quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Mitos e verdades sobre a saúde bucal

A sua boca não está separada do corpo. Se não estiver tudo certinho com a saúde bucal, não é só seu sorriso que ficará comprometido. O corpo todo sofrerá. Saiba o que é mito e verdade e cuide-se!

Cáries nos dentes de leite não são um problema sério - Mito
Muita gente acredita que tudo bem ter uma cárie ou outra. Afinal, eles vão cair mesmo. Mas não é bem assim. As cáries podem provocar danos à coroa dos dentes que estão se desenvolvendo sob os de leite. E se for necessário extraí-lo, o permanente poderá erupcionar mal posicionado.

Medicamentos podem agir sobre os dentes - Verdade
Os antibióticos mais antigos provocavam o amarelamento permanente dos dentes. Os mais modernos não causam mais esse efeito. Já diuréticos, anti-histamínicos e sedativos diminuem a salivação, importante para fazer uma limpeza natural da boca. Nesse caso, ajuda beber água com frequência.

O dente pode cair por retração da gengiva - Mito
A retração da gengiva costuma provocar bastante dor e incômodo porque deixa parte da raiz do dente exposta. Mas não o faz cair. A retração, na maior parte das vezes, é resultado de trauma na gengiva provocado pela escovação inadequada. Só pode ser recuperada por meio de cirurgia.

As restaurações encolhem com o frio, provocando infiltrações - Mito
Materiais como o metal (amálgama), a cerâmica e a porcelana são firmes e estáveis. “Isso significa que não se dilatam ou contraem conforme as mudanças de temperatura”, diz Rafael Puglisi. Assim, não abrem espaço para infiltrações.

Dentes mal cuidados provocam mal hálito - Verdade
Isso ocorre como consequência da formação da placa bacteriana, que provoca uma reação química responsável pelo mau cheiro. Mesmo que não haja placas, a má higiene permite o acúmulo de alimentos entre eles. Com o passar do tempo, eles vão se decompondo e geram mau hálito.

Adultos também precisam de flúor - Mito
“A água que ingerimos já contém a quantidade necessária de flúor para os adultos. Apenas as crianças precisam de dose extra de flúor. Mesmo para elas, é preciso cuidado, pois causam manchas. “Dentes manchados podem até ser mais resistentes, mas há o problema estético”, diz Rafael Puglisi.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/mitos-e-verdades-sobre-a-saude-bucal/3478/ - Texto: Ivonete Lucírio / Foto: Shutterstock / Adaptação: Clara Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário