sábado, 16 de março de 2019

Dá pra engravidar tomando pílula? Estudo apontou mulheres mais vulneráveis


Uma pesquisa chegou à conclusão que algumas mulheres carregam um gene que aumenta o risco de uma gravidez mesmo tomando anticoncepcional.

Um estudo norte-americano publicado na revista Obstetrics and Gynecology mostra que a composição genética de algumas mulheres pode diminuir a eficácia de anticoncepcionais hormonais, provocando uma gravidez indesejada.

O problema está naquelas que carregam um gene bem específico, o CYP3A7*1C, que pode reduzir a concentração dos hormônios protetores em 23%, aumentando o risco de gravidez. Um outro estudo encontrou esse gene em 5% da população.

Mas os especialistas garantem não há motivo para alarde. Eles ainda irão aprofundar os estudos, analisando mulheres de diferentes etnias, índices de massa corporal e maior tempo de uso dos anticoncepcionais, pois tudo isso também pode interferir nos resultados.

Eles afirmam que os métodos anticoncepcionais mais eficazes são o implante subcutâneo e os sistemas intrauterinos de liberação de hormônios – segundo eles, as pílulas têm níveis mais baixos de hormônios. E, claro, camisinha é indispensável!


Nenhum comentário:

Postar um comentário