terça-feira, 18 de abril de 2017

Dicas de emagrecimento que são péssimas, segundo especialistas

Quem vive constantemente uma luta contra a balança provavelmente já ouviu inúmeros conselhos que, supostamente, seriam o “segredo” do emagrecimento. Diante de tantas informações (muitas vezes até opostas), como saber o que realmente funciona ou não? O primeiro passo é descobrir quais as dicas para perder peso que os especialistas consideram as piores.

Dicas de emagrecimento que NÃO funcionam

Cortar completamente alimentos fontes de glúten para perder peso é um hábito que está na moda, mas que não deve ser encarado como boa solução para perder peso. Os resultados podem ser decepcionantes, já que nem tudo que é livre de glúten é necessariamente saudável pobre em calorias.

Pular refeições pode dar a falsa ideia de que você está consumindo menos alimentos e, portanto, contribuindo para a perda de peso. No entanto, o hábito compromete o trabalho do metabolismo e, quando um alimento é ingerido, o organismo pode passar por picos de insulina, que provoca acúmulo de gordura.

Apostar em dietas líquidas, à base de sucos e sopas, por exemplo, é outro erro comum que não só atrapalha o emagrecimento como também compromete a saúde. O corpo fica carente de muitos nutrientes e influencia negativamente na construção de músculos.

Separar um dia da semana para comer só besteiras, o tal “dia de lixão”, não é recomendável para a manutenção de bons hábitos alimentares e perda de peso. É possível sim abrir exceções no cardápio com guloseimas, mas o melhor é que não seja o dia inteiro, e sim refeições esporádicas.

Outro erro comum é investir em versões light, diet e zero de alimentos, em vez de priorizar o que é natural. Mesmo reduzidos de açúcar, muitos produtos do gênero ainda assim são industrializados e cheios de conservantes, passando por processos químicos que são nocivos ao organismo.

Treinar excessivamente e acreditar que conseguirá secar em uma semana de exercícios intensos é um erro que, além de não produzir efeitos, ainda provoca lesões, fadiga muscular, aumento da pressão arterial, insônia e até mesmo baixa no sistema imunológico.

Para perder peso é preciso fechar a boca e passar fome. Quem nunca ouviu o conselho supostamente ideal para o emagrecimento? Mas a verdade é que quando privamos o corpo de alimentos, o metabolismo fica mais lento, pois entende que precisa armazenar calorias por estar sentindo falta de energia, o que, a longo prazo, só atrapalhará a perda de peso.

Eliminar os carboidratos da dieta pode promover uma perda rápida de peso, mas o hábito não se sustenta por muito tempo e ainda pode prejudicar a saúde. Sem carboidratos ocorre uma diminuição de energia que atrapalha o desempenho das atividades físicas necessárias para emagrecer.

Outro erro comum é acreditar que, se um alimento é saudável, não precisa de restrição. Além da qualidade, a quantidade de determinada comida deve ser monitorada para a perda de peso. Porções equilibradas de boas comidas é o que faz emagrecer de verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário