sábado, 2 de março de 2019

10 arrependimentos que você pode evitar nesse Carnaval


Ressaca, bronzeado com marca de camiseta, desidratação. Veja o que não fazer para curtir a folia e manter a saúde

A chegada do Carnaval é a chance de dar um tempo na rotina e experimentar um período de festejos. E verdade seja dita, seja no bloquinho de rua ou no conforto do sofá de casa, todo mundo merece um tempo para se distrair. O problema é que com a pausa na rotina, pode acontecer de a gente descuidar da saúde e chegar na quarta-feira de cinzas com cansaço excessivo, ressaca, desidratação e outros problemas.

Para que isso não aconteça, aqui vão algumas dicas para o seu ?eu do carnaval? se divertir, sem deixar de se cuidar:

01. Ficar com marca de camiseta por não usar protetor solar
Nós entendemos que a maratona de bloquinhos é intensa, mas ficar sem protetor solar vai fazer você se lembrar da roupa que usou por vários dias depois, graças àquela marca de camiseta/fantasia que vai ficar na pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia o ideal é aplicar o protetor solar cerca de meia hora antes da exposição solar e reaplicar o produto a cada duas horas. Se você perceber que está transpirando demais, pode reaplicar o produto antes.

02. Esquecer de levar uma garrafinha de água junto com você
É fundamental cuidar da hidratação durante a maratona carnavalesca. O ideal é beber água, sucos naturais, água de coco e bebidas isotônicas. Como indica a nutricionista Camila Leonel: "A composição dessas bebidas é semelhante aos fluidos do nosso corpo e devem ser usadas, principalmente, para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração".
Já a nutricionista Roseli Rossi traz outra dica muito importantes: "Para uma hidratação correta, é necessária a ingestão diária de dois a três litros de líquidos antes mesmo das festas", conta.
Vale lembrar que bebidas alcoólicas não contam como hidratação.

03. Alimentar-se de amor
Andando de bloco em bloco o dia todo com os amigos, fica quase impossível fazer as refeições corretamente. Para não deixar isso acontecer, "a sugestão é investir em líquidos e lanches leves", ressalta a nutricionista Daniela Silveira. Sem se alimentar, o seu corpo pode não aguentar tantos dias de festa, ok?

04. "Você pensa que cachaça é água? Cachaça não é água não..."
A junção de calor, alimentação ruim, esforço físico e álcool pode ser desastrosa. Acredite, se tem uma coisa que você vai desejar fortemente não ter feito nesse Carnaval é beber demais. Quem fica de ressaca costuma sentir dor de cabeça, sensibilidade a luz e ruídos, náuseas e sede. Em casos mais graves pode causar diarreia, vômito e letargia. Além dos sintomas físicos ela pode incluir sintomas psicológicos, como depressão e ansiedade. "Todos esses problemas estão relacionados à desidratação causada pelo excesso de álcool", diz a nutricionista funcional Pollyana Esteves.
Ninguém merece ficar se sentindo mal e deprimido depois do carnaval. Por isso, é importante se controlar um pouquinho para não sofrer depois. Seu "eu do futuro" agradece.

05. Dormir pra quê mesmo?
Opções não faltam para pular Carnaval durante o feriado inteiro, mas descansar é fundamental. "O mínimo recomendado é de seis horas de sono ao dia", indica o neurologista Renato Lima Ferraz. Então, se a farra for madrugada a dentro, estique um pouco mais na cama pela manhã para ter ânimo durante a festa, ok?

06. Achar que não vai precisar de camisinha (sabe de nada, inocente)
Documento, dinheiro, celular, lanche. Partiu bloquinho? Não! Cadê a camisinha?! "O preservativo é o principal meio de prevenção às DST (doenças sexualmente transmissíveis). Ele deve ser usado em todas as relações sexuais, havendo ou não penetração por via sexual (vaginal ou anal)", lembra a ginecologista Bárbara Murayama. Portanto, não esqueça esse item de forma alguma, ok? Nunca se sabe as oportunidades que podem surgir.

07. Cantar loucamente até ficar sem voz
E depois ter que fazer mimica para os seus colegas de trabalho entenderem o que está dizendo. Para evitar que suas cordas vocais sejam prejudicadas, invista na hidratação. "Também prefira bebidas em temperatura ambiente. A hidratação é a chave para cuidar da voz. O ideal é ingerir uma média de dois litros de água por dia ou um copo de água a cada duas horas. Dessa forma, toda a área das pregas vocais fica mais lubrificada, de acordo com a fonoaudióloga Sonia Salama.

08. Sacrificar os seus pés em prol da fantasia
São eles os que mais sofrem nessa história. Portanto é importante apostar em calçados confortáveis, como um bom par de tênis, para evitar dores, machucados e bolhas. Andar por horas seguidas, com muito calor e com um calçado desconfortável pode acabar com a sua festa.

09. Usar na pele qualquer coisa que brilha
Na preparação para a folia, todo mundo faz uma busca em casa de glitter, spray, tintas e qualquer coisa que possa turbinar a fantasia. Nessa empolgação, muitos desses itens podem estar vencidos de outros carnavais e nem serem apropriados para usar no rosto. Então, cuidado com o que vai escolher para usar na pele, para prevenir qualquer reação alérgica ou irritação.

10. Andar, andar, andar, andar, andar...
Tirar um tempo para descansar entre um bloco e outro é a melhor forma de poupar o seu corpo, principalmente se você não estiver acostumado a andar tanto (alguém está?). Procure um lugar para sentar, aproveite para comer algo e beber água. Pronto, em poucos minutos você já estará com a energia restabelecida para seguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário