth/Pixabay


“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (João 8:33)


Nenhum comentário:

Postar um comentário