domingo, 1 de janeiro de 2017

10 tratamentos caseiros para acabar com as varizes

Vinagre de maçã, alho, folhas de videira, azeite, entre outros, podem ajudar a aliviar os sintomas e a aparência das veias dilatadas

Problema mais comum entre o público feminino, as varizes pode ser definidas, resumidamente, como veias dilatadas, que costumam incomodar não só esteticamente, mas também causando alguns sintomas como dor e inchaço. Qualquer veia pode dilatar, mas, geralmente, as varizes afetam as pernas e os pés.

Carolina Dutra Queiroz Flumignan, cirurgiã vascular da Clínica MedPrimus São Paulo, ressalta que as veias superficiais das pernas quando estão dilatadas, alongadas e tortuosas são chamadas de varizes. “O sangue, que deveria fluir em direção ao coração, fica estagnado nas veias, acarretando dor, inchaço, e em casos mais graves alterações em pigmentação da pele e trombose”, diz.

A médica explica que todas as pessoas estão sujeitas a terem varizes, mas existem fatores de risco como: obesidade e sobrepeso, genética, tabagismo, envelhecimento, o fato de ser mulher, gravidez, os hábitos de ficar em pé ou sentado por tempo prolongado.
A pessoa com varizes não deve hesitar em procurar ajuda médica, pois o problema deve ser tratado corretamente e, em muitos casos, é indicada a cirurgia. “Nos casos em que o cirurgião vascular diagnosticar varizes, salvo problemas de saúde que impeçam a cirurgia, a retirada é indicada para melhora do retorno venoso”, comenta Carolina.

Mas será que, além do tratamento médico, algumas medidas caseiras podem ajudar a tratar as varizes? Embora não existam comprovações científicas, algumas “receitas” prometem ajudar (ainda que, vale reforçar, não eliminem a necessidade de um acompanhamento médico).

1. Vinagre de maçã
Basta aplicar o vinagre de maçã na pele sobre as veias varicosas, massageando suavemente. Isso deve ser feito duas vezes ao dia, preferencialmente de manhã e antes de dormir.




2. Azeite
A dica é misturar azeite com vitamina E, aquecendo um pouco a mistura. Depois, quando não estiver tão quente, aplicar a mistura na área varicosa, massageando suavemente. Isso deve ser feito duas vezes ao dia.



3. Consumo de alho
Incluir o alho fresco na sua alimentação diária já pode fazer a diferença, pois o alimento ajuda a reduzir a inflamação e os sintomas das varizes.




4. Exercícios e hábitos
Como o aumento de peso, o tabagismo e o sedentarismo são fatores de risco para as varizes, Carolina destaca que esses são os vilões que podem ser evitados com novos hábitos de vida.
“Também temos que ter cuidado com o uso de anticoncepcionais, pois os hormônios femininos dilatam as veias e enfraquecem as paredes dos vasos, deixando-os mais flácidos, favorecendo o aparecimento de varizes”, diz a médica.
Outra dica essencial, de acordo com a cirurgiã vascular, é descansar com as pernas mais elevadas, e realizar caminhadas para ativar a circulação.

5. Hamamélis
É um tipo de tratamento fitoterápico indicado para as varizes. Basta mergulhar um pano ou um pedaço de algodão em uma loção de Hamamélis, e colocá-lo sobre a área afetada, massageando suavemente por alguns minutos.


6. Consumo de pimenta caiena
Por ser fonte de vitamina C e bioflavonóides, esse tipo de pimenta pode ajuda a aumentar a circulação sanguínea, aliviando as varizes. Indica-se o consumo de uma colher (chá) da pimenta em pó em uma xícara de água quente, três vezes ao dia.
Mas a pimenta caiena pode ser também consumida com frequência dentro de uma dieta equilibrada, dando mais sabor aos alimentos e oferecendo essas e outras vantagens à saúde.

7. Folha de videira
Fonte de flavonoides (substâncias anti-inflamatórias), as folhas de videira agem na parede interna das veias, podendo ser aliadas no tratamento das varizes.
A dica é ferver quatro copos de água com uma xícara de folhas de videira por 10 a 15 minutos. Depois, quando estiver morna, mergulhar os pés na solução.

8. Calêndula
A flor de calêndula também pode ajudar a melhorar a circulação, aliviando os sintomas das varizes. Basta ferver quatro copos de água com uma xícara de flores de calêndula por cerca de cinco minutos. Depois de deixar esfriar um pouco, mergulhar um algodão ou um pano na solução e passar sobre a área afetada.

9. Salsa
A salsa também possui poderes antioxidantes, podendo ajudar a aliviar os sintomas das varizes. Basta ferver uma xícara de água com um punhado de salsa fresca picada, por cerca de cinco minutos. Depois de esfriar, coe a solução e aplique diretamente na área afetada, ou adicione a ela uma gota de um óleo essencial (como o de calêndula, por exemplo) e, com o uso de algodão, aplique na área afetada. Além disso, é válido incluir a salsa crua na sua alimentação diária!

10. Uso de meias de compressão
Carolina destaca que as meias elásticas de compressão ajudam o retorno venoso em direção ao coração, aliviando as dores e evitando que a perna fique inchada. “É indicada para o tratamento das varizes justamente porque ajuda a veia que não funciona tão bem neste trabalho. Sempre deve ser prescrita por um médico, pois há problemas de saúde que podem contraindicar o seu uso”, ressalta.
Vale destacar que a maioria das “receitas caseiras” não possui comprovação científica e nem dispensa o acompanhamento/tratamento médico. Tratam-se apenas de alternativas naturais simples para tentar melhorar a aparência e os sintomas das varizes, mas devem estar associadas a outras medidas de tratamento orientadas pelo médico.
“Sempre devemos ter em conta que a doença que nos leva a ter varizes é crônica, então, a avaliação pelo cirurgião vascular deve ser constante, para atuar assim que o problema for diagnosticado”, ressalta Carolina.

Como prevenir as varizes
Carolina explica que a parte genética infelizmente não pode ser influenciada, mas alguns hábitos de vida podem ser melhorados, ajudando assim a diminuir o aparecimento das varizes:

    Não fumar;
    Controlar o peso;
    Evitar o sedentarismo;
    Usar sapatos confortáveis para que o caminhar não seja feito de maneira errada.

“E, se mesmo assim, ainda as varizes insistirem em aparecer, uma consulta com o cirurgião vascular pode esclarecer se há algo a mais que se possa fazer, como a utilização de medicamentos e de meias de compressão elástica”, finaliza Carolina.


Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/varizes-tratamento-caseiro/ - Por Tais Romanelli - Foto: Getty Images

Um comentário: