quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Como tratar as varizes em homens

Cirurgião vascular indica as causas e tratamentos da doença que atinge homens entre 30 e 40 anos

Alguns homens se queixam das dores, inchaço e sensação de peso nas pernas provocadas pelas varizes no membro inferior. Os homens, principalmente aqueles que estão na faixa etária de 30 e 40 anos são as principais vítimas das varizes.

Para Fernando Bacalhau, cirurgião vascular especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC), a hereditariedade é uma das principais causas. “As varizes consistem em veias tortuosas que apresenta um defeito em suas válvulas fazendo com que o sangue se movimente no sentido contrário”, explica.

Se a mãe tem varizes, aumenta as chances dos filhos também apresentar o quadro. “No homem, outros fatores como obesidade, sedentarismo ou permanecer muito tempo em pé ou sentado contribui para o surgimento das varizes”, afirma o cirurgião vascular. 

As varizes masculinas podem passar despercebida pelos homens, uma vez que o pelo masculino camufla as veias. “A maioria dos homens só descobrem que tem o problema porque vão procurar ajuda médica para aliviar os sintomas como dor e inchaço nas pernas”, ressalta o médico.  

Geralmente, é após dos 50 anos que muitos recorrem à ajuda. ”Se as varizes fossem diagnosticadas cedo o homem evitaria todo esse sofrimento”, comenta.

COMO AMENIZAR

Um dos tratamentos indicados para tratar as varizes é a laser endovenoso. “O procedimento consiste na incisão de uma agulha no interior da veia para levar a fibra ótica do laser de diodo. Dessa forma as veias de grande calibre são desativadas e tratadas por uma microfibra ótica”, revela Fernando.
Outras técnicas podem ser aliadas na hora de combater as varizes. “Existe ainda a escleroscopia com espuma - técnica que trata veias finas e grossas com injeção”, finaliza o especialista.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/como-tratar-as-varizes-em-homens/2651/ - Texto: Clara Ribeiro / Foto: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário