terça-feira, 4 de abril de 2017

Quer dormir melhor? Saiba o que não comer antes de ir para a cama

A qualidade do seu sono pode estar sendo prejudicada pelas suas escolhas nutricionais

A maioria das pessoas tem dificuldade em conseguir dormir o suficiente (e bem) todas as noites. Você pode atribuir a culpa a vários fatores, entre eles, suas escolhas nutricionais. Embora uma tigela de sorvete ou um saco de chips possa parecer uma opção que combina perfeitamente com o último capítulo da sua série favorita, especialistas dizem que essas e outras guloseimas contêm produtos químicos estimulantes que podem prejudicar sua noite: mesmo que você não demore a pregar os olhos, elas podem atrapalhar a qualidade do sono. Resultado: a sensação é a de que não dormiu nada, mesmo se tiver passado oito horas na cama.

Você já sabe tomar um cafezinho antes de se deitar não é uma boa ideia, já que a cafeína tem o poder de manter a gente mais desperta. Mas será que você está consumindo outros alimentos que podem bagunçar seu sono? Aqui, uma lista com quatro deles:

1. Drinques alcoólicos
Sim, a bebida pode fazer você se sentir sonolenta e talvez você até acredite que uma cervejinha é aliada para pegar no sono mais rápido. Mas, na verdade, o sono pós-consumo de álcool tem efeito semelhante ao da cafeína: ele se torna mais leve, por isso, talvez você acorde várias vezes durante a noite.

2. Sobremesas com açúcar
O ingrediente é famoso por ser energizante, exatamente o efeito oposto que você quer antes de deitar, certo? Se seu paladar pede por algo doce após o jantar, considere algumas cerejas ou aposte nos kiwis (pesquisas recentes sugeriram que as frutas podem contribuir para um sono melhor graças a substâncias químicas como a melatonina e serotonina). Procure combinar as frutas com algum alimento proteico para ajudar seu corpo a digerir o açúcar da fruta mais lentamente e não haver pico de energia.

3. Alimentos picantes e ácidos
O refluxo de ácidos tem mais chances de ocorrer quando estamos deitadas porque a posição facilita que o ácido do estômago “volte” pelo esôfago. Para evitar a situação, pule jantares com alimentos muito picantes ou ácidos – assim você diminui as chances de sofrer com azia ou agravar o efeito.

4. Qualquer coisa que seja particularmente difícil de digerir, como vegetais fibrosos ou crucíferos
Alimentos fibrosos (como o feijão) e vegetais crucíferos (como os brócolis) são diferidos com maior dificuldade porque contêm componentes químicos que podem causar gases e inchaço quando consumidos em excesso. Isso não quer dizer que eles são ruins para você (definitivamente não são!), apenas exigem um pouco mais de esforço do seu corpo para digerir, por isso, prefira consumi-los mais cedo – no almoço, por exemplo.


Fonte: http://boaforma.abril.com.br/dieta/quer-dormir-melhor-saiba-o-que-nao-comer-antes-de-ir-para-a-cama/ - Por Da Redação - Wavebreakmedia/Thinkstock/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário