sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Estratégias para adotar já se deseja fortalecer os músculos

A primeira etapa deixou você mais durinha e definida. Agora só falta fazer a barriga ficar mais lisinha, certo? “Mesmo que a genética favoreça o acúmulo de gordura no abdômen, ela não é determinante”, afirma a nutricionista esportista e funcional Isabella Vorccaro, do Rio de Janeiro. É possível vencê-la! Mas o sucesso depende de uma série de medidas que vão além da dieta (continue com o cardápio e o esquema de pré e pós-treino da fase anterior) e do exercício adequados.

São necessárias noites de sono reparador, hidratação e cuidados com a postura – quando você se esquece da existência do core, a musculatura que envolve a lombar e o abdômen, tende a andar com a barriga projetada para a frente. Se ainda assim não ficar satisfeita, Isabella dá outras sugestões para você manter sua melhor forma no verão – e depois!Confira:

1. Modere no consumo de alimentos que estufam a barriga
É comum os grãos estufarem a barriga, e os culpados têm nome: aminoácidos sulfurados. “Em contato com bactérias do intestino e substâncias como o óxido de enxofre, responsável pela produção de gases, eles entram em processo de fermentação e atrapalham a digestão”, afirma Isabella. Pode acontecer o mesmo com algumas verduras.
De duas, uma: suspenda temporariamente esses alimentos ou recorra a algumas manobras dietéticas para evitar que eles inflem o abdômen.

Os causadores do efeito estufa:
Leguminosas: feijões, lentilha e grão-de-bico. Mergulhar esses grãos na água, no mínimo, por oito horas (o ideal são 24 horas) faz com que fermentem menos no organismo. Escorra e cozinhe normalmente.
Brássicas: couve-flor, couve-de-bruxelas, couve-manteiga, brócolis, mostarda, nabo, rabanete e repolho. Faça um rodízio entre elas.

2. Aposte na drenagem e em massagens
Ambas reforçam a faxina do organismo, além de reduzir o inchaço e estimular a produção de colágeno (proteína que dá sustentação à pele). “Esses tratamentos não queimam a gordura, mas potencializam os efeitos da dieta e dos exercícios.” Então, se possível, encaixe sessões semanais no seu Projeto Verão.

3. Hidrate-se bastante
A água é fundamental para definir os músculos e manter a barriga mais sequinha. Quanto beber: 35 mililitros por cada quilo de peso corporal (se você pesa 60 quilos, consuma no mínimo 2,1 litros por dia).
“Ela é importante para levar os nutrientes para a corrente sanguínea, favorecer a oxidação da gordura [adeus, pneuzinhos!] e a eliminação das toxinas pelos rins [outro ponto a favor de um corpo em forma]”, explica a nutricionista.

4. Inclua proteínas magras no café da manhã
Reserve boa parte dessa refeição às proteínas magras (ovo e suas variações, iogurte, queijo cottage, ricota, tofu, salmão defumado). “Além de saciar mais e de maneira prolongada [você controla melhor a fome ao longo do dia], elas estimulam a síntese proteica – importante para o crescimento e o desenvolvimento muscular”, diz Isabella.
Já um café da manhã rico em carboidratos estimula o pâncreas a secretar muita insulina, o que faz com que seu organismo acumule gordura principalmente no abdômen. Sem falar que as bactérias do intestino ficam ainda mais ávidas por esse nutriente – aí, pronto, você pede massa no almoço e ainda come rosquinhas açucaradas no meio da tarde. Resultado: briga eterna com a balança.

5. Evite alimentos pesados no jantar
Coma algo leve à noite. “Refeições muito calóricas perto da hora de dormir são armazenadas na forma de gordura, especialmente quando você não gasta muita energia durante o dia.” Então, nem pensar em pizza ou sorvete nos dias sem treino. Os alimentos mais pesados também atrapalham o sono – e, lembre-se, dormir bem está entre as medidas a favor dos músculos firmes e definidos.


Fonte: http://boaforma.abril.com.br/fitness/estrategias-para-adotar-ja-se-deseja-fortalecer-os-musculos/ - Por Eliane Contreras - Peaceful Warrior/Thinkstock/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário