Apesar de incontáveis campanhas de conscientização realizadas no mundo todo, o câncer de mama é cercado de mitos. Para avaliar até que ponto ia o conhecimento de leigos e especialistas acerca do tema, a revista Health fez uma pesquisa com 753 leitores e 1.248 ginecologistas obstetras. Confira a seguir resultados que causaram espanto na equipe (e informações cruciais para se combater a doença).
Fato surpreendente #1: 63% das mulheres acreditam que o histórico familiar é o maior fator de risco para o câncer de mama.
O que você deveria saber: A grande maioria das mulheres com câncer de mama não tem histórico familiar da doença.
O maior fator de risco entre as mulheres é, de fato, a idade. “Conforme envelhecemos, nossos tecidos também envelhecem, e o risco de se desenvolver doenças aumenta”, explica Susan Boolbol, do Centro Médico Beth Israel em Nova York (EUA).
Com o passar dos anos, aumenta também o tempo de exposição ao hormônio estrogênio, que pode elevar o risco de câncer de mama – o que explica, em parte, por que as chances de se ter a doença aumentam de 1 em 233 aos 30 anos para 1 em 29 aos 60.
Naturalmente, embora não seja o maior fator de risco, a existência de casos na família é preocupante, e deve ser informada ao médico. Casos de câncer de ovário, próstata ou pâncreas também podem ser motivo de preocupação em relação ao câncer de mama.
Fato surpreendente #2: 40% das mulheres dizem que câncer de mama é o câncer que mais as preocupa.
O que você deveria saber: Câncer de mama é bastante tratável se detectado precocemente.
Apesar de ser o tipo mais comum entre as mulheres, o câncer de mama é responsável por menos mortes do que o de pulmão – as chances de uma mulher morrer por causa deste é de 1 em 20, contra 1 em 36 do câncer de mama. Isso se deve, em parte, porque o câncer de mama tende a ser detectado (em especial por meio de mamografia) em estágios mais iniciais e mais fáceis de tratar, diferentemente de câncer de pulmão ou de ovário, por exemplo.
O temor em relação à doença se deve, assim, mais à exposição midiática do que ao risco de morte que ela causa.
Fato surpreendente #3: 39% das mulheres dizem que a principal forma de se detectar câncer de mama precocemente é por meio do autoexame mensal.
O que você deveria saber: Mamografia é a forma principal, de acordo com 73% dos médicos.
Muito recomendado em campanhas de conscientização, o autoexame é considerado por algumas pessoas tão eficaz quanto a mamografia – uma crença que muitos especialistas consideram perigosa. “Autoexames não são confiáveis”, aponta Barbara Levy, do Congresso Americano de Ginecologia e Obstetrícia. “Agora nós estimulamos a autoconsciência – saber como seus seios aparentam e senti-los, para que, caso note qualquer inchaço ou caroço, você possa informar seu médico”.
Ao invés de fazer um autoexame mensal, procure sentir os seios de vez em quando, no banho ou pouco antes de dormir. Passar por uma mamografia anual a partir dos 40 anos permanece uma recomendação forte entre especialistas da área. Para mulheres com menos de 50 anos, Levy recomenda a mamografia digital, capaz de analisar melhor seios densos.
Fato surpreendente #4: Apenas 4% das mulheres dizem que excesso de peso tem o “maior efeito” sobre o risco de câncer de mama.
O que você deveria saber: Estar acima do peso aumenta suas chances de ter câncer de mama em mais de 40%.
De acordo com estudo citado pela Health, mulheres que ganharam de 9 a 13 kg após os 18 anos têm maior risco de desenvolver câncer de mama após a menopausa. Entre os médicos que participaram da enquete da revista, 78% recomendaram que os pacientes percam peso como forma de diminuir os riscos de se desenvolver a doença.[CNN]
Fonte: http://hypescience.com/cancer-de-mama-o-que-toda-mulher-deveria-saber/ - por Guilherme de Souza
sexta-feira, 19 de outubro de 2012
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Quais foram as perguntas de vestibular mais polêmicas?
ENSINO A DISTÂNCIA
Instituição: Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, 2011.
Uma questão considerava correta a afirmação de que o escritor Samuel Smiles, nascido e criado na Escócia, deu aula ao autor Graciliano Ramos, natural do interior de Alagoas. Graciliano nasceu 12 anos antes da morte de Samuel, que nunca foi professor primário aqui, no Brasil.
Repercussão: Professores de cursinhos, indignados, reclamaram muito. Porém a facul não aceitou o pedido de anulação.
ZOEIRA PODE?
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998
O exame trazia uma charge com o então presidente, Fernando Henrique Cardoso, que promoveu a privatização da mineradora Vale. No desenho, FHC dizia à esposa que merecia desconto no Imposto de Renda por ter “doado” a Vale.
Repercussão: Jornais e revistas acusaram a UFRGS de fazer propaganda ideológica de mau gosto. O alarde não adiantou e a questão continuou válida.
QUESTÃO ELEITORAL
Instituição: Universidade Estadual de Santa Cruz (BA), 2011
A prova reproduzia um anúncio que divulgava as qualidades do governo estadual da Bahia e pedia ao aluno para analisar o duplo sentido em uma frase da propaganda – os dois sentidos, é claro, eram favoráveis ao governador.
Repercussão: O caso gerou manchetes como “governo faz propaganda em vestibular”. O Ministério Público questionou a empresa responsável pela prova, mas a questão ficou assim mesmo.
O POLÍGONO IMPOSSÍVEL
Instituição: Universidade de São Paulo, 2011
Na prova de matemática, uma pergunta sobre um polígono deixou o vestibulando fazendo cálculos que não chegavam a lugar algum. A soma dos ângulos proposta era impossível de acontecer na figura descrita no enunciado.
Repercussão: Cinco dias depois de muito barulho na imprensa e nas redes sociais, a universidade anulou a questão.
TRAPALHADAS DO ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio também já deu o que falar
- Em 2009, a prova foi roubada na gráüca e teve que ser adiada e refeita. O preju foi de R$ 45 milhões.
- No ano seguinte, uma questão dizia que a abertura dos portos no Brasil aconteceu em 1810. Detalhe: a informação correta era o título do livro relacionado à pergunta, 1808.
- Em 2011, alunos de uma escola cearense tiveram acesso a 14 perguntas uma semana antes do teste. As questões foram anuladas apenas para eles.
FONTES: Jornal Estado de Minas; revista Exame; sites iG e G1; http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-foram-as-perguntas-de-vestibular-mais-polemicas - por Rodrigo Ortega
Instituição: Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, 2011.
Uma questão considerava correta a afirmação de que o escritor Samuel Smiles, nascido e criado na Escócia, deu aula ao autor Graciliano Ramos, natural do interior de Alagoas. Graciliano nasceu 12 anos antes da morte de Samuel, que nunca foi professor primário aqui, no Brasil.
Repercussão: Professores de cursinhos, indignados, reclamaram muito. Porém a facul não aceitou o pedido de anulação.
ZOEIRA PODE?
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998
O exame trazia uma charge com o então presidente, Fernando Henrique Cardoso, que promoveu a privatização da mineradora Vale. No desenho, FHC dizia à esposa que merecia desconto no Imposto de Renda por ter “doado” a Vale.
Repercussão: Jornais e revistas acusaram a UFRGS de fazer propaganda ideológica de mau gosto. O alarde não adiantou e a questão continuou válida.
QUESTÃO ELEITORAL
Instituição: Universidade Estadual de Santa Cruz (BA), 2011
A prova reproduzia um anúncio que divulgava as qualidades do governo estadual da Bahia e pedia ao aluno para analisar o duplo sentido em uma frase da propaganda – os dois sentidos, é claro, eram favoráveis ao governador.
Repercussão: O caso gerou manchetes como “governo faz propaganda em vestibular”. O Ministério Público questionou a empresa responsável pela prova, mas a questão ficou assim mesmo.
O POLÍGONO IMPOSSÍVEL
Instituição: Universidade de São Paulo, 2011
Na prova de matemática, uma pergunta sobre um polígono deixou o vestibulando fazendo cálculos que não chegavam a lugar algum. A soma dos ângulos proposta era impossível de acontecer na figura descrita no enunciado.
Repercussão: Cinco dias depois de muito barulho na imprensa e nas redes sociais, a universidade anulou a questão.
TRAPALHADAS DO ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio também já deu o que falar
- Em 2009, a prova foi roubada na gráüca e teve que ser adiada e refeita. O preju foi de R$ 45 milhões.
- No ano seguinte, uma questão dizia que a abertura dos portos no Brasil aconteceu em 1810. Detalhe: a informação correta era o título do livro relacionado à pergunta, 1808.
- Em 2011, alunos de uma escola cearense tiveram acesso a 14 perguntas uma semana antes do teste. As questões foram anuladas apenas para eles.
FONTES: Jornal Estado de Minas; revista Exame; sites iG e G1; http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-foram-as-perguntas-de-vestibular-mais-polemicas - por Rodrigo Ortega
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
Como um filme é convertido para 3D?
Há três métodos, que você confere abaixo. Em comum, eles tentam recriar a ilusão da paralaxe – a sobreposição de duas imagens idênticas, como se fossem captadas por cada um dos nossos olhos, que, fundidas no cérebro, dão a sensação de tridimensionalidade. Mas os resultados nem sempre são satisfatórios.
O melhor modo ainda é captar o filme, desde o início, com equipamento 3D.
3 X 3 - Conheça as três técnicas para gerar a terceira dimensão
1. Recortar e colar
O primeiro método é o mais fácil e rápido – leva cerca de um mês. Um software localiza os elementos de cena que estão no primeiro plano (mais “à frente” no cenário) e desloca seus pixels para criar a imagem duplicada do 3D. Esse processo é parecido com o dos televisores 3D.
2. Trabalho braçal
O segundo método é semelhante, mas mais artesanal. Por isso, se for feito às pressas, pode deixar a desejar – foi o que aconteceu, por exemplo, com o filme Fúria de Titãs, de 2010. Cabe a um artista 3D (e não a um computador) analisar cena a cena e separar os dois planos. Em seguida, é criada uma modelagem geométrica dos principais elementos.
Jogo de cena
Sobre essa geometria, é projetada a cena original – assim, as modelagens ganham a textura, as sombras e a luz originais. E aí essa imagem é filmada por uma câmera 3D virtual (criada pelo próprio computador dentro desse cenário). Essa câmera cria a sobreposição de imagem que será projetada na tela das salas de cinema.
3. Mínimos detalhes
A última técnica é uma versão melhorada da segunda. Aqui, a cena é desconstruída e todos os elementos são modelados a mão. Depois, ela é reconstruída quase inteira em 3D e também recebe a projeção do 2D. Alice no País das Maravilhas, de 2010, foi feito assim. Esse é o método mais caro: de US$ 80 mil a US$ 100 mil por minuto de filme.
Fontes: Diego Velasco-De Armas, sócio do estúdio de animação Oca Filmes, Ricardo Eloy, especialista em computação gráfica da escola Melies, e site Omelete.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-um-filme-e-convertido-para-3d - por Luiza Wolf
O melhor modo ainda é captar o filme, desde o início, com equipamento 3D.
3 X 3 - Conheça as três técnicas para gerar a terceira dimensão
1. Recortar e colar
O primeiro método é o mais fácil e rápido – leva cerca de um mês. Um software localiza os elementos de cena que estão no primeiro plano (mais “à frente” no cenário) e desloca seus pixels para criar a imagem duplicada do 3D. Esse processo é parecido com o dos televisores 3D.
2. Trabalho braçal
O segundo método é semelhante, mas mais artesanal. Por isso, se for feito às pressas, pode deixar a desejar – foi o que aconteceu, por exemplo, com o filme Fúria de Titãs, de 2010. Cabe a um artista 3D (e não a um computador) analisar cena a cena e separar os dois planos. Em seguida, é criada uma modelagem geométrica dos principais elementos.
Jogo de cena
Sobre essa geometria, é projetada a cena original – assim, as modelagens ganham a textura, as sombras e a luz originais. E aí essa imagem é filmada por uma câmera 3D virtual (criada pelo próprio computador dentro desse cenário). Essa câmera cria a sobreposição de imagem que será projetada na tela das salas de cinema.
3. Mínimos detalhes
A última técnica é uma versão melhorada da segunda. Aqui, a cena é desconstruída e todos os elementos são modelados a mão. Depois, ela é reconstruída quase inteira em 3D e também recebe a projeção do 2D. Alice no País das Maravilhas, de 2010, foi feito assim. Esse é o método mais caro: de US$ 80 mil a US$ 100 mil por minuto de filme.
Fontes: Diego Velasco-De Armas, sócio do estúdio de animação Oca Filmes, Ricardo Eloy, especialista em computação gráfica da escola Melies, e site Omelete.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-um-filme-e-convertido-para-3d - por Luiza Wolf
terça-feira, 16 de outubro de 2012
Há técnicas para definir o sexo do bebê durante a transa?
Por métodos naturais de concepção, determinar o sexo do bebê é impossível. Contudo, há técnicas que prometem aumentar a chance de gerar meninos ou meninas de acordo com características dos espermatozoides.
Os que carregam cromossomo X (e geram meninas) são mais pesados, resistentes e lentos do que os que levam cromossomo Y. Daí, a dica de transar no dia da ovulação para privilegiar os mais ligeiros e ter um menino. Fazer sexo poucos dias antes da liberação do óvulo, por sua vez, favoreceria os portadores do cromossomo X, que sobrevivem mais.
Outro fator que supostamente interfere na “corrida pela vida” é o grau de acidez no útero e no canal vaginal. Quanto mais ácido, vantagem para os resistentes (X). Por isso, a recomendação de dieta alcalina (salada, carnes, peixes – sem temperos como vinagre e limão – e nada de carboidratos e laticínios) para ter menino. E uma mais ácida (condimentos, doces, refri e carboidratos) para ter menina. Entretanto, nenhum desses métodos é confiável, já que não dá para precisar o momento da ovulação.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/ha-tecnicas-para-definir - por Katia Abreu
Os que carregam cromossomo X (e geram meninas) são mais pesados, resistentes e lentos do que os que levam cromossomo Y. Daí, a dica de transar no dia da ovulação para privilegiar os mais ligeiros e ter um menino. Fazer sexo poucos dias antes da liberação do óvulo, por sua vez, favoreceria os portadores do cromossomo X, que sobrevivem mais.
Outro fator que supostamente interfere na “corrida pela vida” é o grau de acidez no útero e no canal vaginal. Quanto mais ácido, vantagem para os resistentes (X). Por isso, a recomendação de dieta alcalina (salada, carnes, peixes – sem temperos como vinagre e limão – e nada de carboidratos e laticínios) para ter menino. E uma mais ácida (condimentos, doces, refri e carboidratos) para ter menina. Entretanto, nenhum desses métodos é confiável, já que não dá para precisar o momento da ovulação.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/ha-tecnicas-para-definir - por Katia Abreu
domingo, 14 de outubro de 2012
Orgulho de ser Professor
Convicto da importância do professor na educação de crianças e jovens, não apenas em 15 de outubro, mas em todos os dias do ano, gostaria de relatar em poucas palavras a minha trajetória como professor de educação física e a missão incansável de educar.
Em 1976, quando estudava a 8ª série e praticava basquete no Colégio Estadual Murilo Braga, resolvi que iria fazer o vestibular para Educação Física e ser professor.
Em janeiro de 1980, fiz o vestibular e fui aprovado. Era o início da concretização do sonho de ser professor. No mês de abril do mesmo ano, tive a oportunidade de ingressar no serviço público e, assim, dar aulas de Educação Física e basquete no CEMB. No início da carreira, passei 5 anos estudando na UFS e ao mesmo tempo ensinando. Atualmente, não ensino basquete no Murilo Braga, apenas leciono aulas de educação física aos alunos do Ensino Médio.
Em 1988, insatisfeito com apenas um emprego, resolvi procurar o ex-colega da universidade e Vice-diretor do Colégio Graccho, Abelardo Neto. Solicitei a ele um emprego como professor, o qual fui prontamente atendido. Ensinei basquete e no último ano de trabalho na escola lecionei aulas de educação física aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Dediquei 22 anos de minha vida aos alunos e a instituição, a qual sou eternamente grato pela acolhida.
Em 1989, recebi o convite para ensinar basquete no Colégio Salesiano pelo coordenador Pedagógico Jairton Guimarães (Cobrinha), que já conhecia o meu trabalho através do CEMB e do Graccho. Também lecionei educação física do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Trabalhei 21 anos e aprendi muito como educador através do sistema preventivo de Dom Bosco.
Tenho orgulho de ter trabalhado em dois dos melhores colégios do Estado, Graccho e Salesiano. Em ambos, pedi para ser demitido por motivos pessoais e fica aqui o meu agradecimento pelo respeito ao meu trabalho por mais de duas décadas.
Em 1993, a Irmã Auxiliadora me fez o convite para lecionar no Colégio Dom Bosco, inicialmente o basquete e depois o voleibol, que continuo até os dias de hoje. Atualmente também ensino educação física aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e do 1º Ano ao 3º Ano do Ensino Médio.
Em março de 2010, o Diretor do Colégio O Saber, Everton Souza, ex-aluno do basquete do CEMB, me convidou para dar aulas de educação física aos alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e prontamente aceitei este novo desafio na minha vida profissional.
Tenho orgulho de ter sido campeão por todas as escolas que trabalhei, nas diversas competições escolares de voleibol, handebol, futsal e, principalmente, do basquete.
Que Deus, na sua infinita bondade, me dê muita saúde e disposição para continuar trabalhando e contribuindo na formação integral dos alunos, como faço há 33 anos. Trabalho esse realizado com respeito, dedicação e compromisso aos alunos e às instituições de ensino, sempre com Orgulho de ser Professor.
Professor José Costa
CREF 000245-G/SE
Em 1976, quando estudava a 8ª série e praticava basquete no Colégio Estadual Murilo Braga, resolvi que iria fazer o vestibular para Educação Física e ser professor.
Em janeiro de 1980, fiz o vestibular e fui aprovado. Era o início da concretização do sonho de ser professor. No mês de abril do mesmo ano, tive a oportunidade de ingressar no serviço público e, assim, dar aulas de Educação Física e basquete no CEMB. No início da carreira, passei 5 anos estudando na UFS e ao mesmo tempo ensinando. Atualmente, não ensino basquete no Murilo Braga, apenas leciono aulas de educação física aos alunos do Ensino Médio.
Em 1988, insatisfeito com apenas um emprego, resolvi procurar o ex-colega da universidade e Vice-diretor do Colégio Graccho, Abelardo Neto. Solicitei a ele um emprego como professor, o qual fui prontamente atendido. Ensinei basquete e no último ano de trabalho na escola lecionei aulas de educação física aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Dediquei 22 anos de minha vida aos alunos e a instituição, a qual sou eternamente grato pela acolhida.
Em 1989, recebi o convite para ensinar basquete no Colégio Salesiano pelo coordenador Pedagógico Jairton Guimarães (Cobrinha), que já conhecia o meu trabalho através do CEMB e do Graccho. Também lecionei educação física do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Trabalhei 21 anos e aprendi muito como educador através do sistema preventivo de Dom Bosco.
Tenho orgulho de ter trabalhado em dois dos melhores colégios do Estado, Graccho e Salesiano. Em ambos, pedi para ser demitido por motivos pessoais e fica aqui o meu agradecimento pelo respeito ao meu trabalho por mais de duas décadas.
Em 1993, a Irmã Auxiliadora me fez o convite para lecionar no Colégio Dom Bosco, inicialmente o basquete e depois o voleibol, que continuo até os dias de hoje. Atualmente também ensino educação física aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e do 1º Ano ao 3º Ano do Ensino Médio.
Em março de 2010, o Diretor do Colégio O Saber, Everton Souza, ex-aluno do basquete do CEMB, me convidou para dar aulas de educação física aos alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e prontamente aceitei este novo desafio na minha vida profissional.
Tenho orgulho de ter sido campeão por todas as escolas que trabalhei, nas diversas competições escolares de voleibol, handebol, futsal e, principalmente, do basquete.
Que Deus, na sua infinita bondade, me dê muita saúde e disposição para continuar trabalhando e contribuindo na formação integral dos alunos, como faço há 33 anos. Trabalho esse realizado com respeito, dedicação e compromisso aos alunos e às instituições de ensino, sempre com Orgulho de ser Professor.
Professor José Costa
CREF 000245-G/SE
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