segunda-feira, 3 de março de 2014

Saiba tudo sobre a doença LER/DORT

Causada por movimentos repetitivos no trabalho, a síndrome é responsável pelo afastamento por complicações na saúde de muitos profissionais. Saiba mais sobre a doença e como prevenir

O ser humano tem tendência a fazer atividades repetitivas e contínuas, como tocar um instrumento, dirigir e digitar. Uma das consequências destas repetições é a lesão por esforço repetitivo, ou ainda, mais conhecida como LER. Atualmente, ela foi denominada de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), por ser considerada uma síndrome complexa e englobar várias doenças, como tendinite, bursite e síndrome do ombro doloroso. As LER/Dort são responsáveis por lesões nos tendões, músculos, articulações e nervos. 

Segundo dados do INSS, as lesões por esforços repetitivos são a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a cada 100 trabalhadores na região Sudeste, um é portador da síndrome.  Os profissionais mais suscetíveis a desenvolver o DORT são: bancários, metalúrgicos, digitadores, operadores de linha de montagem, operadores de telemarketing, jornalistas e secretárias.  Além das atividades repetidas, a LER também pode ser ocasionada pela postura incorreta e estresse. Alguns sintomas da síndrome são: cansaço, dor ao realizar certos movimentos, formigamento e fadiga. No entanto, como o desenvolvimento da lesão é lento, o perigo está no momento em que é percebida, pois já pode haver um comprometimento severo da área afetada. Se for detectado logo, cerca de 90% dos casos melhora em três meses de tratamento.

Tratamento adequado 

A fisioterapia é uma das etapas primordiais para alcançar uma recuperação eficiente. “Para evitar a LER, fazer alongamentos constantes durante o dia é primordial. A dica é alongar as regiões nas quais o desenvolvimento da síndrome é mais propenso, como os músculos do pescoço, o punho, os ombros e a lombar”, explica o fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC). 

Dica de exercício 
Helder ensina uma série de exercícios para alongamento. Um deles, por exemplo, é o da musculatura posterior do pescoço, que a pessoa pode estar em pé ou sentada. Com a coluna reta, apoie as mãos atrás da cabeça e olhe para o chão dobrando o pescoço para baixo e mantenha a coluna reta. Manter por 30 segundos. Repetir mais 2 vezes. Sempre que possível, dar uma parada a cada meia hora de serviço na frente do computador, beber muita água e tentar manter uma postura adequada com as costas apoiadas no encosto da cadeira, são algumas recomendações para evitar a síndrome.

Dicas para evitar a LER/DORT:

Realize pausas durante a jornada de trabalho. Movimente-se e faça alongamentos;
Tente não fazer força ou pressão exagerada e repetitiva em suas atividades;
Lembre-se de manter uma postura adequada;
Pratique exercícios físicos;
Evite o estresse;
Se os sintomas persistirem, procure um médico.

2 comentários: