quarta-feira, 6 de maio de 2015

Saiba como tratar manchas na pele

As manchas de pele podem estar relacionadas ao excesso de exposição ao sol, doenças e fatores genéticos. O que muitas pessoas não sabem, é que alguns problemas podem ser solucionados facilmente com procedimentos estéticos.

Muitas das manchas de pele que tanto incomodam as mulheres podem estar relacionadas a doenças simples, que podem ser curadas rapidamente com o auxílio de procedimentos estéticos. Enquanto algumas delas são consequência da exposição excessiva ao sol, outras são doenças benignas, de fácil resolução.

No entanto, o desconhecimento sobre o diagnóstico pode retardar a resolução do problema. “Muitas pessoas não conhecem a origem das manchas e acabam convivendo por décadas com algo que as incomoda quando, muitas vezes, conseguimos resolver com a ajuda de tratamentos encontrados em clínicas de estética avançada”, explica a doutora Adriana Benito, médica especialista da Pró-Corpo. O tratamento de luz pulsada, por exemplo, é indicado para tratar a melanose, doença causada pelo aumento das células que produzem a melanina. As pintas podem chegar a até dois centímetros, geralmente na cor castanho, claro ou escuro. O mesmo tratamento também é recomendado para melhorar o aspecto da rosácea, uma lesão inflamatória crônica que causa vermelhidão na pele, e no caso de poiquilodermia, que causa o excesso de pigmentação e de vasinhos dilatados e aparentes, deixando a pele das laterais do pescoço com manchas de cor acastanhada e avermelhada.

Já a ceratose (ou queratose), do tipo seborreica ou actínica, pode ser tratada com a combinação de peeling químico e laser de CO2. Apesar dos nomes parecidos, as duas ceratoses apresentam características bem diferentes. A primeira, ceratose seborreica, é uma lesão de coloração marrom ou negra, inicialmente plana, mas que pode crescer e se tornar elevada e com superfície irregular. Já a segunda, a ceratose actínica, também conhecida como mancha senil, é uma lesão avermelhada ou acastanhada, de superfície dura. A mancha pode ser ocasionada por fatores genéticos. Em ambos os casos, os ácidos utilizados no peeling ajudam a retirar as camadas danificadas, enquanto o laser aquece a pele, causando microperfurações e a renovação celular. “Vale lembrar que, antes de se submeter a qualquer procedimento, é imprescindível fazer uma avaliação com um especialista”, reforça a médica.

Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br//corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/saiba-como-tratar-manchas-na-pele/8443 - Por Nathália Henrique - Foto: Shutterstock

Um comentário:

  1. Muito Bom,
    Importante ficar alerta em relação ao câncer de pele.
    Abraços
    Ivete

    ResponderExcluir