domingo, 13 de janeiro de 2019

10 maneiras de cuidar da saúde do seu coração


Confira dicas que vão te ajudar a viver melhor cuidando do seu coração

Estudos recentes têm demonstrado que as doenças do coração são a primeira causa de morte entre as mulheres. Por incrível que pareça, a falta de cuidados com esse órgão têm causado mais problemas que o câncer de mama. Porém, algumas medidas simples podem ajudar a diminuir esse risco. Por isso, selecionamos 10 dicas que vão te ajudar a cuidar da saúde do seu coração. Confira.

1 – Lazer
Não abra mão do lazer. Procure manter o hábito de sair com os amigos e praticar atividades prazerosas. O estresse é uma das principais causas no aumento do colesterol e da pressão alta. Cultivar as amizades e dar boas risadas pode render os mesmos bons frutos de uma dieta saudável. Por isso, divirta-se!

2 – Sol
E por falar em lazer, você é daquelas pessoas que adora praticar atividades ao ar livre? Se você é uma grande amiga do sol, aproveite. O sol é a principal fonte de vitamina D, nutriente essencial para o nosso organismo. A falta dessa vitamina pode causar descontrole na pressão arterial, mas 15 minutos de exposição diária ao sol já suprem nossa necessidade. Só não se esqueça do protetor solar.

3 – Frutas
Outra dica que pode ajudar no controle da pressão arterial é o consumo diário de frutas. Esse tipo de alimento, além de conter fibras que ajudam a manter o peso, contém nutrientes que evitam o acúmulo de gordura das artérias e, de acordo com estudos recentes, podem diminuir o risco de doenças cardíacas em 25%.

4 – Óleo de peixe
Quando o assunto é diminuir o risco de doenças cardíacas, conte com a ajuda dos peixes. O consumo de ômega-3, em cápsulas ou pelo consumo da carne de peixe, diminui a produção de triglicerídeos- um tipo de gordura que contribui para entupir as artérias. Estudos apontam que consumir ômega-3 diariamente pode diminuir em 90% o risco de ataques cardíacos. Então, não pense duas vezes e mergulhe nessa!

5 – Pimenta
E se você adora comer, aproveite para adicionar um pouco mais de pimenta aos seus pratos. Além de ser afrodisíaco, esse tempero contém uma substância anti-inflamatória que previne o entupimento das artérias.

6 – Nozes
Além da pimenta, as nozes também podem ser grandes aliadas na prevenção das doenças cardíacas. A gordura boa das nozes ajuda a fortalecer a parede arterial e diminui o risco de doenças cardíacas em até 30%.O consumo diário indicado é de 3 nozes.

7 – Chá de hibisco
Outra dica que ajuda a cuidar melhor da saúde de seu coração, é o consumo de chá de hibisco. 700 ml dessa bebida por dia tem o mesmo efeito de medicamentos para reduzir a pressão arterial. O chá pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.

8 – Vinho
Outra bebida que ajuda a cuidar do coração é o vinho. As substâncias antioxidantes presentes na uva protegem o coração contra o envelhecimento e ajudam a reduzir o colesterol ruim. Mas atenção, uma taça por dia já é o suficiente.

9 – Arrume a casa
Para as mulheres que não conseguem ver uma bagunça, essa é uma ótima notícia. Pesquisas realizadas pela Indiana University demonstram que as tarefas diárias de limpeza da casa contribuem para uma vida mais ativa. Varrer, tirar o pó e organizar a casa por no mínimo 30 minutos são considerados exercícios físicos que ajudam a diminuir em 50% os riscos de doenças cardíacas.

10 – Purificador de ar
Se você ou alguém da sua família é alérgico a poeira ou mofo, considere o uso de um purificador de ar. Para os alérgicos, controlar os sintomas desse tipo de alergia diminui os riscos de doenças do coração, já que o organismo, ao tentar combater a alergia, acaba causando inflamações nas artérias.

Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/10-maneiras-de-cuidar-da-saude-do-seu-coracao/ - Escrito por Fernanda Boito - FOTO: THINKSTOCK

Nenhum comentário:

Postar um comentário