quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

10 mudanças no dia a dia que aliviam a dor de cabeça

Manter um diário da dor ajuda a localizar quais mudanças serão mais efetivas em cada caso

Dores de cabeça são um problema extremamente comum. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, estima-se que 76% das mulheres e 57% dos homens tenham pelo menos um episódio de dor de cabeça por mês. Muitas dessas dores são desencadeadas por atitudes do dia a dia, e por isso mesmo mudanças de rotina podem ajudar.

"Os hábitos que podem aliviar dores correspondem às práticas que melhoram a saúde de maneira geral", pondera o neurologista Edson Issamu, especialista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo (SP). Mais como saber quais hábitos poderão melhorar a dor de cabeça de cada pessoa?

Manter um diário da dor é a resposta. A prática, orientada pela maior parte dos neurologistas, envolve a pessoa manter um caderno em que anota suas crises de dor de cabeça. "É importante que a pessoa anote o início e o final da crise, como foi a dor e sua intensidade, o local da dor, se houve algum possível desencadeador e se ela se medicou", orienta a neurologista Bruna Mendonça, especialista do Hospital Santa Luzia em Brasília (DF).

Com essas anotações, é possível entender quais hábitos podem estar causando a dor, como identificar se ela aconteceu após uma noite mal dormida ou depois de consumir algum alimento rico em cafeína, por exemplo, e então tentar reverter isso. "Além disso, é importante levar este diário para a consulta mesmo se for sua primeira busca a um médico, dessa forma ele terá mais informações para entender o quadro", explica a especialista.

Com o diário em mãos, tente observar se tomando as atitudes abaixo sua dor de cabeça melhora:

1. Tente lidar melhor com o estresse
O estresse é um causador comum de dores de cabeça. "O estresse provoca uma hiperestimulação cerebral inadequada", comenta Issamu. Além disso, alguns neurotransmissores relacionados ao estresse também atuam tornando o cérebro mais suscetível a dor.
Sabemos que muitas vezes evitar o estresse é impossível. Por isso mesmo, medidas que reduzam essa sensação são formas úteis de evitar as dores de cabeça. "Praticar atividade física moderada, realização de atividades de lazer, procurar momentos de descanso, praticar meditação ou buscar acupuntura são formas válidas", exemplifica o especialista.

2. Considere perder peso
Pessoas que sofrem com a obesidade têm um fator de risco extra para apresentarem dores de cabeça. "Esta relação se deve à existência de um estado inflamatório causado tanto pela dor quanto pelas substâncias presentes no tecido gorduroso", explica Issamu. Portanto, pessoas com obesidade que têm muita dor de cabeça podem ter na perda de peso um alívio, se outros fatores não estiverem interferindo também.

3. Hidrate-se sempre
Desidratação é uma causa comum de dores de cabeça. Isso porque ocorre uma contração dos vasos sanguíneos, reduzindo o oxigênio que chega ao cérebro, o que se torna um estímulo para a dor. Então, ao fazer seu diário da dor, vale observar se as crises ocorrem justamente em dias que você bebê menos água e tentar inserir esse hábito na sua rotina.

4. Alimente-se com frequência
Comer de três em três horas não é só indicação dos nutricionistas, mas dos neurologistas também: "algumas pessoas podem ter dores de cabeça desencadeadas por jejum prolongado e a melhor forma de evitar isso é comendo com frequência", alerta Bruna Mendonça. Isso ocorre devido às substâncias liberadas pelo organismo quando falta a comida. Um exemplo são catecolaminas, que aumentam a excitação cerebral.

5. Evite alimentos que desencadeiem sua dor
Na hora de comer, cuidado com os alimentos escolhidos, pois existem alguns que podem ser desencadeadores de dores de cabeça. "Café, chocolate, vinho tinto, molho de soja, alimentos defumados, embutidos, frutas cítricas e queijos amarelos são os principais, mas algumas pessoas podem ter desencadeadores mais particulares. Eu já tive um paciente que sentia dores de cabeça ao comer jaca, por exemplo", enumera a neurologista Bruna.
Neste ponto o diário da dor é fundamental, pois ele permite observar exatamente o que você comeu antes da crise e inclusive perceber se há uma repetição deste padrão em outros dias. Se houver, experimente evitar este item e perceber se há uma melhora.

6. Não abuse do álcool
A bebida alcoólica também está fortemente ligada a dores de cabeça, e não é só na ressaca. "O álcool é um grande desencadeador de cefaleia devido ao seu potente efeito vasodilatador extracraniano, o que causa estímulos de dor", descreve Issamu. Além disso, não se esqueça de que o álcool aumenta a vontade de urinar, o que pode levar à desidratação, outra causa comum de dores de cabeça.

7. Exercite-se
Atividades físicas fazem bem para a saúde como um todo, inclusive quando se sofre com dores de cabeça.
"Durante o exercício o organismo libera endorfinas, neurotransmissores relacionados ao bem-estar e que têm uma ação preventiva para dores de cabeça", ensina Bruna Mendonça. No entanto, não adianta praticar essas atividades durante a dor, elas são mais uma forma de prevenção do que um tratamento da crise.

8. Invista na cafeína, mas com moderação!
A cafeína é uma clássica desencadeadora de dores de cabeça (ela é até um alimento gatilho do incômodo, lembra?). No entanto, quando consumida em pequena quantidade, pode ser benéfica em quadros de cefaleia.
"Em pequenas quantidades a cafeína promove uma vasoconstrição extracraniana, diminuindo o estímulo de dor", ressalta Edson Issamu. No entanto, consumir 200 mg da substância (o equivalente a três cafés expressos) já causa uma hiperestimulação da mente, ou seja, pode desencadear dores.
Pessoas que consomem grandes quantidades de cafeína ao dia devem tomar cuidado ao reduzir. "É possível que a abstinência desse nutriente cause ainda mais dores de cabeça", considera Bruna Mendonça.

9. Tente dormir mais e melhor
O sono de qualidade é um excelente caminho para ter uma saúde do cérebro melhor. O que inclui menos dores de cabeça.
"Durante o sono ocorre uma normalização das substâncias químicas do cérebro, o que evita a hiperestimulação e reduz estímulos que causam dores", descreve Issamu. Além disso, pessoas que dormem melhor têm uma redução no estresse.

10. Atente-se à sua postura
Adotar má postura do corpo, seja no trabalho ou em casa, também pode favorecer dores de cabeça. "Isso causa contraturas musculares inadequadas, o que pode ocasionar cefaleias tensionais, principalmente se o problema estiver na nuca e atrás da cabeça", considera Issamu.

Quando procurar um médico?
É sempre importante buscar ajuda médica quando se tem dores de cabeça, mas existem situações em que a urgência é maior: "em casos de dores de cabeça que vão piorando com o tempo, ou se tornam mais frequentes e atrapalham a qualidade de vida; de dores muito frequentes, duradouras ou intensas; dores que acordam a pessoa de manhã; ou pessoas que têm alguma doença crônicas, principalmente no sistema circulatório, a pessoa deve procurar ajuda médica mais rapidamente", considera Bruna Mendonça. Isso porque nesses casos as dores de cabeça, além de atrapalhar o dia a dia, podem ser sintomas de problemas mais graves e que precisam ser investigados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário