quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Mulheres resistem mais aos exercícios que homens, sugere estudo

Apesar de serem mais rápidos e potentes, os homens aguentaram menos tempo praticando exercício do que as mulheres

Em uma nova investigação realizada pela Universidade British Columbia Okanagan, no Canadá, pesquisadores da Escola de Ciências da Saúde e do Exercício sugeriram que as mulheres ficam consideravelmente menos cansadas após exercícios físicos do que os homens com idade e condicionamento semelhantes.

Na pesquisa, realizada em colaboração com a Universidade de Guelph, também no Canadá, e a Universidade de Oregon, nos EUA, o professor Brian Dalton recrutou oito homens e nove mulheres em nível similar de aptidão física para um teste. A avaliação consistia em flexionar o pé contra um conjunto de sensores o mais rápido possível, por várias vezes.

Os homens foram mais rápidos e potentes, mas também cansaram de repetir a execução dos movimentos antes das mulheres. “Escolhemos medir os movimentos dos pés porque faz uso dos músculos da panturrilha, que são essenciais para tarefas práticas e cotidianas, como caminhar. O que descobrimos é que eles eram mais rápidos e potentes no início, mas se mostraram mais cansados ​​muito antes do que as voluntárias do sexo feminino”, explicou o professor em release oficial.

Apesar de o estudo ter sido feito com apenas um grupo muscular isolado (e com poucos participantes), Brian afirmou que espera resultados semelhantes para outros grupos musculares e seus dados condizem com o que foi já observado em outras análises. “De acordo com pesquisas anteriores, em provas como ultramaratonas de trail, os homens podem até ser mais velozes, mas as mulheres se cansam menos”, acrescenta.  

Mas a descoberta não quer estimular uma competição! “Ambos os sexos possuem habilidades físicas valiosas e só faz sentido estudar essas diferenças para que possamos desenvolver as ferramentas que oferecam vantagens a todos, como redução da fadiga e melhora do desempenho“.


Nenhum comentário:

Postar um comentário