domingo, 6 de janeiro de 2019

Férias com saúde: saiba quais são os hábitos mais importantes para manter nessa época do ano


É verão, e é normal entrarmos em ritmo de férias (mesmo que não literalmente). A gente desacelera um pouco, acaba parando de se cobrar tanto e dá mais escapadas na dieta. Normal, né, quem nunca?

O mais importante nesses períodos é não chutar o balde muito longe! Pode, sim, relaxar um pouco mais, aproveitar outros programas, mas vale a pena também não sair taaanto da linha assim… com a manutenção de pequenos hábitos, nós garantimos que o “estrago” não seja tão grande e, o melhor, que o retorno ao plano original seja mais rápido e fácil.

Veja seis dicas importantes para seguir e ter férias com saúde:

1) Beba líquido ao longo do dia
Essa é uma das primeiras coisas que a gente esquece de fazer: beber água! Saiu da rotina e pronto, já compromete a hidratação do corpo todo. Chás gelados, águas aromatizadas, suchás (mistura de sucos e chás) estão valendo também. Só não vale refrigerante, bebidas alcoólicas e sucos integrais (eles trazem muito açúcar, nada de fibras e muitas calorias). Mantenha sempre uma garrafinha por perto!

2) Exagerou na comilança num dia? Opte por um cardápio mais leve no outro
Não fique sem comer nada para “compensar” o excesso de calorias. Isso é uma estratégia altamente ineficaz. Além de gerar ainda mais estresse no organismo, pode provocar períodos de compulsão alimentar, o que vai desequilibrar tudo novamente. Lembre-se que muitos alimentos podem ajudar na “desintoxicação” do organismo. Aposte em saladas, smoothies, muitos vegetais (crus e cozidos), comida de verdade (arroz, feijão, frutas). Fuja dos alimentos gordurosos (por exemplo queijos, molhos brancos), produtos muito industrializados, que são cheios de sódio e aditivos alimentares, frituras e carnes muito pesadas.

3) Evite ficar petiscando o tempo todo
Faça a maior parte das suas refeições de forma equilibrada, porque assim, mesmo quando você “sair da dieta”, ainda estará nutrindo seu corpo no restante do tempo, e com isso, diminui a gula por alimentos de baixo valor nutricional.

4) Tenha boas noites de sono
Mesmo que de férias, é importante descansar bem. Caso contrário, ao voltar para o trabalho, você estará mais cansada do que quando saiu de férias! Além disso, comer pouco dá mais fome e dá mais preguiça, duas coisas que, juntas, são os maiores gatilhos para atrapalhar a manutenção de bons hábitos de saúde.

5) Mantenha o #30tododia
Por indicação do Colégio Americano de Medicina Esportiva, é importante para a saúde a manutenção da prática de atividade física diária por 30 minutos, podendo essa ser de moderada intensidade. Sei que na praia ninguém quer se “enfiar” em academia, ou nem tem uma disponível, mas não se preocupe, nesse contexto estamos buscando apenas a redução de danos. Se estiver na praia, aquela caminhada na beira do mar por, pelo menos, trinta minutos, vale muito! Além de garantir o estímulo aeróbico, também garante a conversão de vitamina D, que é tão importante para nosso metabolismo.

6) Programe sua alimentação
Na beira da praia, é muito comum cedermos à tentação de ficar comendo tudo o que aparece. E não é por mal, passamos longos períodos na areia, e o tempo todo aparece algum ambulante vendendo alguma coisa para comer. É milho na espiga, picolé, casquinha doce, queijo coalho, pastel, castanha de caju, peixinho frito… e por aí vai. Não quero que você se prive de tudo, mas planeje seus dias! Leve alguns lanchinhos saudáveis para a beira da praia (e acabe economizando também) ou escolha um dos lanches por dia: coma milho e água de coco num dia, coma picolé e queijo coalho no outro, depois castanha de caju e casquinha doce, e por aí vai. Dessa forma, você não passa vontade, mas mantém um certo “equilíbrio”.

E bora aproveitar a época mais alegre do ano!


Nenhum comentário:

Postar um comentário